Pior Distribuição Linux que eu Usei

Olá! vocês estão bem? eu uso Linux á um bom tempo, passei por várias distribuições, mas teve umas… que me deixaram muito bravo de dar tanto problema, então vou listar algumas:
Calculate Linux: O Calculate Linux já começou dando erro pra mim porque nem o instalador abrir direito e quando abriu não exibia meu disco, depois de algumas horinhas eu consegui instalar… e foi um porre usar ela, o Portage não funcionava direito só dava mensagem de dependência circular, mesmo baixando o dependência ele continuava dando problema, demorava muito pra ligar e não funcionava a internet nem por cabo, resumindo um LIXO.
Kali Linux: Não sou dá area de segurança da informação… mas decidi testar o Kali Linux, a instalação funcionou e instalou mas… era TANTO aplicativo de hacker que eu nem sabia pra que cada um servia e incrivelmente meu FreeBSD que estava em Dual-Boot sumiu mesmo fazendo o particionamento manual e a instalação pego uns 30 GiB de armazenamento que é muito né, além que não instalava nem a pau os módulos de WIFI então eu tive que parar usar.
EndervourOS Essa distribuição deu tanto problema pra mim que vocês não tem ideia, vou mais de 5 horas pra baixar a ISO porque o servidor do local estava um porre, não era o meu WIFI, gravei no pendrive e instalei, botei no instalador online e coloquei XFCE, instalou de boa e foi, logando no desktop o sistema congelava na tela de login do LightDM, refiz duas vezes a instalação e o erro persistiu, após remover o LightDM pelo pacman, criei o .xinitrc e coloquei exec startxfce4 e dei um startx ele abriu o desktop certinho, mas o tema de ícones estava quebrando, instalei o Papirus, mas o tema de ícones não ia nem a pau, nem pelo terminal nem pelo GUI que muda o tema, depois de tentar e tentar o cursor do meu mouse sumiu e eu desisti da distribuição.
Debian 10 Eu considero o Debian 10 a pior distribuição que eu usei, o Debian 11 e Debian 12 funcionaram pra mim mas eu até gostei, mas o Debian 10 foi um porre, porque ele não instalava o driver de Rede e não funcionava nem via LAN, mesmo baixando o .deb dos drivers ele não instalava por falta de dependências que dependem de outra dependências.
TigerOS Eu usei o TigerOS em Dual-Boot recentemente, rodei o instalador, e funcionou tudo certo, mas passou DOIS dias o sistema começou a ficar lento, depois que eu atualizei o sistema, o KDE resetou pro padrão, eu reinstalei o sistema, mas quando fui logar no FreeBSD de volta o meu FreeBSD sumiu junto com o TigerOS.

Espero que tenham gostado da minha lista, tudo isso é minha opinião e experiencia, não é “achometro” ou “chutometro”.

Boa Sorte :four_leaf_clover:

Pra mim foi o Mint, que simplesmente morreu e ao reiniciar? KD o sistema? Caiu na tela de shell de recuperação. Nunca vi isso na minha vida. Ao menos o tema é bonito e eu coloquei o tema do Mint no Debian e ficou bom.

EDIT: e lembrei que o instalador também foi super bugado. Ele instalou o efi em outro disco do que o selecionado, colocou meu teclado com layout errado e não instalou os codecs quando eu pedi.

Esse aqui o instalador Online não ia nunca, ficava travado na parte de baixar os pacotes parte e não saia mais. O instalador Offline funcionou.

1 curtida

O Linux Mint nunca deu problema pra mim, sempre funcionou, só recentemente eu fiz uma Dual-Boot com Mint e meu FreeBSD sumiu do disco, parece que nenhuma distribuição que o FreeBSD, na instalação online do EndervourOS demorou um pouco, tipo 40 minutos, nenhuma distribuição que tem o Kalamares como versão Online funciona, mas a pior distribuição que existe, é aqueles Linux que vem em laptop de entrada, Satux, Guttu, Policorp, etc, são as piores que tem, eles botam em cima de um Debian um Shell Script que vira esses Linux que não prestam pra nada e só queimam a reputação do Linux.

Como um dos mantenedores eu queria muito saber como fez isso, tem 3 travas que impedem isso:

1. Bloqueio de painéis
  2. Bloqueio de alteração no plasmarc e widgets
  3. Se tudo falhar no proximo login tudo volta ao padrão

Só atualizar é garantido que não foi, se puder falar o que fez (por exemplo remover pacotes), alterar sources.list eu fico grato

Algo me diz que seu problema é o FreeBSD

2 curtidas

Eu não uso o Endeavour com o XFCE, mas sim com o Plasma. Ao menos, com o Plasma, o Endeavour funciona bem.

Só a instalação que realmente demorou um pouco.

2 curtidas

Opa Amigo! eu não mexi no source.list do TigerOS só rodei um apt upgrade -y, reinicie e o sistema virou um KDE comum, tipo aconteceu alguma coisa na atualização que só sumiu a aparência, a única mudança foi no instalador eu ter particionado manualmente, coloquei 64 GiB para o Tiger e dividi em 6 partições no seguinte esquema de montagem:

Dispositivo Espaço Montagem
/dev/sdc 512 MiB /boot/efi
/dev/sdc 2 GiB Swap
/dev/sdc 20 GiB /home
/dev/sdc 4 GiB /tmp
/dev/sdc 9 GiB /var
/dev/sdc resto /

Fiz isso pelo o o Avançado no instalador, só instalei o Brave via Flatpak pelo o Flathub, só criei o .emacs para escrever código em OCaml.
Só isso que eu fiz, de forma alguma quero difamar o TigerOS, só quero dar minha experencia ok?

Boa Sorte :four_leaf_clover:

1 curtida

Isso varia bastante os resultados de projeto pra projeto
Comigo por exemplo o Debian sempre me gerou algum problema, começando com a comunidade, elitismo absoluto e negligenciam os problemas(ex:grub do debian 12 que ta bugado ate o talo)
Sobre ediçoes antigas sou usuario desde o 8 que pra mim foi a edição mais bugada de todas, 9 e 10 ficaram com a mesma carga de problemas com a diferença que pelo menos conseguia carregar o desktop… diferente da 8 kkkkkk a versão 11 ainda saiu bem comparado com a 12 que saiu muito bugada mas experimenta falar sobre pra ver se os fanboys cegos não te jugam como o errado(bugtrack ja mostra o contrario), agora sobre o endeavourOS o Plasma dele parece ser lento e pesado(o XFCE so usei na versão Mercury) o XFCE funcionava bem, pode ser que na Neo esteja zuado por alguma config no calamares

A pior que eu ja usei foi o Manjaro com Gnome. Eu instalei 3x e depois da atualização inicial, ele quebrou em todas. Mas eu já usei com XFCE e nunca deu problema. Foram com alguns anos ds diferença daí não sei se tinha a ver com a interface ou com a distro mesmo.

1 curtida

Eu até entendo isso, a questão é que não deveria acontecer

Especialmente se aqui, você tiver marcado EXT4, porque o arquivo de trava do layout é imutavel

Tem duas coisas estranhas ai:

• No Tiger OS não existe os arquivos de configuração do visual padrão do plasma, mesmo reinstalando o Plasma via atualização por apt upgrade -y, ele não vai recriar
  • Como eu disse tem 3 travas que mesmo que o sistema por qualquer motivo que seja o usuário recrie esses arquivos ele nunca vai substituir na Home e ainda que se por um motivo improvável substitua, no próximo reboot volta com o visual padrão

Só por desencargo eu repliquei sua instalação e não consegui replicar, apt upgrade -y apenas atualizou os pacotes, não mexeu em nada, é um bug irreproduzível, inclusive em nenhum dos aspectos que citou, dependendo da configuração de hardware o que pode acontecer é o sistema ficar lento durante a geração do initramfs e foi testado com esse carinha aqui com um disco externo então se tivesse chance de dar ruim, com certeza iria

Uma pergunta aqui, você testou inúmeras distros, por acaso, você fez uso de home compartilhada?

3 curtidas

Por gentileza, nos ajude a tentar descobrir o que aconteceu, para podermos corrigir.

2 curtidas

Li sua postagem e entendo que sua intenção foi compartilhar sua experiência pessoal com as distros que testou, o que é válido e até útil pra quem está pesquisando. Mas queria comentar algo como alguém que só leu o tópico de fora e gosta de acompanhar essas discussões.

Mesmo sem intenção, o título e algumas expressões mais duras acabaram soando como se fosse uma crítica generalizada ou até uma desqualificação dos sistemas, e não apenas um relato de experiência. Por exemplo, chamar uma distro de “lixo” ou dizer que “não presta pra nada” pode parecer mais um ataque do que uma crítica — mesmo que a frustração tenha sido real.

Talvez, se o título fosse algo como “Distribuições Linux em que tive a pior experiência”, já ajudaria bastante a passar a ideia de que é algo pessoal e não um veredito sobre a qualidade geral da distro.

Um exemplo: hoje em dia, pelo meu hardware e pelo meu nível de conhecimento atual sobre Linux, não consigo ter uma boa experiência com o Ubuntu. Mas nem por isso considero o Ubuntu ruim. Muito pelo contrário, no final dos anos 2000 foi a melhor distribuição que eu já tinha usado.

No fim das contas, a forma como a gente compartilha essas experiências faz muita diferença.

Abraço!

1 curtida

Pior distro que eu já vi é foi o Deepin.
Na primeira atualização, quebrou o sistema.
É como uma distro feita pela Microsoft.

1 curtida

E às vezes de computador para computador. Estou fazendo um Arch + Openbox mais personalizado e no meu notebook antigo, o script de controle de brilho funciona, mas fica um pouco bugado. O Brilho avança de 10 em 10%. Já no meu notebook principal, avança de 5 em 5%, tal como foi colocado no Script.

A pior distro que eu já usei, foi o Crystal Linux com KDE Plasma. A seleção de apps não faz sentido, e ainda a distro quebrou duas vezes na mesma semana.

1 curtida

Na época eu tinha 3 PCs 775 e um notebook AMD kkkkk nenhuma das máquinas passava sem dar um problema, hj a do perfil tbm preciso fazer uns remendos pra não ter problemas, principalmente o grub que desaparece feito magica
Já nas outras difícil aparecer algo de errado

1 curtida

Olá,

Comigo não é nem questão de pior, ou melhor…
O EndeavourOS nunca consegui instalá-lo, sempre trava em alguma parte da instalação de forma aleatória.
O Fedora, não consigo particionar o meu disco de forma nenhuma, ele simplesmente não acha o meu SSD.
O Manjaro, tenho um bug estranho com o meu mouse, que só acontece nela.

Ainda não peguei uma distro que me faça passar raiva, sempre tento resolver o problema, mas se não consigo paciência, tenho minha distro principal, mas gosto de testar outras distros.

Abraços!

1 curtida

O manjaro para mim foi desastroso.

Quebrava do nada o kernel

Mas já tem tempo que utilizei.

Eu não ia comentar este post, porque na minha concepção de ver as coisas, toda distro ela tem suas características próprias. Cada grupo de devels colocam a sua visão de “distro perfeita” em cima do trabalho deles. Eu já tive minha fase de “fã boy”, mas isso ficou lá no passado.

Entendam: para você julgar algo ou alguém, este julgamento precisa ser feito baseado em algum parâmetro, uma diretriz… Qual seriam as diretrizes para “julgar” se um determinado software é bom? Seriam balises técnicas ou seriam somente baseados nas minhas percepções pessoais? E mais: quais são as condições deste teste? Quais as métricas, as medidas que vão extrair estes resultados? Que hardware foi usado? Quais as características? Ele se adequa as recomendações do projeto que vou testar? Será que meu hardware é confiável?

Eu geralmente nunca emito uma opinião sobre se algo é bom ou ruim, porque aquilo que eu concluo sobre algo não necessariamente seja idêntico ou parecido a opinião de outros. Por isso, quando um projeto é lançado, seja na área da informação, ou na área da produção, ou qualquer área da vida, um bom projeto conta com inúmeras pessoas , todas fazendo análises para se chegar a um MVP funcional e a um resultado satisfatório. Satisfatório porque não é possível agradar a todos. Sempre algo será sacrificado.

A Microsoft é o que é porque ela enfia guela abaixo aquilo que ela acha ser o melhor para seus produtos. E com todas as visíveis deficiências ou modificações, ela ainda domina o mercado mundial. Falem ou falem mal, ela está lá. Aqui, onde a liberdade reina, onde as visões podem serem abraçadas pelos inúmeros projetos (e bons!), a comunidade open source sempre teve o problema da vaidade. Eu não gosto disso, então vou falar mal. Eu não gosto daquilo, então vou fazer campanha contra. Por exemplo, eu não entendo a birra que grande parte das pessoas tem contra os pacotes Snaps da Canonical. Parece que grande parte da comunidade precisa eleger um vilão, de tempos em tempos, para travar a Santa luta contra as hostes do mal. E enquanto a comunidade Desktop continua com seu frenesi, a Canonical nada de braçadas sobre o setor produtivo e inteligente.

Veja bem, eu não estou falando mal do nosso amigo que abriu este post, pelo contrário… Sou o tipo de homem que ama o contraditório. Acho excelente quando alguém traz uma observação que eu não vi ou não pensei. Neste ponto, eu gostaria de parabenizar a equipe do TigerOS pela postura neste post. Sinceramente, fiquei com uma impressão em outros posts que talvez vocês não fossem tão abertos a críticas. E sinceramente gostei de ver vocês até tentando replicar um problema. Isto é uma atitude madura e mostra que vocês podem estar trilhando um caminho bem diferente de outros projetos made in Brazil. Fica aqui minha menção de louvor. Prometo que uma hora vou testar sua distro.

Porfim, eu acredito que todas as distros tem suas belezas, pontos positivos e seus defeitos. Lá na frente, quando a idade chegar e a sabedoria fizer pousada em suas vidas, talvez vocês se lembrem que a nossa visão de mundo muda muito com o passar do tempo. Que coisas que nos são caríssimas na juventude serão bobagens quando nossa vivência for tão grande quanto nossos sonhos

Vida longa e próspera! :vulcan_salute:

4 curtidas

Puxa ! Para mim, as distro Triger OS é uma excelente distro. No momento estou com a Pop_!OS, também uma excelente distro!

1 curtida