Placa de rede Motor-comm YT6801 hibernando sozinha - em um Mini PC

Bom dia, pessoal!

Segui a solução do tópico do nosso colega @Bruno_Malaquias

detectou a placa de rede, mas apresentou um novo problema, a rede fica desconectando ao parar de utilizar o teclado (é, isto mesmo, parar de digitar).

Consegui instalar a placa de rede no Debian 12, minha intenção é usar esse MiniPC para rodar uns serviços e substituir um Orange Pi.

PORÉM, eu consegui perceber que quando para de utilizar o teclado (deixar o computador ocioso) a placa de rede da Motor-Comm, o YT6801, ele hiberna.

O que infelizmente não é possível deixar este mini PC para rodar esses serviços de forma ociosa, pois sem a rede, fica com estes serviços inacessíveis, inclusive não dá nem para acessar via SSH.

Já vi relatos pedindo para verificar na Bios, opções de hibernação da rede ou USB, pois tinham suspeitas dessa placa de rede ser um hardware que trabalha no barramento serial.

Enfim, para o usuário que está utilizando este MiniPC pelo Wi-fi ou como um computador pessoal (que fica utilizando o teclado o tempo todo e a placa de rede fica “acordando”) o computador funciona normal.

Obs: pelo tópico criado pelo nosso colega não ter abordado este problema, criei este para ajudarem a resolver o meu e ajudar outras pessoas no futuro também, tendo em vista que muita gente comprou esse pczinho do alie, espero não ter infringido nenhuma regra da comunidade, at. te.

1 curtida

Comprei um mini PC Soyo n3350 que também conta com uma placa de rede Motor-comm YT6801, e passei por alguns problemas semelhantes. O mini PC parava de responder ao ping depois de algum tempo e se tornava impossível acessar qualquer serviço dele pela rede.

Percebi que esse comportamento começou depois que retirei o cabo VGA que estava usando no monitor para poder instalar o sistema. Não tenho certeza se isto teve algo a ver mesmo ou se foi só coincidência, não quis ter o trabalho de reproduzir a situação novamente, mas a julgar pela configuração que fiz, faz sentido. Notei inclusive que o sistema passou a suspender sozinho mesmo rodando algum processo longo no console.

Consegui resolver o problema definindo as configurações de suspensão HandleSuspendKey e HandleLidSwitch no systemd como “ignore”.

Nota: Acabei de fazer um pequeno teste, e bastou alterar a configuração HandleLidSwitch.

É bom editar uma cópia do arquivo de configurações a fim de manter o arquivo original disponível para possíveis consultas futuras e para poder desfazer eventuais besteiras.

cd /etc/systemd/
mkdir logind.conf.d/
cp logind.conf logind.conf.d/

Agora é possível abrir a cópia do arquivo usando um editor de sua preferência:

nano /etc/systemd/logind.conf.d/logind.conf

Procure pela linha que contém a configuração HandleLidSwitch, ela vai estar comentada com um sinal de sustenido # no início da linha:

#HandleLidSwitch=suspend

Remova o sustenido e troque de suspend para ignore:

HandleLidSwitch=ignore

Salve e reinicie. Depois disso, nunca mais tive esse problema.

Nota: Lembre-se de remover o sinal de comentário # do início da linha, caso contrário, não terá efeito.

Tudo isso ocorreu enquanto eu usava a interface Wi-Fi, fiquei com ela por um mês aproximadamente. Há poucas horas instalei o driver da interface cabeada, e até o momento está funcionando como o esperado.

Boa tarde!

Eu comprei esse soyo mini Pc com a Motorcomm YT6801. Consegui instalar os drivers e aplicar ela como placa padrão no casa os (Ubuntu). Mas quando atualiza o Pc ou ele cai por uma queda de energia, preciso reinslatar tudo de novo, aplicar netplan e etc.

Se eu instalado e desligo/reinício pelo sistema, ele volta normal.

Como você resolveu esse problema?

Muito obrigado!