Pipewire + Android Emulator

Olá pessoal, após muito tempo de linux me deparei com um problema que não consigo resolver, o pipewire salvo engano herda algumas coisas do pulseaudio inclusive um problema sério que é toda vez que o emulador do android é iniciado (o que vem no Android Studio) o áudio do sistema começa a picotar.

Esse problema foi contornado mudando a latência no pulseaudio, mas no pipewire este problema não é resolvido com o que eu usava no pulseaudio.

Alguns falam em mutar o emulador via linha de comando, e mesmo o emulador 100% mudo (via configurações e nao dentro do Android), o problema persiste, ja usei várias distros diferentes que usa pipewire, Fedora, Opensuse, Ubuntu etc, nenhum o problema é resolvido, alguém ja encontrou um problema deste tipo e soube solucionar? Ja procurei demais em fóruns gringos mas nada resolve.

Uma ultima alternativa é remover o pipewire e instalar o pulseaudio para por essa “correção” que convenhamos é apenas um esparadrapo numa ferida muito maior sem contar que fico sem usar as novidades do pipewire.

Obs: Por causa disso estou usando o Windows que o áudio funciona perfeitamente.

Desde já agradeço a todos.

Tentei de várias formas e não consegui, a única solução foi remover o pipewire que vem padrão na distro e instalar de novo o pulseaduio e aplicar lá a “correção”:

em /etc/pulse/default.pa altere load-module module-udev-detect para load-module module-udev-detect tsched=0

e em /etc/pulse/daemon.conf altere ; default-sample-rate = 44100 para default-sample-rate = 48000

Fonte: sound - System audio problems while Android emulator is running - Ask Ubuntu

Esses problemas assim me deixam bastante triste pois é o q faz a galera quitar do Linux muito fácil.

Tive um problema similar utilizando o android emulator no pop os, sempre picotava, pra resolver eu abria o emulator e depois rodava o comando abaixo

systemctl --user restart pipewire.service

Atualmente utilizo o openSuse TumbleWeed e continuo usando o pipewire junto com o android emulator e não me ocorre isso.