Instalei o pihole no Armbian e ele está rodando e registrando os acessos, porém não está bloqueando os adds. Sou novo em Linux e tbm no PiHole e tenho pouca experiência. Alguém poderia me ajudar?
Qual tipo de propaganda ele não está conseguindo bloquear?
O PiHole não consegue bloquear propagandas que vêm do mesmo domínio que o site “principal” (como é o caso das propagandas do YouTube). A maneira mais confiável de bloquear publicidade é no aplicativo que as exibiria — ou seja, colocar extensões no browser, usar frontends alternativos, ou se tornar membro/assinante/etc.
O site Uol é um exemplo. Outro exemplo são os apps do BB, do globo esporte, dentre outros.
Voce tem que definir o endereço de IP do pihole como seu servidor DNS nas configurações do seu dispositivo (caso queira blouqear apenas em um dispositivo específico), ou alterar o DNS do servidor DHCP do seu modem, para bloquear em sua rede inteira. Lembrando que você nao pode por outro servidor DNS secundário, se não vai dar um bypass no PiHole anyway. Tem que deixar ele como único servidor DNS
Tudo isso feito tbm, mas aproveitando o que vc falou sobre DHCP, qua seria a razão de configurá-lo? Ele não seria somente um distribuidor de endereços para a rede? No demais está tudo configurado corretamente
O servidor DHCP, além de entregar o endereço IP, entrega outras informações como gateway, e servidores DNS. Por isso, quando você deixa a configuração do seu celular ou seu computador em “DHCP”, não há necessidade de preencher essas informações manualmente.
No seu caso, você deve definir o endereço do servidor DNS nos seus dispositivos com o endereço do Pi-Hole. A outra abordagem, como mencionado pelo @brunot seria configurar isso direto no modem, de modo que a configuração seja aplicada automaticamente em todos os dispositivos da rede.
Outras considerações a se fazer:
- Qual o servidor DNS upstream do Pi-Hole?
- O problema se manifesta apenas em um dos seus dispositivos ou em todos? É no Android, Linux ou Windows?