Periféricos Logitech

Olá, tudo bem?
Eu sou novato no mundo linux, porém já me aventurei em alguns distribuições e acabei optando em usar o PopOs!
Contudo, entrei na seara de procurar aplicações que eu acredito ser indispensáveis para mim !
O primeiro programa é o MSI AFTERBURN ! Como eu tenho uma RTX 4080 e dependendo da aplicação a danadinha esquenta bastante, fazer uma curva de nível dos fans é uma excelente escolha para não deixar ela chegar aos 80 graus.

O segundo programa é o LOGITECH G HUB. Com ele posso controlar os DPI e configurações do meu mouse - logitech 903 lighting - sem nenhum problema.

O terceiro mas não menos importante uso o ASTRO COMMAND CENTER* para configuração do meu headset !

Enfim… Preciso de ajuda para lidar com esses empecilhos. Se possível, se alguém souber, se é viável instalar tudo pelo wine ( realmente não manjo nada de wine), ou se tiver alguma aplicação parecida direto do linux também ajudaria.

Fico no aguardo.

Agradeço desde já.

1 curtida

Pra substituir a parte de overlay do msi afterburn usa goverlay

Para a parte de overclock de placa de video e controle de fans da nvidia eu não sei, mas pra AMD e INTEL e para sua CPU fica a dica do CoreCTRL

Pra substituir o hub da logitech acredito que o openrgb sejá suficientenmente bom, mas também tem o piper

A parte do headset astro, tentaria primeiro rodar ele por wine mesmo e ver se funciona, mas talvez seja um pouco mais difícil achar solução, nunca precisei de algo do tipo, então não conheço nada

Obrigado pela atenção meu prezado.
Você teria como indicar um vídeo tutorial para a instalação via wine?
tentei aqui mas falhei miseravelmente.

Cara, andei olhando, na real o que precisa ser feito é uma vm com pass through de usb, um pouco mais complicado, mas tem como se quer evitar windows na maquina!

eu indicaria o virtmaneger pra fazer isso, é bem simples de usar, mas querendo ou não vai acabar ficando com uma vm no pc, e caso o fone não “salve” os pressets na memoria interna, acredito que não vai funcionar

Eu tenho um mouse Logitech, uma Nvidia 3090. E eu uso KDE Plasma 6, se vc usa o gnome eu não sei se o piper funciona bem nele…

-Para configurar o mouse (botoões, led, etc) eu uso o piper

sudo add-apt-repository ppa:libratbag-piper/piper-libratbag-git
sudo apt update
sudo apt install ratbagd

-Para controlar as fans da placa o MangoHud, que é instalado quando vc instala o Goverlay, tem ele na pop store. Abrindo o Goverlay é só clicar na aba Performance e setar as suas preferencias e habilitar o Global Enable.

Agora para o Astro não tem nada similar ou que funcione (ele não funciona via wine), tem até umas configs básicas para fazer no pipeware mas não sei se vai te atender. A melhor solução é usar o Windows (pode ser por VM) para setar as suas configs.

Assim como você eu também sou iniciante no mundo do Linux (1 ano +/-) e eu escolhi o ArchLinux para ser minha distro. Eu sei que não é a melhor distro para iniciante, mas como eu sou da época do MS-DOS 5.3 onde NADA era em português, eu me virei muito bem pesquisando nos forums (apesar da comunidade do Arch ser bem escrota), e no inicio eu passava mais tempo pesquisando como resolver meus problemas nele do que usando o sistema operacional.
Uma dica que eu te dou é: use e abuse das pesquisas no Google e no Bing (o bing para pesquisas em inglês é melhor que o google).