[PESQUISA] Acerca da utilização da IA como resolução de problemas no Linux

Isso é permitido aqui? Ultimamente estou vendo vários comentários no fórum com pessoas endossando sugestões feitas por IA. Acredito que não preciso explicar o óbvio problema dessa prática e que isso pode acabar causando diversos problemas para quem segue. Quem entra aqui no fórum está procurando auxílio por parte de humanos com conhecimento em Linux, se é para ler resposta feita por IA basta perguntar a IA. Além disso, muitas vezes é difícil você identificar se a IA está ou não alucinando quando você não tem conhecimento total do assunto.

Um exemplo? Eu sou novato no Linux, iniciei ontem no Pop_OS! e meu WI-FI não funciona. Pergunto à IA. Ela sugere dar rm -rf /* --no-preserve-root para resolver o problema do WI-FI e otimizar o sistema. Um usuário experiente saberia reconhecer que isso é um absurdo, mas eu que cheguei ontem no Linux não.

Ou então, um usuário tem um problema com um driver e pede ajuda aqui no fórum, eu vou responder e peço auxílio da IA, que sugere um monte de comandos desconhecidos com o potencial de quebrar o sistema. Eu, mesmo sendo um usuário mais experiente, posso não perceber o resultado disso e respondo no tópico com a sugestão da IA.

Terceiro ponto: Problemas, mesmo aqueles que são iguais, acontecem por diferentes variáveis, e a IA muitas vezes não percebe isso.

Além de tudo isso, acredito que o fato de não haver posicionamento sólido a respeito da IA abre um precedente perigoso: O Stackoverflow era o fórum de tecnologia mais confiável para resolver os mais diversos problemas, hoje está cheio de lixo gerado por IA.

Você apoia o uso de IA no fórum?
  • Sim, acredito que a IA deveria ser permitida completamente
  • Não, acredito que deveria haver uma proibição total
  • Acredito que a moderação deveria emitir um posicionamento e impor regras em relação ao uso
0 votante

Pingando @moderators porque é um assunto que interessa a eles.

2 curtidas