PJe Office no Linux

Funciona da mesma forma. Inclusive não tenho o TOKEN e sim o cartão e a leitora Gemalto.

Uso o token GD burti.
Aprendi a configurar seguindo esse tutorial.
https://bkmbr.jusbrasil.com.br/artigos/422963720/como-instalar-o-token-g-d-no-ubuntu-1604-lts-e-derivados

E mais esse aqui.

http://www.guicolandia.net/mobile/peticionamento-eletronico-no-ubuntu-18-04.html

O que dá trabalho é fazer o PJe Office funcionar. Primeiro é tentar fazer sua distro reconhecer o leitor ou token e aparecer operacional no aplicativo token admin.
Se seguir esses tutoriais vai conseguir instalar.
Se conseguir isso depois te ajudo a preparar o novegador para peticionar.

1 curtida

Não li este tópico todo, li praticamente o post inicial…
Cara, tenta usar uma extensão para trocar o User-Agent só pra ver se vai. Aí nas configurações da extensão você coloca pra ‘Windows’ e o navegador recomendado pelo site. Já que você entra no Windows, configurando assim ele achará que você tá acessando como Windows.
Procura na Store do teu navegador por “User-Agent Switcher”, escolhe um e vê lá…

1 curtida

Obrigado! Vou tentar mais uma vez. Parece que existem pelo menos dois modelos GD Burti. Parece ser algum problema entre o driver do Token e o Java do Pjeoffice. Testei o assinador de documentos offline Serpro e com ele funciona perfeitamente, consigo assinar os documentos sem problemas, uma pena pois acho que o Pje não aceita documentos assinados por outros softwares. Mas de toda forma já acostumei com a máquina virtual, com algumas configurações fica até bem integrada, é um WSL inverso, só uso pra peticionar mesmo, pois o acompanhamento dos processos pode ser feito através de login e senha.

Queria ver o seu artigo, mas pra ver tem que fazer parte da comunidade no facebook eu acho, fiz a solicitação mas até hoje não aceitaram :cry:.

Poxa! compartilha o artigo aqui. Fica mais acessível e aumenta-se a possibilidade de ajudar mais pessoas. O facebook é uma plataforma restritiva (eu tô fugindo de lá).

Obrigado!:slight_smile:

[SOLUÇÃO]

1. Acesse o site da Valid Certificadora (http://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux) e baixe os arquivos .deb conforme as instruções e na mesma ordem descrita no site.

2. Instale, através do comando dpkg -i, o pacote Safesign versão 3.0.77, também disponível no site da Valid Certificadora.

3. Após a instalação, erros de dependência serão informados. Apague essas dependências no Gedit ou equivalente (Pluma, Kate, etc.) através do comando sudo gedit var/lib/dpkg/status. (Pesquisar por “safesignidentityclient” e em “depends” apague as referências aos pacotes libwxgtk2.8-0 e libgdbm3. Salve e feche o Gedit ou equivalente.

4. Acesse o google e pesquise pela Wiki do PJEOffice e faça o download do pacote para linux do PjeOffice.

5. Extraia o arquivo. Após, procure o executável (pjeOffice.sh) e rode o programa com duplo clique. Aparecerá um ícone do PjeOffice no system tray (barra principal do sistema).

6. Clique com o botão direito do mouse neste ícone e em “configuração do certificado”, clique na aba PKCS11 e adicione o módulo existente em usr/lib/libaetpkss.so.3.

7. Com isso seu certificado digital passará a funcionar nos sites que já estão utilizando o PjeOffice, ou que já estejam atualizados para o PJE 2.0

Créditos: A solução aqui descrita tomou por base o tutorial existente em guicolandia.net porém atualizando para a nova realidade do PjeOffice.

OBS: Com a implantação do PJE 2.0 e PjeOffice, não é mais necessário acessar os sistemas PJE através de versões antigas do Firefox. Agora é possível a utilização da versão atualizada de qualquer navegador.

OBS 2: Os testes foram realizados com sucesso nas distribuições Linux Mint 18.3, Ubuntu MATE 18.04, Xubuntu 18.04 e Kubuntu 18.04.

1 curtida

O site Guicolandia atualizou o tutorial e disponibilizou pacotes para instalação das dependências obsoletas na versão 18.04 do Ubuntu. Assim vocês podem usar o tutorial deste site e juntar com meu artigo para fazer funcionar (basta desconsiderar a parte de apagar as dependências do Pluma). Após instalar tudo, baixem o PJEOffice conforme item 4 em diante do meu artigo.

OBS: A melhor maneira que encontrei de explicar foi dividir a resposta em duas partes. Na primeira meu artigo que foi feito antes da atualização do site Guicolandia. Na segunda parte mostro que dá pra fazer funcionar o certificado pelos dois caminhos ou mesclar (inclusive essa última alternativa é a melhor).

OBS2: Percebendo maiores dificuldades, me disponho a fazer o tutorial em vídeo.

1 curtida

Entrei em contato com o suporte do CNJ e da Certificadora Valid que é quem me vendeu o token e obtive as seguintes respostas:

Do CNJ: “O problema mencionado aparenta estar ligado ao Driver do certificado digital, solicitamos que entre em contato com a unidade certificadora para verificar o caso, se os mesmos retornarem informando a correta configuração do Driver favor retornar este e-mail com o retorno para a reabertura deste chamado.”

Da Valid Certificadora: “Após detida análise, foi constatado que os softwares PjeOffice e SafeSign, estão apresentando uma incompatibilidade em sistemas operacionais Linux e Mac. Considerando que são circunstâncias alheias ao suporte da Valid e que dependem exclusivamente de ação de terceiros proprietários e responsáveis pelo software, estamos buscando solucionar o caso junto ao fornecedor do software Safesign. Complementarmente, em contato com o suporte do PJE, nos foi informado que o pjeOffice não foi homologado para sistemas Linux e Mac e não apresentaram alternativas para solução da questão.”

Enfim, parece não ter solução mesmo, o problema é o driver, a esperança é esperar que o responsável pelo desenvolvimento do software da Safesign compatibilize o mesmo com o PJeOffice. Quem pretende utilizar o processo eletrônico no Linux, e aparentemente no Mac, deve fugir de dispositivos que dependam de drivers da Safesign.

Uma coisa interessante é dizerem que o PJeOffice não foi homologado para sistemas Linux e Mac, sendo que disponibilizam o software para esses sistemas em sua página de download, além de oferecerem instruções de instalação e utilização, uma coisa no mínimo contraditória, mas é isso.

O PJeCalc cidadão só tem versão oficial para windows. Eu preciso emular um powershell com o wine pra conseguir executar o .bat e rodar o programa.

Isso me deixa muito arretado, vei.
E ainda não roda de forma muito lisa.
Na verdade o programa já é extremamente bugado no windows, rodando no wine aí que fica horrível mesmo.

Mas é o jeito, infelizmente.

1 curtida

Olá!

Caso alguém precise de ajuda com o PJE/eToken é só avisar.

Após testes, posso confirmar que os eTokens Aladdin/Safesign/Gemalto/GD estão funcionando perfeitamente no Ubuntu, Mint e Manjaro.

Igualmente está funcionando o EPROC, PJE, TJSP, TJRJ, Receita Federal, etc.

Qual versão do safesign vc está utilizando ? Já tentei versões de diferentes mas sem sucesso. Qual o modelo do seu token(se estiver utilizando um token) ?

Meu eToken é o Aladdin, mas testei outros modelos de colegas e todos funcionaram.

Pois é, sem saber a versão do software da Safesign e o modelo do token que eles utilizam não tem como saber se funciona pra mim ou pra outras pessoas que estão com o problema. Meu token é um StarSign G&D(Giesecke & Devrient) Crypto USB Token. Tentei a versão 3.0.77 do software da Safesign e a versão mais recente que tem disponível pra Linux que é a versão 3.5.0, todas as tentativas de acesso sempre resultam no erro " sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR".

O jeito é usar maquina virtual ou dual boot com o Windows, infelizmente, ou então conseguir um token dos modelos que são compatíveis.

O meu, por exemplo, não precisa do Safesign para funcionar.

Qual distro você usa?

Atualmente Linux Mint 19.2 Cinnamon. Mas já fiz testes com o Ubuntu 18.04 e 16.04, além do Arch e do Manjaro.

É amigo, esse seu modelo é o único até agora que eu ainda não consegui ajudar o funcionamento do mesmo no Manjaro. O problema é descobrir qual é o drive dele para o Linux, o Safesign não é o drive, é apenas o software que faz a ponte (coisa que muitos interpretam erroneamente).

Junto com alguns usuários que possuem esse token, estamos buscando encontrar esse bendito drive, mas até o momento nada.

Saudações.

Compartilha esse seu método para o G&D, pois existem muitos usuários precisando do funcionamento dele.

Saudações.

1 curtida

Obrigado, @anon18965540. Se conseguir algo, nos avise por favor! Já tentei muito, mas nada também.

Pode deixar, seu eu saber de algo eu compartilho, estou interessado no processo que o @BrMBr fez e diz funcionar no Manjaro/Mint/etc.

1 curtida