Boas notícias: temos mais uma opção de distro Linux para jogos, entretanto, seu nome não é bem localizado para o Brasil. O PikaOS tem proposta semelhante ao Nobara, de facilitar a vida de Gamers Linux, trazendo pacotes para facilitar a portabilidade de jogos Windows, alguns programas e uma interface diferenciada.
O PikaOS, tem base Ubuntu e, tanto o site oficial, quanto o GitHub deles dá indícios de que ao menos alguns pacotes do Nobara foram utilizados pelo PikaOS. Durante a instalação do PikaOS, você decide quais pacotes e programas adicionais deseja, como drivers proprietários AMD e NVIDIA, fontes Microsoft ou até mesmo o PikaOS Game Utilities, que reúne Steam, Lutris, GOverlay, MangoHud, Wine, Winetricks, vkBasalt e outras ferramentas voltadas aos jogos.
Além disso, o sistema vem com 6 opções de layout para o GNOME, onde você pode deixar ele mais parecido com o macOS, ou com o Windows 11, ou com o GNOME 2, ou até mesmo com o Unity.
Um dos temas do PikaOS. Qual você acha que foi a inspiração dele? Fonte: zdnet
O símbolo do sistema é um passarinho, talvez para combinar com o nome “Pika”, mas de fato isso não ajuda na localização do sistema para o Brasil. Brincadeiras de quinta série à parte, a página da web do PikaOS e seu GitHub não são muito explicativos, precisei recorrer a um artigo para saber mais a respeito dele, mas dá pra dar uma colher de chá, considerando que é uma distro nova e tem tempo para melhorar.
Já conhecia o PikaOS? Você pode baixar para testar agora mesmo!