[PESQUISA] Acerca da utilização da IA como resolução de problemas no Linux

Isso é permitido aqui? Ultimamente estou vendo vários comentários no fórum com pessoas endossando sugestões feitas por IA. Acredito que não preciso explicar o óbvio problema dessa prática e que isso pode acabar causando diversos problemas para quem segue. Quem entra aqui no fórum está procurando auxílio por parte de humanos com conhecimento em Linux, se é para ler resposta feita por IA basta perguntar a IA. Além disso, muitas vezes é difícil você identificar se a IA está ou não alucinando quando você não tem conhecimento total do assunto.

Um exemplo? Eu sou novato no Linux, iniciei ontem no Pop_OS! e meu WI-FI não funciona. Pergunto à IA. Ela sugere dar rm -rf /* --no-preserve-root para resolver o problema do WI-FI e otimizar o sistema. Um usuário experiente saberia reconhecer que isso é um absurdo, mas eu que cheguei ontem no Linux não.

Ou então, um usuário tem um problema com um driver e pede ajuda aqui no fórum, eu vou responder e peço auxílio da IA, que sugere um monte de comandos desconhecidos com o potencial de quebrar o sistema. Eu, mesmo sendo um usuário mais experiente, posso não perceber o resultado disso e respondo no tópico com a sugestão da IA.

Terceiro ponto: Problemas, mesmo aqueles que são iguais, acontecem por diferentes variáveis, e a IA muitas vezes não percebe isso.

Além de tudo isso, acredito que o fato de não haver posicionamento sólido a respeito da IA abre um precedente perigoso: O Stackoverflow era o fórum de tecnologia mais confiável para resolver os mais diversos problemas, hoje está cheio de lixo gerado por IA.

Você apoia o uso de IA no fórum?
  • Sim, acredito que a IA deveria ser permitida completamente
  • Não, acredito que deveria haver uma proibição total
  • Acredito que a moderação deveria emitir um posicionamento e impor regras em relação ao uso
0 votante

Pingando @moderators porque é um assunto que interessa a eles.

2 curtidas

Amigo, sou iniciante em Linux. Compreendo seu posicionamento. Mas por que vc acha que IA daria uma sugestão dessas para resolver um problema de Wifi?

Concordo contigo que ajudar os outros usando IA pode parecer estranho. Mas na semana passada eu recebi um apoio de um colega que fez a IA fornecer uma resposta que eu não estava conseguindo, através da maneira de falar com ela de focar a janela de contexto dela de uma maneira que eu não consegui. Também creio que, mesmo respostas de humanos também não são 100%.

Na minha opinião, o esforço do aprendizado utilizando IA para o seu computador pessoal não gera nenhum prejuízo de maior magnitude do que ter que formatar ele (lembrando que backup pessoal é uma recomendação independente de estar modificando o sistema ou não), e servir como um laboratório de aprendizado. Tipo, usar AI para pilotar um 747 é uma coisa, mas fuçar meu notebook e aprender como Linux funciona nele e depois descobrir que fiz coisa errada, mesmo tendo que formatar, é outra.

4 curtidas

A IA do Google já sugeriu usar cola branca na pizza como forma de engrossar a massa. Não é algo absurdo, e foi apenas um exemplo.

O problema é a utilização da IA para gerar conteúdo, basear a resposta puramente no que a IA falou. Não dá pra saber se a pessoa verificou antes de postar e mesmo que tenha verificado, não dá pra saber se ela tem a capacidade de detectar uma eventual alucinação.

A questão é você usar IA numa tentativa de ajudar os outros e acabar levando esse novato ao erro. Além disso, para mim a melhor forma de aprendizado e resolução de problemas é sempre ler a documentação.

7 curtidas

Entendi. Obrigado por compartilhar.

2 curtidas

Para mim, a pessoa vir pedir ajuda num fórum e receber resposta de IA é igual a ir em um médico e ele estar com o ChatGPT aberto. Nada supera a documentação e relatos de outros usuários. Outro ponto é que não dá pra saber se na base de treinamento da IA há o conhecimento necessário para que ela dê uma boa resposta sobre o problema do Linux. Segundo ponto? Ela pode considerar algo específico de uma distribuição como algo presente em todas e dar uma resposta errada.

2 curtidas

A respeito do segundo ponto, já experimentei isso também. Muitas vezes as respostas já vem orientadas para distros Debian/Ubuntu-like.

2 curtidas

@sr_llucas @acvsilva @msteles Abri uma enquete para ver qual a opinião do fórum.

3 curtidas

Acredito que a moderação poderia fixar esse tópico para ter o máximo de participação possível.

2 curtidas

I.A. está entre nós caso gostemos ou não, e ela facilita muitoooo a minha vida, hoje mesmo recebi um dongle wifi muito novo que não vem nem nos kernels mais novos.

Com duas ou três tentativas da ia ela conseguiu gerar um bash que resolveu meu problema.

Claro eu verifiquei o que ela estava pedindo para fazer mas isso é incrível e como todo ferramenta saber usar é essencial.

3 curtidas

Esse é o problema. Você confiaria que todos aqueles que postam aqui no fórum utilizando IA verificam as respostas?

Concordo. Não significa que o uso dela não deva ser restringido ou até proibido em certos casos. Além disso, você tentou ler a documentação, que é muito mais confiável, antes de recorrer à IA? Terceiro ponto: Como você disse, ela só deu a resposta correta depois de várias tentativas.

Outra questão é que a IA também é muito inconsistente: Você pode não conseguir a resposta que quer em 4 tentativas, pode conseguir uma resposta mais convicente, porém incorreta, enquanto outro usuário pode conseguir a resposta correta a mesma pergunta em apenas 1 tentativa.

3 curtidas

uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. a IA nada mais é que uma jumentice automatizada que te dá respostas baseada no banco de dados que ela tem.

uso IA frequentemente no meu pinguim, principalmente para fazer meus scripts pessoais, e ela resolve adequadamente a tarefa.

óbvio que o interessado em resolver um problema receberá de resposta o que perguntou.

uma pergunta bem feita, com todas as variáveis inseridas, terá maior probabilidade de receber resposta “útil”.

e claro que não devemos ser ingênuos em aceitar o resultado passivamente. em último caso, os racionais somos nós.

6 curtidas

Antes de fazer este questionamento, seria interessante se questionar o que é mais importante: resolver o problema ou ter a resposta humana? Eu sempre priorizo a resolução do problema, independente de qual fonte seja.

Acredito que estes questionamentos são uma resistencia ao que não tem como resistir, IA já faz parte da vida das pessoas, você pode escolher usar ela ou não, mas quem escolhe utiliza-la percebe no minimo um ganho de produtividade absurdo.

Antes a resolução dos bugs que tinha demorava algumas horas ou dias de pesquisa, hoje com uma explicação dos detalhes tem uma resolução em algumas tentativas no máximo.

Sobre o uso especifico no fórum, eu sigo os seguintes critérios:

• Sei a resposta, utilizo a IA para dar um contexto explicativo para ela para ganhar tempo e fornecer uma resposta melhor.
  • Senão sei a resposta, não respondo a duvida, visto que não sei se vai alucinar na resposta.
8 curtidas

A resolução do problema, porém não é sempre que a IA consegue fazer isso.

O problema não é utilizar IA para contextualizar melhor a resposta, mas sim utilizar quando não se sabe a resposta. E é isso que está sendo permitido aqui, pois as regras não proíbem essa conduta.

Acredito que tanto a opção 1 da enquete quanto a opção 3 defendem, na prática, a proibição da IA no fórum, pois a imposição de regras pode resultar de qualquer forma na proibição da inteligência artificial para gerar e usar conteúdo baseado completamente nela, e a opção 1 foca justamente em impedir a utilização delas para gerar resposta, não em impedir todo e qualquer uso, como utilizar a IA para correção gramatical, o que é praticamente a mesma coisa do que usar o Eloquent ou o LanguageTools. Para mim, isso não é nem utilizar IA, porque a resposta ainda é humana, apenas mais contextualizada.

2 curtidas

Votei em ser completamente livre pois não vejo como estabelecer regras para isso que realmente sejam eficazes. Lógico que pessoas que ajudam com IA, mas que também não sabem o que estão fazendo, se tornam um desafio, principalmente para quem está começando. Concordo plenamente com o @LinuxUser neste aspecto.

Mas acho que fica uma missão sobre-humana aos moderadores para atender a demanda de verificação (a não ser que usemos IA para fazer isso rsrsrs).

De IA ou gente ensinando coisa errada, a internet está cheia. Cabe às pessoas usarem seu bom senso, e avaliarem o risco-benefício do que estão por implementar.

3 curtidas

Talvez uma regra que obrigue que todas as respostas geradas por IA estejam sinalizadas seja um meio termo, e ai vai da escolha de cada um seguir aquilo ou não.

3 curtidas

Salve pessoal, tudo bem com vocês?

Este assunto já foi abordado internamente e ainda não temos um posicionamento “formal” sobre isso.

Entendo que muitas vezes devido à boa vontade de ajudar a comunidade, repostas geradas por IA são recomendadas por membros diversos. Minha opinião pessoal sobre isso é que um texto gerado por IA que você não tem certeza de que vai ajudar, dificilmente deveria ser indicado como resposta para alguém.

Chatbots são uma realidade acessível hoje e banir seu uso é praticamente impossível e pode até, ser ruim em alguns cenários.

Enquanto algo não é definido, contamos com o bom senso de cada um de vocês.

:vulcan_salute:

9 curtidas

Será que uma regra que obrigasse as respostas geradas por IA a serem sinalizadas não seria um meio-termo interessante?

2 curtidas

O problema é que precisaria de uma IA para identificar outra IA, rsss

2 curtidas

a IA afirma que nao esta congestionada, mas em horarios de “congestionamento”, isso geralmente seria na parte da tarde, ela fornece respostas falhas, acho que isso ocorre para economizar recursos ela informar qq coisa, tentei usar no periodo da manha:ok, na parte da tarde:no, muitas falhas.

em resumo, o uso da IA pode ser valida para obter algumas informacoes, desde que nao seja feita em horarios de “congestionamento”.
isso na minha opiniao.

1 curtida

Ai depende do bom senso e daquele que usou a IA para deixar a resposta identificada logo no início. De qualquer forma, acho que não tem outra alternativa viável.

Então agora estamos dependentes do horário em que a IA está mais disposta para receber respostas de qualidade no fórum? IA erra independentemente do horário, por exemplo? Hoje estava com uma dúvida e tive que perguntar três a quatro vezes para receber a resposta que queria, e ainda recebi várias respostas conflitantes. A grande maioria dos chatbots nem sequer sabe fazer matemática básica, erra em questões de conhecimento geral, português, separação silábica…

Tópico do próprio fórum, é exatamente isso que ocorre:

2 curtidas