Olá! eu uso linux faz uns anos, acho que já posso me denominar intermediaria, nesses anos de linux, usei mint, xubuntu e debian, sempre somente esses 3. Mas agora, venho olhando melhor o grande Arch Linux, eu gostaria de receber dicas e trocar uma ideia e até buscar um veredito se essa é uma boa ideia, considerando que venho daquelas três distros e nunca fiquei muito ligada no terminal, mas não vejo como um bicho de sete cabeças, eu também sou estudante e penso em acabar trabalhando com infra e servidores, assim gostaria de saber se eu arrisco adentrar no mundo arch, se tento criar uma VM para testar antes também, ou largo a mão e continuo no meu mint xfce.
Penso que se você se sente segura e tem vontade de fazer, faça. Começar por uma vm é sempre interessante, mas se quiser pular de cabeça, faça, sem medo. A documentação do Arch Linux é uma das melhores que conheço e sempre é de grande auxílio.
Resumindo, pregue fogo e divirta-se.
Obrigada, já estava até instalando o VM e buscando a melhor configurações e tutoriais no YouTube, vou ficar um tempo testando e possivelmente mudo pra minha maquina ainda esse mês!
Quando for instalar, siga passo a passo o guia oficial de instalação do Arch Wiki. Ele é super detalhado e te orienta em cada etapa do processo.
Instala pelo archinstall que é mais rapido, no canal do diolinux ele ensina como instalar.
Olá
Eu também já trilhei esse caminho, e é bem legal
Recomendo usar o script do Archinstall, mas, se quiser dar uma olhada como instalar manualmente (vídeo no YouTube foi como aprendi), só tem a agregar.
Uma VM é realmente o melhor jeito de começar, que aí você já se prepara para quando for instalar de fato na sua máquina, porém, obviamente tem coisas que só instalando na máquina que você vai se deparar.
Por exemplo, fontes para caracteres especiais, instalar algum programa pelo AUR, adicionar repositórios, gerenciar mais de um kernel e inicialização, etc., são coisas que dá para entender como construir numa VM.