Instalei o pihole no Armbian e ele está rodando e registrando os acessos, porém não está bloqueando os adds. Sou novo em Linux e tbm no PiHole e tenho pouca experiência. Alguém poderia me ajudar?
Qual tipo de propaganda ele não está conseguindo bloquear?
O PiHole não consegue bloquear propagandas que vêm do mesmo domínio que o site “principal” (como é o caso das propagandas do YouTube). A maneira mais confiável de bloquear publicidade é no aplicativo que as exibiria — ou seja, colocar extensões no browser, usar frontends alternativos, ou se tornar membro/assinante/etc.
O site Uol é um exemplo. Outro exemplo são os apps do BB, do globo esporte, dentre outros.
Voce tem que definir o endereço de IP do pihole como seu servidor DNS nas configurações do seu dispositivo (caso queira blouqear apenas em um dispositivo específico), ou alterar o DNS do servidor DHCP do seu modem, para bloquear em sua rede inteira. Lembrando que você nao pode por outro servidor DNS secundário, se não vai dar um bypass no PiHole anyway. Tem que deixar ele como único servidor DNS
Tudo isso feito tbm, mas aproveitando o que vc falou sobre DHCP, qua seria a razão de configurá-lo? Ele não seria somente um distribuidor de endereços para a rede? No demais está tudo configurado corretamente
O servidor DHCP, além de entregar o endereço IP, entrega outras informações como gateway, e servidores DNS. Por isso, quando você deixa a configuração do seu celular ou seu computador em “DHCP”, não há necessidade de preencher essas informações manualmente.
No seu caso, você deve definir o endereço do servidor DNS nos seus dispositivos com o endereço do Pi-Hole. A outra abordagem, como mencionado pelo @brunot seria configurar isso direto no modem, de modo que a configuração seja aplicada automaticamente em todos os dispositivos da rede.
Outras considerações a se fazer:
- Qual o servidor DNS upstream do Pi-Hole?
- O problema se manifesta apenas em um dos seus dispositivos ou em todos? É no Android, Linux ou Windows?
O problema se manifesta em todos os dispositivos. As configurações do router estão corretas. Rodo o pihole numa placa Oragipipc com Armbian. Se configuro por máquina, da tudo certo, mas se não, tudo fica liberado. O problema parece estar no router. Ele é um Huawei EG8145V5
Legal, eu também estou rodando o Pi-Hole em uma OrangePi com o SO Armbian, mas com uma configuração um pouco diferente…
No seu caso aí, se realmente essas configurações que você mandou nos prints tiverem sido aplicadas no roteador, então o problema provavelmente deve estar nele mesmo.
Mas ainda tenho algumas sugestões:
- Reiniciar o roteador.
- Verificar se os seus dispositivos estão com a configuração de rede em DHCP, e se não há um DNS fixado neles.
- Limpar os caches de todos os seus dispositivos.
- Em um computador Linux, rode o comando
dig pi-hole.net
, para ver se de fato o Pi-Hole não está atuando como o servidor DNS. No caso de você rodar esse comando e aparecer uma linha como essaSERVER: 172.19.0.1#53(172.19.0.1)
, só que com o endereço do seu servidor Pi-Hole, então significa que de fato os dispositivos estão usando o Pi-Hole como servidor DNS. E nesse caso, o problema pode estar no Pi-Hole, que não está bloqueando os anúncios. Se aparecer outro endereço, em vez do IP do seu Pi-Hole, então, realmente, ele não está sendo usado como servidor DNS. - Resetar as configurações do roteador (em última instância, e caso tenha certeza que o problema é no roteador mesmo).
Olhando aqui o painel do meu Pi-Hole, vi que ele também a função de poder atuar como servidor DHCP (não havia notado antes).
Aí algo que você poderia tentar também. Mas nesse caso, você deveria desabilitar o servidor DHCP do seu roteador para
habilitar o do Pi-Hole.
Complementando a resposta de @Thiago12, veja tambem se dentro do pihole ele ta indicando que esta recebendo os requests e se esta bloqueando algo, voce pode ver isso no proprio dashboard dele.
Parcialmente deu certo! Precisava configurar tbm o DNS no Armbian que está rodando o pihole mas alguns adds são exibidos, principalmente em aplicativos do Android.
Mas mexer na configuração de DNS individual do Debian/Armbian não deve afetar os outros dispositivos na rede.
Isso depende do aplicativo. Eu consigo bloquear os anúncios de quase todos os apps com o Pi-Hole. Mas há apps, como o YouTube, que não tem como bloquear anúncios via DNS.
Meu YouTube é premium então não tem propagandas msm. Aqui o pihole identifica as queries, apresenta um número de mais de 6 milhões de bloqueios, entretanto as propagandas continuam liberadas.
Nota: fiz o bloqueio na raiz, ou seja, no modem.
Isso está muito estranho… faça um teste neste site, se tiver exibindo anúncios, então seu Pi-Hole não está bloqueando:
Obrigado Thiago mas agora está plenamente funcional, mas isso depois que coloquei o pihole para sem tbm meu servidor DHCP.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.