Olá, pessoal!
Estou enfrentando um problema intermitente e um tanto intrigante no meu sistema. Do nada, meus periféricos (teclado/mouse) param de responder completamente. O detalhe é que as luzes deles continuam acesas, o que indica que as portas USB ainda estão fornecendo energia, mas o sistema parece perder a comunicação ou o controle dos dispositivos.
Configuração do meu ambiente:
Processador: Intel Core i5-2400
Versão do Kernel: 6.8.0-124-generic
O que eu já notei / Detalhes adicionais:
(Opcional: Adicione aqui se isso acontece em momentos específicos, ex: “Geralmente acontece após algumas horas de uso” ou “Acontece de forma totalmente aleatória, mesmo com o PC ocioso”).
As luzes continuam acesas, então não me parece ser uma perda total de energia física na porta USB.
Alguém já passou por algo parecido usando o Kernel 6.8 ou essa linha de processadores/placas-mãe mais antigas? Suspeito que possa ser algo relacionado ao gerenciamento de energia do Kernel (como o autosuspend do USB) ou alguma falha de driver/interrupção (IRQ).
Se alguém souber quais logs específicos (como dmesg ou journalctl) eu devo monitorar ou quais parâmetros de Kernel posso testar para isolar esse problema, agradeço muito!
Seja bem vindo ao fórum @yamazaky!
Já peguei alguns casos parecidos e, sem os logs, fica difícil apontar uma causa específica.
O fato de as luzes do teclado e mouse continuarem acesas indica que a alimentação das portas USB continua funcionando. Ou seja, o problema parece estar na comunicação entre o controlador USB e o sistema, e não na energia fornecida às portas.
Eu começaria verificando os logs logo após o problema acontecer:
sudo dmesg -Tw
ou:
journalctl -k -b
Procure por mensagens contendo termos como:
xhci_hcd
ehci
usb
reset
device descriptor
timeout
I/O error
controller
Também vale identificar qual controlador USB está sendo utilizado:
lspci -nnk | grep -A3 -Ei "USB|XHCI|EHCI"
Como esse i5-2400 é da geração Sandy Bridge, dependendo da placa-mãe o controlador USB pode ser mais antigo, e alguns kernels recentes acabam evidenciando problemas de firmware/BIOS que antes passavam despercebidos.
Outro teste interessante é desabilitar temporariamente o autosuspend do USB para descartar algum problema relacionado ao gerenciamento de energia.
Primeiro verifique o valor atual:
cat /sys/module/usbcore/parameters/autosuspend
Se estiver habilitado, faça um teste adicionando o seguinte parâmetro na inicialização do kernel:
usbcore.autosuspend=-1
Se o problema deixar de ocorrer, há um bom indício de que a causa esteja relacionada ao gerenciamento de energia das portas USB.
Também recomendo verificar se existe uma atualização de BIOS para a placa-mãe. Muitos fabricantes lançaram correções para controladores USB em placas mais antigas.
Uma informação importante é descobrir se apenas o teclado e o mouse deixam de responder ou se o sistema inteiro trava.
Se o computador continuar acessível via SSH ou responder ao ping, é bem provável que o problema esteja restrito ao subsistema USB. Ou, se tudo congelar, aí vale investigar outras possibilidades, como travamento do kernel, driver de vídeo, memória RAM ou até fonte de alimentação.
Antes de concluir que é um bug do Kernel 6.8, eu tentaria coletar os logs acima. Na maioria dos casos, o dmesg já mostra se o controlador USB entrou em erro, foi resetado ou simplesmente deixou de responder.