Bom dia, pessoal!
Segui a solução do tópico do nosso colega @Bruno_Malaquias
detectou a placa de rede, mas apresentou um novo problema, a rede fica desconectando ao parar de utilizar o teclado (é, isto mesmo, parar de digitar).
Consegui instalar a placa de rede no Debian 12, minha intenção é usar esse MiniPC para rodar uns serviços e substituir um Orange Pi.
PORÉM, eu consegui perceber que quando para de utilizar o teclado (deixar o computador ocioso) a placa de rede da Motor-Comm, o YT6801, ele hiberna.
O que infelizmente não é possível deixar este mini PC para rodar esses serviços de forma ociosa, pois sem a rede, fica com estes serviços inacessíveis, inclusive não dá nem para acessar via SSH.
Já vi relatos pedindo para verificar na Bios, opções de hibernação da rede ou USB, pois tinham suspeitas dessa placa de rede ser um hardware que trabalha no barramento serial.
Enfim, para o usuário que está utilizando este MiniPC pelo Wi-fi ou como um computador pessoal (que fica utilizando o teclado o tempo todo e a placa de rede fica “acordando”) o computador funciona normal.
Obs: pelo tópico criado pelo nosso colega não ter abordado este problema, criei este para ajudarem a resolver o meu e ajudar outras pessoas no futuro também, tendo em vista que muita gente comprou esse pczinho do alie, espero não ter infringido nenhuma regra da comunidade, at. te.