Pje Office e instalar de driver safenet bug no ubuntu 20.04

bom dia pessoal, sou advogado e estava usando normalmente meu certificado digital no linux mint 19.3, está acontecendo um bug chato em todas as flavours 20.04 do ubuntu, eu consigo instalar o pjeoffice normalmente, procedimento através deste site:

porém quando instalo o SafenetAuthenticationClient-BR-10.0.37-0_amd64.deb ele termina a instalação, coloca os icones e tudo porém percebi pela janela do terminal que alguns erros acontecem durante o processo, coisa que não acontece em outras distros baseadas no 18.04 lts.

olhem o erro:

"(Lendo banco de dados … 257849 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar …/SafenetAuthenticationClient-BR-10.0.37-0_amd64.deb …
Terminating eToken Service… done
Stopping pcscd (via systemctl): pcscd.serviceWarning: Stopping pcscd.service, but it can still be activated by:
** pcscd.socket**
.
A descompactar safenetauthenticationclient (10.0.37-0) sobre (10.0.37-0) …
Configurando safenetauthenticationclient (10.0.37-0) …
cat: /etc/xdg/menus/applications.menu: Arquivo ou diretório inexistente
warning: can’t add eToken submenu
Stopping pcscd (via systemctl): pcscd.serviceWarning: Stopping pcscd.service, but it can still be activated by:
** pcscd.socket**
.
pcscd: nenhum processo localizado
Starting pcscd (via systemctl): pcscd.service.
Warning: Stopping pcscd.service, but it can still be activated by:
** pcscd.socket**
A processar ‘triggers’ para systemd (245.4-4ubuntu1) …
A processar ‘triggers’ para libc-bin (2.31-0ubuntu9) …"

Aciono o Pjeoffice que fica no painel normalmente, porém executo o app safenet que dá crash logo depois.

para eu entrar com o certificado digital preciso dos dois funcionando. percebo tambẽm que o crash acontece apenas com o safenet.

se alguém puder ajudar, seria de grande valia.

1 curtida