Acredito que o amigo esteja confundindo alguma coisa.
O “sistema de arquivos” usado pelo Windows nesse HDD pode ser FAT, exFAT, NTFS, ou no máximo ReFS.
“Fuse” são ferramentas para lidar com “sistemas de arquivos”:
Problemas de permissão de Leitura / Escrita em “partições adicionais”, geralmente se devem ao modo como são “montadas” pelo Linux.
No Kubuntu, bastava eu clicar na “partição adicional” (que aparecia no Dolphin) para montá-la (usando uDisks2
), com todos os direitos: – A partição ficava sendo “minha”, e eu podia Ler / Gravar:
Essas “propriedades”, na verdade, não estão “lá” (na partição que veio do Windows), mas no “ponto de montagem” – que era uma pasta vazia /media/flavio/Works
com link simbólico para aquela partição.
Outras distros vêm sem permissão para o usuário fazer essa montagem – então, o sistema pede uma senha com poderes para fazer isso – e cria uma pasta-link que pertence ao super-usuário – e neste caso, o usuário comum fica sem acesso para Gravar.
Em algumas dessas distros, a “pasta vazia” (ponto de montagem) pode ser /run/media/flavio/Works
por exemplo:
Ao usar o comando chmod 777 você alterou as permissões, mas provavelmente o ponto de montagem continua pertencendo ao super-usuário – para mudar isso, deveria usar chown 1000:1000
(caso seu usuário e seu grupo sejam “1000”).
Além disso, convém usar o parâmetro -R para que faça efeito em todas as subpastas:
$ sudo chown -R flavio /run/media/flavio/*
Eis como o KDE lida com essa montagem:
Não conheço o Pop_OS, nem qual a DE que ele usa, mas é possível que você possa resolver isso criando um arquivo /etc/polkit-1/rules.d/99-udisks2.rules
e colando nele uma autorização para a montagem dessas partições pelo udisks2 sem privilégios:
// Allow udisks2 to mount devices without authentication
polkit.addRule(function(action, subject) {
if (action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system-internal") { return polkit.Result.YES; } });
Isso, caso você plugue o HDD depois que o Pop_OS já está em atividade.
Se o HDD ficar sempre plugado, basta incluir sua partição no /etc/fstab
com parâmetros que dêem plenos poderes ao usuário.