Nos últimos meses estou pesquisando e assistindo várias coisas sobre linux, crendo no seu amadurecimento desde que conheci na década de 90.
Procurando uma distribuição que pudesse me atender para que eu pudesse me livrar de software pago, hardware com obsolescência programada e poder sair do mac, montei um pc e pretendo migrar tudo para ele com linux.
Testei 8 distros e acabei escolhendo ao fim dos testes a versão xiva studio, pois tive muitas dificuldades com o hardware no ubuntu studio, onde coisas como controlar o brilho da tela se mostraram uma maratona sem chegada. Percebi também que o kernel de baixa latência do ubuntu studio e do xiva studio são fundamentais para lidar com midi. A diferença fica enorme comparando com outras distribuições e achei MUITO complicado fazer a adaptação destes itens em outra distro. A própria aparência é complicada de levar para outras versões e eu não quero ficar perdendo tempo com personalizações. Quero apenas meu hardware funcionando e um layout limpo voltado a um monitor de 32" 4k, e a maioria das distros está despreparada “out of box” para isso.
Um dos desafios foi fazer meu teclado e mouse logitech mx e master 3 funcionarem com suas funções avançadas, que ajudam muito na produtividade.
Instalei o solaar e consegui fazer funcionar na maioria das distros, mas na versão mais nova do xiva linux, versão de 19.1.25, o solaar instala normalmente, mas não reconhece automaticamente o receptor unifying. Eu preciso desconectar o receptor fisicamente na usb e reconectar para funcionar. Ou seja, os módulos estão sendo achados, mas o arquivo 42xxxx.rules que os desenvolvedores indicam não está sendo suficiente para permitir o sistema reconhecer o receptor na inicialização do sistema.
Eu estou ciente que no site oficial tem arquivos para ajustar as regras, em duas versões, uma específica para wayland. Usei as duas, da mesma forma que funciona em outras distros, sem sucesso.
Estou usando wayland, kernel 6.6.65-1 - e já testei tanto o solaar nativo da loja e a versão git, ambos com o mesmo resultado.
Quando executo o solaar no terminal, como sudo, ele funciona, ou seja, a configuração está correta, mas sem as permissões e parece que alguma coisa nova nesta atualização mudou o funcionamento das permissões dos arquivos *.rules - e também funciona com a reconexão do dongle USB.
Como ajusto estas permissões para ele detectar o unifying sozinho ao iniciar o sistema?
Obrigado!