Olá! eu uso linux faz uns anos, acho que já posso me denominar intermediaria, nesses anos de linux, usei mint, xubuntu e debian, sempre somente esses 3. Mas agora, venho olhando melhor o grande Arch Linux, eu gostaria de receber dicas e trocar uma ideia e até buscar um veredito se essa é uma boa ideia, considerando que venho daquelas três distros e nunca fiquei muito ligada no terminal, mas não vejo como um bicho de sete cabeças, eu também sou estudante e penso em acabar trabalhando com infra e servidores, assim gostaria de saber se eu arrisco adentrar no mundo arch, se tento criar uma VM para testar antes também, ou largo a mão e continuo no meu mint xfce.
Penso que se você se sente segura e tem vontade de fazer, faça. Começar por uma vm é sempre interessante, mas se quiser pular de cabeça, faça, sem medo. A documentação do Arch Linux é uma das melhores que conheço e sempre é de grande auxílio.
Resumindo, pregue fogo e divirta-se.
Obrigada, já estava até instalando o VM e buscando a melhor configurações e tutoriais no YouTube, vou ficar um tempo testando e possivelmente mudo pra minha maquina ainda esse mês!
Quando for instalar, siga passo a passo o guia oficial de instalação do Arch Wiki. Ele é super detalhado e te orienta em cada etapa do processo.
Instala pelo archinstall que é mais rapido, no canal do diolinux ele ensina como instalar.
Olá
Eu também já trilhei esse caminho, e é bem legal
Recomendo usar o script do Archinstall, mas, se quiser dar uma olhada como instalar manualmente (vídeo no YouTube foi como aprendi), só tem a agregar.
Uma VM é realmente o melhor jeito de começar, que aí você já se prepara para quando for instalar de fato na sua máquina, porém, obviamente tem coisas que só instalando na máquina que você vai se deparar.
Por exemplo, fontes para caracteres especiais, instalar algum programa pelo AUR, adicionar repositórios, gerenciar mais de um kernel e inicialização, etc., são coisas que dá para entender como construir numa VM.
Agora, na instalação na máquina, no meu caso, eu tive que aprender como eu configurava meu driver de vídeo, resolvia um problema com tearing e entre outras coisas.
Quanto à instalação via script, eu recomendo usar o systemd-boot ao invés do GRUB, porque é mais simples; usar o Kernel Zen e LTS, porque se um der problema em um, você tem outro.
Enfim, bons estudos e distro hopping
Nossa, valeu mesmo pelas dicas, vou me aprofundar mais, mas tive um susto com a Vbox que aparentemente tenho que mexer na bios antes para conseguir fazer virtualização com hardware AMD
Recomendo dar uma lida nesse tópico aqui:
Isso vai te ajudar.
obrigada rapoelho ^^
Você tendo backup dos arquivos ou não se importante em perder eles, eu instalaria logo na maquina msm. Uso o Arch a anos, nunca deu problema, mas se você mexer fundo no sistema sem conhecer direto pode dar ruim.
Instale pelo archinstall, é mais simples e direto.
Aqui vai umas dicas:
É sempre bom ter dois kernels, recomendo usar o padrão, mas sempre deixar o lts de reserva caso de algum problema com o padrão, instalar por si so não vai fazer ele ficar disponível, você tem pesquisar como adicionar ele no seu boot-loader.
Supondo que você instalou o kernel padrão, vc pode instalar:
linux-headers linux-lts linux-lts-headers
Instale o microcode (Isso é bem importante, pesquise na ArchWiki)
“intel-ucode” se seu processador for intel e “amd-ucode” se for amd
Instale e ative um firewall (ta ai o exemplo do ufw)
sudo pacman -S ufw && sudo systemctl enable ufw.service
Ative a limpeza automática de cache (da uma pesquisa na ArchWiki sobre o que é isso e o pq da importante de ir limpando o cache)
sudo systemctl enable --now paccache.timer
Se voce for usar o systemd-boot, pode ser uma boa ativar as atualizações dele
sudo systemctl enable systemd-boot-update.service
Outros pacotes interessantes, por topico: navegador, alguns drivers e pacotes para lidar com arquivos relacionados ao windows, como pendrives
- firefox firefox-i18n-pt-br
- ffmpeg gst-plugins-ugly gst-plugins-good gst-plugins-base gst-plugins-bad gst-libav gstreamer
- dosfstools mtools ntfs-3g
No mais, veja esse video do Dio e leia essa pagina da ArchWiki (esse leitura é importante)
https://wiki.archlinux.org/title/General_recommendations
é realmente muita coisa mas me interessei bastante, eu possuo dois SSD eu já estava pra formatar os dois para deixar o sistema no maior e o outro para arquivos e afins, será que eu não começo testando e aprendendo usando esse ssd menor com arch?
Posso saber qual foi o motivo pra sair do Fedora? Usei o Fedora KDE por um tempo.
Fedora? nunca cheguei a utilizar
Acho uma boa. Deixa o ssd maior pra um sistema amigavel, talvez o Manjaro ou Endeavor, e o menor pro Arch.
Arch Linux é muito “bagunçado”, tem problemas com pacotes e dependências (a parceria com a Valve promete resolver isso, recentemente), talvez seja a distro mais bagunçada que existe atualmente, para usar a longo termo não recomendo, muito instável.
Não estou duvidando do seu relato, você pode ter realmente tido uma experiência ruim, mas isso é uma grande falácia. É o sistema mais estável que já usei.
Enfim, espero não estar saindo do assunto do tópico.
O Arch é tão estável quanto você quer que ele seja. Não adianta entupir o sistema de pacotes do AUR e depois reclamar que o sistema quebrou. Instalei pouquíssimos pacotes do AUR (somente os que são absolutamente necessários) e uso principalmente Flatpaks e Snaps.
E estou com o Crystal Linux (basicamente um Arch Linux com Gnome e algumas coisinhas configuradas) há dois meses e o sistema está bem estável. Até a mudança de Gnome (do 46 para o 47) ocorreu sem problemas, ao contrário do Ubuntu, onde atualizei do 23.10 para o 24.04 e enfrentei alguns bugs extremamente chatos.
E por aqui temos alguns usuários do Arch que estão usando o sistema há um bom tempo e aparentemente sem problemas.
“ta com cara de bait, mas vamos lá…”
Discordo veementemente dessa sua afirmação.
O sistema passa longe de ser bagunçado, a wiki dele é muito completa e detalhada. É super estável e não tem problemas com pacotes até você começar a encher ele de lixo do AUR ou chaotic-AUR.
Estou usando Arch desde o começo do ano, configurado para jogos e não tenho o que reclamar. Nunca sofri nenhum tipo de problema com repositórios ou dependências e ele nunca quebrou após update.
Arch é muito com, assim como Debian, assim como Fedora
Meu Deus! Eu tô lendo Fedora onde não tem! Perdão! Estou gostando do Debian 12 KDE. Muito estável!