Placa da Nvidia não aparece no "Nvidia Settings"

Boa tarde,

Sou novato nesse mundo e desde já agradeço a ajuda da comunidade.

Tenho usado o Kubuntu 23.04 em um notebook com HD Intel Graphics e uma Geforce 940MX em dual boot com Windows 10. Há algum tempo percebi que o sistema estava usando apenas a placa de vídeo da Intel e quando fui analisar no Nvidia Settings a placa Geforce não aparece mais, como pode ser visto abaixo:

Screenshot_20230710_162514

Contudo, quando vou no gerenciador de Drivers, aparece que estou usando o driver recomendado, como pode ser visto:

Quando faço a mudança do driver recomendado para o nouveau, uma coisa que me chamou a atenção é que o sistema não pede mais para reiniciar.

Rodando o comando ‘’‘sudo lshw -numeric -C display’‘’ no terminal, veio a seguinte resposta:

*-display                 
       description: VGA compatible controller
       product: HD Graphics 620 [8086:5916]
       vendor: Intel Corporation [8086]
       physical id: 2
       bus info: pci@0000:00:02.0
       logical name: /dev/fb0
       version: 02
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pciexpress msi pm vga_controller bus_master cap_list rom fb
       configuration: depth=32 driver=i915 latency=0 resolution=1920,1080
       resources: irq:128 memory:d4000000-d4ffffff memory:b0000000-bfffffff ioport:f000(size=64) memory:c0000-dffff
  *-display UNCLAIMED
       description: 3D controller
       product: GM108M [GeForce 940MX] [10DE:134D]
       vendor: NVIDIA Corporation [10DE]
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: a2
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuration: latency=0
       resources: memory:d2000000-d2ffffff memory:c0000000-cfffffff memory:d0000000-d1ffffff ioport:e000(size=128) memory:d3000000-d307ffff

Não sei o que fazer. Já até tentei instalar o driver via terminal, mas não deu em nada. Adicionalmente, envio informações adicionais do meu sistema, que aponta a inexistência de driver para a placa Geforce:

System:
  Kernel: 6.2.0-1005-lowlatency arch: x86_64 bits: 64 Desktop: KDE Plasma
    v: 5.27.4 Distro: Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster)
Machine:
  Type: Laptop System: Dell product: Inspiron 7460 v: N/A
    serial: <superuser required>
  Mobo: Dell model: 0KP4N2 v: A01 serial: <superuser required> UEFI: Dell
    v: 1.15.0 date: 07/23/2021
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 35.0 Wh (100.0%) condition: 35.0/42.0 Wh (83.3%)
CPU:
  Info: dual core model: Intel Core i7-7500U bits: 64 type: MT MCP cache:
    L2: 512 KiB
  Speed (MHz): avg: 3350 min/max: 400/3500 cores: 1: 3500 2: 3501 3: 2900
    4: 3500
Graphics:
  Device-1: Intel HD Graphics 620 driver: i915 v: kernel
  Device-2: NVIDIA GM108M [GeForce 940MX] driver: N/A
  Device-3: Realtek Integrated_Webcam_HD type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.7 with: Xwayland v: 22.1.8 driver: X:
    loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa dri: iris gpu: i915 resolution:
    1: 1920x1080~60Hz 2: 1600x900~60Hz
  API: OpenGL v: 4.6 Mesa 23.0.2 renderer: Mesa Intel HD Graphics 620 (KBL
    GT2)
Audio:
  Device-1: Intel Sunrise Point-LP HD Audio driver: snd_hda_intel
  Sound API: ALSA v: k6.2.0-1005-lowlatency running: yes
  Sound Server-1: PipeWire v: 0.3.65 running: yes
Network:
  Device-1: Qualcomm Atheros QCA6174 802.11ac Wireless Network Adapter
    driver: ath10k_pci
  IF: wlp2s0 state: up mac: <filter>
  Device-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
  IF: enp3s0 state: down mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Qualcomm Atheros type: USB driver: btusb
  Report: hciconfig ID: hci0 state: up address: <filter> bt-v: 2.1
Drives:
  Local Storage: total: 1.13 TiB used: 1.06 TiB (93.9%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD10SPZX-75Z10T1
    size: 931.51 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Western Digital model: WDS240G2G0B-00EPW0
    size: 223.57 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 101.44 GiB used: 79.03 GiB (77.9%) fs: ext4 dev: /dev/sdb8
  ID-2: /boot/efi size: 496 MiB used: 71.8 MiB (14.5%) fs: vfat
    dev: /dev/sdb1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 977 MiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/sdb7
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 57.0 C pch: 50.5 C mobo: 48.0 C sodimm: SODIMM C
  Fan Speeds (RPM): cpu: 2589
Info:
  Processes: 252 Uptime: 13m Memory: 15.38 GiB used: 4.58 GiB (29.8%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.25

Agradeço qualquer ajuda.
Abraços.

Olá, seja bem-vindo ao Diolinux Plus! :slight_smile:

Usando o driver proprietário recomendado pela ferramenta de drivers do sistema, você tentou executar os comandos abaixo para trocar o modo gráfico e ver se a placa aparece?

Para usar apenas a placa da Nvidia: sudo prime-select nvidia
Para usar a placa da Nvidia quando desejado: sudo prime-select on-demand

Obrigado pela resposta. Já tentei sim, mas nada aconteceu. Ao que parece, o sistema não reconhece a existência do driver mesmo dizendo que está lá.

1 curtida

Você tentou instalar uma versão anterior à 535? O nvidia-driver-525, por exemplo? Faça isso usando a ferramenta gráfica de drivers.

Por sinal, se você for novato, o recomendável seria não usar o Kubuntu 23.04. Em point releases intermediárias, bugs (como nos drivers da Nvidia) podem ocorrer. O ideal seria focar em uma edição LTS (atualmente, 22.04 LTS).

Vê se esse vídeo que fiz no Debian 12 te ajuda,eu ensino a como instalar o driver da nvidia no formato .run

Obrigado novamente!

Já tentei isso, também.

Tem como fazer um downgrade? Ou teria que fazer uma instalação limpa?

Sobre o driver .run do site da Nvidia: é o tipo de coisa que deve ser usada como último recurso, apenas para situações onde o driver não existe nos repositórios do sistema. Sempre evite.

Você tentou outra versão do driver além da 525 e da 535?

Para trocar a versão do Kubuntu, será necessário formatar. Se você não tiver arquivos importantes que dependam de backup, eu recomendaria fortemente essa opção. Especialmente se você for usuário novato, fique com a versão 22.04 LTS. Isso vai te poupar de eventuais problemas. Experiência própria…

Versões LTS são lançadas a cada dois anos para o Ubuntu e outros sistemas da família (como é o caso do Kubuntu), sendo focadas em máxima estabilidade para máquinas de produção. Point releases são lançadas a cada 6 meses e o foco é testar novos recursos (ou seja, bugs são mais frequentes, e o público-alvo não corresponde a usuários novatos).

Obrigado pela ajuda. Segui os passos, mas deu algum problema. Quando rodei o comando sh para a instalação do driver pelo terminal, veio as seguintes mensagens de erro:

ERROR: Unable to find the kernel source tree for the currently running kernel.  Please make sure you have  
         installed the kernel source files for your kernel and that they are properly configured; on Red Hat 
         Linux systems, for example, be sure you have the 'kernel-source' or 'kernel-devel' RPM installed.   
         If you know the correct kernel source files are installed, you may specify the kernel source path   
         with the '--kernel-source-path' command line option.
 ERROR: Installation has failed.  Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may 
         find suggestions on fixing installation problems in the README available on the Linux driver        
         download page at www.nvidia.com.

No arquivo de log, diz o seguinte:

-> An alternate method of installing the NVIDIA driver was detected. (This is usually a package provided by your distributor.) A driver installed via that method may integrate better with your system than a driver installed by nvidia-installer.

Please review the message provided by the maintainer of this alternate installation method and decide how to proceed:

The NVIDIA driver provided by Ubuntu can be installed by launching the "Software & Updates" application, and by selecting the NVIDIA driver from the "Additional Drivers" tab.

(Answer: Continue installation)
-> Performing CC sanity check with CC="/usr/bin/cc".
-> Performing CC check.
ERROR: Unable to find the kernel source tree for the currently running kernel.  Please make sure you have installed the kernel source files for your kernel and that they are properly configured; on Red Hat Linux systems, for example, be sure you have the 'kernel-source' or 'kernel-devel' RPM installed.  If you know the correct kernel source files are installed, you may specify the kernel source path with the '--kernel-source-path' command line option.

Acho que vai ser a solução mesmo…
“Que tistreza”
:slight_smile:

O próprio log que você obteve ao tentar instalar o aplicativo .run já indica o que eu disse acima:

An alternate method of installing the NVIDIA driver was detected. (This is usually a package provided by your distributor.) A driver installed via that method may integrate better with your system than a driver installed by nvidia-installer.

Reforçando: instalar o driver proprietário por meio do arquivo .run do site da Nvidia não é recomendado. A própria Nvidia demonstra isso. Esse arquivo pode gerar conflitos e quebras. Distros como Debian, Ubuntu e Kubuntu já possuem múltiplas versões do driver proprietário nos repositórios justamente para garantir sincronização com o restante do sistema.

No mais, não posso garantir que o problema está relacionado com a versão da distro, apesar de ser possível e eu manter minha recomendação. Se você é novato, o ideal é usar versões LTS. :wink:

Você já tentou uma instalação limpa? O comando sudo ubuntu-drivers list detecta corretamente a placa e retorna múltiplas versões do driver?

Para fazer uma instalação limpa, rode o comando abaixo, reinicie e tente instalar o driver 525 na ferramenta gráfica:

sudo apt autoremove --purge *nvidia*

Obrigado pelas informações!

Acabei de tentar o comando suerido, mas deu erro também. A resposta que me retornou ao comando purge foi:

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto        
E: Impossível encontrar o pacote nvidia-bug-report.log.gz
E: Couldn't find any package by glob 'nvidia-bug-report.log.gz'
E: Impossível encontrar o pacote nvidia-linux.run
E: Couldn't find any package by glob 'nvidia-linux.run'

Estou refletindo aqui se o problema pode ser de hardware, porque não é possível …

Esse erro tem relação com o pacote .run que você acabou de tentar instalar.

De qualquer forma, acho melhor tentar a formatação para ficar com a versão indicada do sistema (22.04.X LTS). Acredito que a chance de resolver esse problema é alta, além de você ficar com um sistema mais estável para os anos que virão.

Antes de usar o Linux, você estava usando Windows nessa máquina? A placa era detectada, o driver instalava e você tem certeza que funcionava corretamente?

Sim, tenho essa máquina em dual boot. Fui dar uma olhada agora no “lado de lá” e ela continua sendo reconhecida e funcional. Eis o print:

Então, acredito que o problema do hardware possa ser descartado.

Um adendo. Desde ontem, quando ligo o sistema, tem aparecido essas mensagens de erro (a segunda e o terceira, porque a primeira sempre apareceu e parece ser uma questão de bios, pelo que li). Não sei se ajuda em algo:

Te confesso que não conseguir resolver o problema e apelar para a instalação limpa do sistema, me deixa um pouco contrariado (sou um pouquin cabeça dura) …rsrsrsr

Acabei de me lembrar de outra coisa: o Secure Boot está desabilitado na BIOS? Se estiver habilitado, ele pode ser a causa desse problema.

Estava habilitado (acho que sempre esteve…) Depois que desabilitei, aquelas 2 últimas mensagens de erro ao iniciar o sistema sumiram, mas o resto continua igual.

Parece que mesmo o controlador de drivers informando que estou usando o driver recomendado, o comando

lshw -numeric -C display

acusa a inexistência de driver.

description: 3D controller
       product: GM108M [GeForce 940MX] [10DE:134D]
       vendor: NVIDIA Corporation [10DE]
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: a2
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuration: latency=0
       resources: memory:d2000000-d2ffffff memory:c0000000-cfffffff memory:d0000000-d1ffffff ioport:e000(size=128) memory:d3000000-d307ffff

Também o

inxi -F --filter

Acusa a inexistência de driver na Geforce:

Device-1: Intel HD Graphics 620 driver: i915 v: kernel
 Device-2: NVIDIA GM108M [GeForce 940MX] driver: N/A

Uma curiosidade, mesmo deletando o nouveau pelo synaptic, como o colega sugeriu em parte do vídeo dele, o driver ainda aparece na lista do gerenciador de drivers…

Me desculpa parceiro,minha intenção era só ajudar,mas acabou dando tudo errado neh?

O que vale a tentativa.
Obrigado!

1 curtida

Creio que o problema estava sendo causado pelo Secure Boot. Contudo, o problema agora pode estar sendo causado pelas alterações que você executou. Seria necessário desfazê-las (ou seja, reinstalar os pacotes removidos do Nouveau e limpar completamente os resquícios da instalação do .run que falhou. Em seguida, instalar o driver proprietário 535 proveniente do repositório oficial da distro, usando a ferramenta gráfica ou o terminal).

Como o comando purge não funcionou e não conheço exatamente todos os passos que você realizou, não sei ao certo como proceder agora.

Olá!

Muito embora eu tenha removido o nouveau e os drivers da Nvidia via terminal, tudo continua do mesmo jeito no gerenciador de drivers.

O que eu sinto desde o começo é que gerenciador de drivers está me dando “falso positivo” (se é que isso é possível). Nem os comandos do terminal nem o próprio “Nvidia Settings” (que vem junto com os drivers) reconhecem a existência da (drivers) GPU.

Suspeito desse “'falso positivo” apresentado pelo gerenciador de drivers porque lá constava o nouveau, mas quando busquei ele no synaptic (que instalei aqui), ele não estava instalado.

Desinstalei todos os drivers, reinstalei apenas o nouveau e mesmo assim, quando rodo o “sudo lshw -numeric -C display”, a placa nvidia ainda aparece como unclaimed (ou seja, sem driver, segundo umas leituras que fiz).

Como está tudo funcionando com a placa onboard da Intel, estou inclinado a deixar e ver se alguma atualização do Kernell, Kubuntu ou dos Drivers resolva esse pepino.

De qualquer forma, agradeço muito pela ajuda e pelo teu tempo gasto com meu problema.

:slight_smile:

Você não deve remover componentes do Nouveau do sistema. Eles entram em blacklist automaticamente quando o driver proprietário da Nvidia é instalado. Mantê-los no sistema é crucial para ter uma alternativa de fallback em caso de falha do driver proprietário (caso contrário, a depender do hardware, você nem conseguiria iniciar o sistema).

Você conseguiu remover todos os resquícios do driver da Nvidia usando o comando purge que eu passei? E aí tentou instalar a versão 535 novamente?