PewDiePie: -"Terminei com o Google"

PewDiePie declara independência do Google e adota alternativas open source

O youtuber sueco PewDiePie, um dos maiores criadores de conteúdo do mundo, publicou em 26 de junho de 2025 o vídeo “I’m DONE with Google” (“Terminei com o Google”), detalhando sua decisão de abandonar quase todos os serviços da Big Tech e migrar para soluções open source e alternativas focadas em privacidade.

Motivação: privacidade e autonomia

No vídeo, PewDiePie aparece com um chapéu de papel alumínio, em tom bem-humorado, para simbolizar sua preocupação com a vigilância das grandes empresas de tecnologia. Ele relata que a decisão de “desgooglizar” sua vida começou por desconforto com o rastreamento de dados e a sensação de falta de controle sobre seus próprios dispositivos e informações.

“Tudo que eu faço está sendo rastreado. Eu queria retomar o controle sobre meu software e não ficar à mercê do que as big techs decidem”, diz PewDiePie no vídeo.

Principais mudanças e dicas

PewDiePie compartilha as principais mudanças que fez e recomenda aos seguidores:

• Trocar o motor de busca: Ele sugere abandonar o Google Search e usar alternativas como DuckDuckGo, que não rastreiam o usuário.

• Mudar de navegador: O youtuber recomenda navegadores como Firefox (com ajustes de privacidade) ou Brave, em vez do Chrome, destacando que navegadores gratuitos geralmente coletam dados para monetização.

• E-mail alternativo: Ele deixou o Gmail, optando por serviços pagos ou de código aberto, como ProtonMail, para maior privacidade.

• Celular com sistema customizado: PewDiePie instalou o GrapheneOS em seu Pixel 9, um sistema operacional focado em segurança e privacidade, citando até Edward Snowden como usuário. Ele destaca o controle granular sobre permissões de aplicativos e a possibilidade de isolar apps em perfis separados.

• Gerenciador de senhas próprio: Para evitar assinaturas caras, ele passou a usar o Vaultwarden, uma solução open source auto-hospedada em um Raspberry Pi, garantindo controle total sobre seus dados.

• Armazenamento de arquivos: No lugar do Google Drive, PewDiePie montou um servidor próprio usando File Browser e scripts via SSH, permitindo transferências seletivas e sem depender da nuvem de terceiros.

Desafios e aprendizados

O criador admite que o processo de “desgooglização” envolve desafios técnicos e uma curva de aprendizado, especialmente ao configurar servidores e sistemas operacionais alternativos. Ele relata dificuldades, como a instalação de aplicativos em arquiteturas diferentes e a busca por alternativas de teclado com suporte a múltiplos idiomas.

Apesar disso, PewDiePie afirma que a experiência foi recompensadora, trazendo mais autonomia, privacidade e até uma sensação de diversão ao explorar o universo open source.

Crítica ao modelo de negócios das big techs

O vídeo também traz críticas ao modelo de negócios de gigantes como Google e Microsoft, que oferecem serviços gratuitos em troca de dados dos usuários. PewDiePie questiona o valor de pagar por armazenamento em nuvem ou gerenciadores de senha, defendendo o uso de soluções próprias e gratuitas.

A iniciativa de PewDiePie reflete uma tendência crescente de busca por privacidade digital e alternativas open source. O vídeo serve como guia prático e inspiração para quem deseja reduzir a dependência de grandes empresas de tecnologia e assumir maior controle sobre seus dados e dispositivos.

Gostou do conteúdo? Agora queremos saber a sua opinião!

Você já pensou em abandonar os serviços do Google ou de outras big techs? Já usa alguma alternativa open source ou tem dicas para compartilhar? Deixe seu comentário aqui embaixo contando sua experiência ou opinião sobre o tema. Sua participação é muito importante para enriquecer a discussão!

google youtube opensource privacidade

5 curtidas

Opa, excelente novamente. Já tô nessa rota aí tem uns anos, desde 2020 mais ou menos. Comprei um Google Pixel um tempo atrás justamente pelo GrapheneOS, sistema maravilhoso. Tenho um Xiaomi véio com LineageOS também, tudo sem google services. A sensação é realmente libertadora, o seu celular não enche o saco e você simplesmente não vira escravo dele. Única coisa que sou obrigado a usar ainda, por viver no Brasil, é o Whatsapp. Eu até uso o Signal mas pouca gente fala nele e a maioria dos serviços funcionam pelo whatsapp, uma desgraça. De resto só aplicativos do F-Droid.

Depois que você abandona o Google você percebe como essa praga só serve pra roubar teus dados e tua atenção, é totalmente dispensável, acho que a única coisa deles que presta é o Google Maps. Prefiro mil vezes abrir mão de alguma comodidade pela paz de espirito de não ser vigiado 24/7.

Eu já tentei também viver uns meses com um dumb phone mas como preciso de Uber frequentemente infelizmente não consegui. O mais próximo foi usar o celular totalmente degoogled com o Unlauncher, e abro o Uber pelo navegador, me serve perfeitamente e não fica no meu caminho. Única desvantagem é que o GPS não funciona direito, tem que colocar os endereços manualmente.

1 curtida

mas vai largar o youtube e os rios de dinheiro que ele ganha ou só ta com fogo de palha com a comunidade livre por causa do hyprland?

1 curtida

Ele mesmo disse no vídeo que não vai largar o YouTube por motivos óbvios, é a renda do cara.

1 curtida

Esse cara tá demais! Em alguns pontos ele já tá mais radical que eu, que venho fazendo essa desintoxicação das big techs a anos. É tipo um Rodrigo Hilbert, que quando vc pensa que é ■■■■■ por fazer um churrasco ele aparece soldando a própria churrasqueira.

Espero que ele continue com as reflexões sobre o mundo atual, o que é certo e errado e como deveria ser o mundo. Logo ele vai perceber que se o mundo for diferente, centrado no bem estar humano, não será necessário fazer todo esse esforço que ele vêm se aprofundando.

3 curtidas

Ele precisa largar o YouTube pra não acharem que ele está sendo hipócrita?

Opa :waving_hand:

E como você faz para funcionar apps de banco? Tipo, a maioria deles precisa do SafetyNet do Google, então, como você faz? Eu já vi que tem soluções, mas geralmente temporárias.

1 curtida

Encontrei esse documentário no youtube

Eu tenho um celular separado que deixo só em casa para transações bancárias, não uso no meu celular que saio na rua. Porém o app do nubank funciona sem google apps, as vezes instalo ele se preciso fazer um pix de emergencia na rua, deixo com pouco saldo e mandei tirarem a opção de empréstimo no suporte, assim corro menos riscos de tomar golpe se me roubarem o cel. Dos que testei o Nubank foi o único que funcionou sem google apps e microG. A priori deixo sem nada, meu celular não tem nenhuma informação pessoal e mantenho os chats do whatsapp e signal sempre zerados, se tem conversa importante eu mando exportar e salvo em outro lugar e apago logo em seguida, se roubarem meu celular não vão saber nem meu nome.

2 curtidas

Como já diziam os sábios, o problema não é a tecnologia em si e sim o sistema que ela está inserida e dá a finalidade para ela. De fato, se o mundo fosse pensado de forma diferente nada disso seria necessário e toda essa tecnologia trabalharia a nosso favor e não a favor do capital. Enquanto não é possível resistimos e lutamos como for possível.

1 curtida