Placa de som USB 5.1 necessito de um driver melhor

Olá estou começando agora no mundo linux meu notebook está bem antigo mas não pretendo trocá-lo, então resolvi pesquisar e achei o Zorin OS lite no Diolinux comecei a usar e o desempenho é realmente bem melhor do que estava no WIN 10, já começo agradecendo!

Meu problema é o seguinte eu tenho uma placa de som USB 5.1 que tem saídas analógicas e ótica, no win 10 eu consigo selecionar a opção saída digital, ai ligo no meu home theater e realmente sai os 5.1 canais de som. No Zorin nas opções de som apareceu varias pra min escolher analógicas porem somente 2 ou 3 digitais porem, as digitais são apenas estéreo (2ch).

No Win 10 só funciona com um driver especifico da placa, agora queria saber se consigo atualizar o driver ou algo do tipo

o chip CM6206-LX

Pesquisei no fórum sobre algumas palavras chave e não encontrei nada.

1 curtida

Muito provavelmente não existe o driver em questão, já que a maioria são “genéricos” embutidos no Kernel. Você pode mudar para o Pipewire no lugar do PulseAudio e ver se a qualidade sonora melhora… @Rodrigo_Chile existe alguma forma a não ser por PPA?

3 curtidas

Sobre pipewire no Ubuntu, nem ideia… quanto a ter várias saídas de áudio, pelo que li num grupo, o jeito é usar o jack pra gerenciar as múltiplas saídas… É algo que sou curioso de saber tbm.

2 curtidas

@JG22 @Rodrigo_Chile obrigado pela atenção eu procurei por pipewire achei 3apps na loja um deles não abriu falou que eu não tinha o pipewire instalado, um outro abriu um gráfico, e o terceiro uma tela preta, amanhã vou dar uma atenção melhor pra esses apps