Boa tarde amigos. Estou atualmente com uma GTX 1660 Super. Na época que adquiri ela editava vídeos bastante no Windows, então ela me ajudou muito.
Hoje estou em transição para Linux e estou enfrentando alguns problemas com os drivers. Gostaria de saber se realmente as placas AMD se dão melhor no Linux, e se sim, se teriam alguma recomendação de uma que tivesse um custo benefício bom. Não jogo nem estou mais editando vídeos.
Eu vi que não tem uma “intermediária” entre 8GB e 4GB. As placas passam de 800 para 1400 sem um meio termo. Aí fiquei meio perdido, pois as de 800 parecem ser bem fracas (não sei) e as de 1400 fora do meu orçamento kkk.
A questão de driver AMD é super tranquilo no Linux, agora sobre os modelos o única placa custo e beneficio da AMD é a RX 6600 saindo na casa dos 1350,00 modelos da Asus ou Asrock. Ou a RX 6500 equivalente a GTX 1660 mais o preço delas de 1000,00 não vale muito apena.
Sim, as placas (atuais) da AMD são muito melhores para usuários de Linux. Na verdade, considerando o overhead dos drivers da Nvidia, diria que são melhores de forma geral, independentemente do sistema (mesmo no Windows os drivers da Nvidia usam desnecessariamente muitos recursos do computador por falta de otimização):
Eu diria que uns 90% de todos os problemas que tive no Linux até hoje têm relação com as placas Nvidia que tenho (GTX 1070Ti no desktop e GT 740M no laptop).
Estamos no mesmo barco. Quando comprei minha placa Nvidia, eu mal sabia o que era Linux e usava apenas Windows. Agora também estou procurando uma placa AMD para desktop. Não porque a minha GTX 1070Ti tem desempenho ruim, mas porque estou chegando ao ponto de quase enlouquecer após anos sofrendo com hardware Nvidia no Linux. E isso em inúmeras distros diferentes.
Considerando o custo-benefício das placas da AMD de algum tempo para cá, são poucos os casos que justificariam comprar Nvidia, de qualquer forma (basicamente, apenas pessoas que usam programas específicos que se beneficiam muito ou dependem diretamente da tecnologia CUDA).
Qual é o valor máximo que você pretende gastar e qual é a configuração completa do computador (incluindo a fonte de alimentação)? E qual seria o objetivo específico da placa, tendo em vista que você não joga ou realiza edições?
Opa, obrigado pelas informações.
Atualmente, estou usando o PC para tarefas básicas no Linux (edição de documentos, música, downloads, vídeos no YouTube) enquanto, as vezes, rodo uma VM com Windows 10 para Lightroom e Photoshop.
Sei que não há necessidade de uma RX 6600, porém as abaixo dela parecem ser BEM abaixo.
Meu atual pc é esse:
ASRock B450 Pro 4
Ryzen 3600
32GB Ram (4x8GB 3000mhz)
WD Blue NVME 500GB
Asus GTX 1660 Super Dual EVO
Corsair CX 550
Edit: Não tenho valor pretendido, pode ser até uns 1000~1500 se conseguir ficar com ela bastante tempo.
Então, eu estou com uma dúvida bem grande:
Se tem alguma maneira de algum VM (Virt-Manager / Virtual Box) utilizar a GPU. Se tiver como, acho que vale a pena investir nessa que você mandou, por exemplo. Porque meu uso no Linux é zero gráficos (não jogo, não edito, etc). Porém eu faço algumas edições de imagem no Windows via VM.
Caso as máquinas virtuais não consigam fazer o uso da GPU, eu to pensando eu pegar uma RX550 de 500 reais apenas para as tarefas básicas e fugir dos bugs da Nvidia.
Obrigado pela resposta.
Valeu! Eu vi uns videos, vi essa documentação que mandou, e nossa… parece bem complicado kkk
Sou bem leigo.
Pode tirar outra dúvida pra mim?
Eu estou utilizando a VM então sem a GPU, sem passthrough.
Isso quer dizer que, se eu fazer um downgrade da minha GPU (1660 S para RX 550 por exemplo) o desempenho da máquina virtual será o mesmo?
Porque estou pensando aqui, eu não jogo… não tem porque eu gastar 1400 +/- numa GPU se o que eu utilizo de processamento gráfico é feito apenas pela VM, e dentro do Linux não uso nada, apenas para “dar vídeo no monitor” e ver vídeos no Youtube.
Diminuiria algum desempenho meu? Obrigado novamente por dispor do seu tempo para esclarecer as dúvidas, abraços!
Depende da memoria e CPUs alocados pra VM, dependendo do seu uso vc pode manter uma build antiga do Windows e manter congelado ali so pra determinada tarefa
Eu aloco 3 threads dos 12 e 12gb de ram dos 32.
Pergunto porquê estou em dúvida: meu uso gráfico é apenas na VM do Windows. Porém não uso a GPU nele, porquê não sei e provavelmente nem vou aprender a usar passthrough da GPU.
Estou em dúvida se vendo a GTX 1660 S e pego uma RX 570 8GB por 699 ou se vendo o Ryzen 3600 e a 1660S e pego um 5700G.
Provavelmente vou me beneficiar mais do cpu melhor com gráfico integrado, não? Já que meu gráfico não passa pra VM e não uso ele mais no Linux pra nenhuma tarefa.
O 5700G e bem melhor, mas estar com o grafico dedicador e melhor no fim das contas, mas isso depende do seu orçamento
Com oq vc tem atual ja e potente pra maioria das tarefas sem problemas com exceção desse driver da NVIDIA
Mas se for achar mais economico o 5700G vai atender bem no fim das contas, pq no software a aceleração grafica no Linux fica a cargo mesmo do driver que vai no Kernel então tipo vc teria que usar um Arch Linux pra tirar 100% do equipamento com o amdgpupro, e o Debian vc tem que ficar mudando a versão dos pacotes pra ter uma aceleração decente
Então, eu vi aqui e minha placa mãe é meio que “não muito indicado” para o 5700G. Além de ter que atualizar a bios para ele funcionar.
Acho que vou de RX 570 8GB mesmo, achei da Asus por 699 (mesma marca da minha, nunca tive problemas).
Pelo menos se eu tiver que usar Windows nativamente para alguma edição eu vou poder fazer o uso dela, além de que não terei mais problemas de drivers no Linux (eu espero).
Com a AMD eu preciso instalar os drivers da AMD ou uso o nouveau?
não, quando vc colocar a placa e plugar e usar, claro dependendo da distro vc tem que instalar o firmware-amd-graphics(se for .deb mas pode instalar o firmware-linux que puxa o pacote)
Cara, só agradeço. De verdade! Vou fazer isso.
Muito obrigado, me ajudou muito. Estou ansioso para pegar essa placa. Provavelmente semana que vem após o carnaval eu já compro.
Volto para dar feedback. Bom feriado!
Obrigado, darei uma olhada.
Porém acho ela um pouco “overkill” para eu que não jogo e provavelmente não irei fazer edição, além de ser o dobro do valor da RX 570 8GB.
Acho que vou na RX 570 8GB pelos seguintes motivos:
O valor é aceitável e cabe no meu orçamento (R$699,00).
Se eu precisar usar no Windows nativamente, para edição, terei um pouco de vantagem gráfica.
Se tudo der certo, não vou ter mais problemas com drivers.
Nunca joguei nem irei jogar, então se ela for fraca para certas coisas não fará muita diferença. No máximo eu edito apenas fotos.
Caso tenha alguma dica pra mim eu estou disposto a pensar em todas as oportunidades.