Peppermint OS com o DE do KDE plasma, Gnome?

Boa noite galera, se liga no Peppermint

Vocês não estão lendo errado, confesso que eu estou surpreso com isso. Um ano usando a distro dos meus sonhos.
Mesmo eu mexendo, fuxicando, pesquisando, atribuindo novos recursos eu ainda não aprendi nada sobre a minha distro amada e de repente me deparo com essa de que eu posso instalar um “DE” diferente na distro sem precisar formatar o mesmo pra isso.
Fui verificar o login e percebi isso aqui.

Selecionei o Plasma X11 a tela ficou preta aparecendo o loading do “KDE Plasma” e em seguida só apareceu a imagem na tela sem a area de trabalho, parece que tem que instalar a biblioteca dinãmica do mesmo para funcionar.

Galera perdoe-me a ignorancia minha mas é possível mesmo fazer isso ?
Instalar outra DE pode sacrificar a DE anterior ?
Como funciona exatamente ?

4 curtidas

O problema que ficará tudo misturado na home.
Uma bagunça.

Já fiz e não recomendo.

Irão funcionar, mas não vale a pena.

3 curtidas

vc pode instalar qualquer DE que quiser, se funcionará a contento é outra história.

2 curtidas

funciona mas é igual o @swatquest comentou fica tudo misturado, pode ser que de inconsistência, eu usava gnome com o i3wm, porque o i3wm é muito enxuto é de boa.

3 curtidas

Uma vez, instalei o Debian com todos os DEs que o Tasksel oferecia: – KDE, Gnome, Cinnamon, MATE, Xfce, LXDE…

Fiquei com um monte de gerenciadores de arquivos, emuladores de terminal, editores de texto etc.

Alguns apareciam com nomes genéricos, no Menu. – Eu tinha de clicar em cada “Gerenciador de Arquivos”, até encontrar o que eu queria.

Várias configurações feitas em um DE afetavam outro(s) DE(s).

Quando eu definia “clique-simples” no KDE, o Gnome ficava “duplo-clique” – e vice-versa.

3 curtidas

Bom dia galera.
Obrigado pelas explicações.
Tem um vídeo no yt que um cara instalou o gnome no peppermint e a distro inteira ficou parecendo com o ubuntu

E uma outra matéria mostrando como instalar o KDE Plasma no Ubuntu 24.04

Galera isso é insano, o Ubuntu todo se transformou no KDE e não para por aí, o usuário precisa reconfigurar todo o sistema para essa nova DE.

E pra finalizar galera..
Vocês sabem muito bem o quão chato eu sou quando o assunto é essa distro mas um dia eu adoraria vê o peppermint com a DE do “Cinnamon” só pra vê o linux mint com “ciúmes”

4 curtidas

É possível, só não recomendo.

Principalmente se for instalar ambientes gráficos completos e que dependem dos seus próprios aplicativos, pois os menus ficarão um caos com aplicativos redundantes (tipo, dois gerenciadores de arquivos, dois editores de texto, dois terminais…)

Agora, se você usa um gerenciador de janelas que é agnóstico quanto aos aplicativos, aí pode usar sem problemas.

3 curtidas

Não sei se o Peppermint tem uma instalação “mínima” (sem DE), mas o ideal nesse caso seria fazer uma instalação mínima e depois instalar a DE que você deseja.

Se você tiver esse tempo disponível você poderia testar em uma VM qual seria o comportamento do Peppermint com o Cinnamon

4 curtidas

A versão “flagship” possui o xfce puro da distro e a distro propriamente dito já vem mínima por natureza, pra você ter uma idéia nem navegador de internet vem instalado e nem o gerenciador de bluetooth, tudo tem que ser instalado manualmente por fora. Resumindo… o peppermint é como uma casa nova vazia sem nada dentro, você precisa comprar os móveis.

Eu tenho o gnome boxes, em breve farei o teste só não sei se o kernel do peppermint vai deixar kkk

1 curtida

Você está chegando no nível avançado, onde a mente se amplia e você percebe que pode usar qualquer gerenciador de janelas em qualquer distribuição (nem que seja compilando o código fonte).

O detalhe é que as diferentes distribuições escolhem um gerenciador de janelas ‘padrão’ e já adicionam algumas melhorias a ele. Ao passar pros pacotes padrão, poderá ser necessário algum esforço de configuração (ou desconfiguração no caso de interferência de configurações).

4 curtidas

Todas as vezes que tentei misturar DEs e gerenciador de janelas diferentes tive problemas, as configurações se misturam e fica uma bagunça nos aplicativo, ainda mais com DEs que incluem muitos programas. Se forem gerenciadores de janelas mais simples não tem muito problema.

Como o amigo Deleterium acima disse, uma hora você percebe que é tudo “linux” e pode usar qualquer distro de qualquer jeito que lhe convenha, só dá um trabalinho as vezes rsrs, aí você percebe também que tem distros que se metem menos no seu caminho pra fazer as coisas. Por isso gosto bastante do Debian minimal e do Arch, eles vem praticamente secos e você pode começar do zero com a interface que achar melhor., pouca encheção de saco e fazem exatamente o que você quer fazer, porém sempre tem aquela máxima do “com grandes poderes, grandes responsabilidades”.

3 curtidas

Eu levei um baita tempo para tornar meu peppermint o que ele é hoje com muita dedicação, paciencia e a galera do diolinux para ajudar. Conheci muitas distros famosas que são destaques aqui no site como Opensuse Tumbleweed, Fedora, Linux mint, Big linux, Endeavours, TigerOS e etc..
Com tantas distros em destaques como essas apareceu a distro menos conhecida que me conquistou logo de cara, amor a primeira vista.
Me casei kkkkk

2 curtidas

Realmente, é difícil achar uma distro que conquista a gente. Para mim, essa distro foi o Madbox, mas ela foi descontinuada. Mas acabei encontrando outra que me conquistou, que foi o EndeavourOS, pois ela simplesmente funciona bem.

O Archcraft quase me conquistou, mas ele tem alguns pequenos defeitos que são meio chatinhos, como a Plank ficar com ícones duplicados e a impossibilidade de rodar a Steam em Flatpak por lá.

2 curtidas

A intenção é essa e veja o exemplo:
Sempre achei que o KDE plasma tem funções infinitas, é muita opção que aquela interface tem mas o cinnamon não fica atrás. Encontrar uma distro que faça ou tenha o que você necessite sem se preocupar já é o suficiente.