Permissão a partição

Pessoal,

instalei o Linux Mint no pc da minha mãe, porém ela não tem acesso a partição ntfs aonde a pasta dela fica.
o meu usuário é o adm e o usuário dela é o usuário padrão.

como que eu faço para dar permissão de acesso a ela a partição ntfs???

é nessa partição que fica a pasta com os arquivos dela!

ela pode ter acesso total a todos os arquivos da partição.

o problema é que quando clico para montar a partição no usuário dela, pede a minha senha de adm!

Olá.

Se você colocar pra montar na inicialização não vai pedir senha usuário root.

Segue tutorial usando gnome-disk, modo gráfico.

Se você preferir modo linha de comando tem uns tópicos aqui no fórum indicando o caminho.

@Votherou mas esse processo, eu faço no meu usuário ou no usuário da minha mãe?

O manual diz isso:

/dev/sda5 /home/user/mnt ntfs-3g uid=1000 0 0

Isso é para colocar dentro do arquivo FSTAB.
O valor “uid=1000” é o ID de usuário, troque pelo ID de usuário da sua mãe.

1 curtida

Não sei. :person_shrugging:

Tente nos dois. Comece pelo usuário dela.
Para fazer esse procedimento (mais precisamente na hora de dar “ok” na janela de “opções de montagem”) você terá que digitar a senha do usuário root.

Depois disso, eu espero que o sistema não solicite senha pra acessar essa partição a partir da conta de usuário da sua mãe.
Se isso não acontecer - se a partição não montar sozinha na inicialização e se for solicitada senha root para acessar a partição a partir da conta de usuário da sua mãe é que algo deu errado e eu não vou saber dizer o que é.

Eu já fiz o procedimento algumas vezes.
Nunca falhou. Mas eu fiz apenas pra um usuário. Nunca tive curiosidade de testar como isso funcionaria com mais usuários numa mesma máquina.

ela que vai usar o pc 99% do tempo! o meu usuário é somente para atualizar as coisas e evitar possíveis problemas que venham a aparecer!

1 curtida