Pessoal, quem já tentou criar um pendrive de instalação do Windows a partir do Linux conhece o problema. O Rufus é ótimo, mas é feito pra Windows. No Linux as alternativas deixam a desejar em algum ponto: o BalenaEtcher só grava a imagem e não resolve a parte de boot direito, o Ventoy é ótimo pra multiboot mas não automatiza a instalação, e o WoeUSB-ng faz o trabalho mas é limitado e sem manutenção ativa.
Criei o Penguaçu-Flash pra resolver isso. É uma ferramenta gráfica, simples, self-contained em um .AppImage , que cobre o fluxo inteiro do ISO ao pendrive pronto, sem sair do Linux e sem depender de programas soltos.
O diferencial é entregar uma instalação praticamente pronta, já com identidade da máquina, idioma e preferências de privacidade configuradas de antemão, além de contornar as exigências mais chatas do Windows 11. Suporta UEFI e BIOS legado, com interface em 6 idiomas.
É open source (MIT) e está em melhoria contínua. Sigo ajustando e evoluindo com base no uso real e no feedback de quem testar.
GitHub - vitormoreiradesenvolvedor/penguacu-flash: 🐧 Create bootable Windows 7/8.1/10/11 USB drives from Linux — self-contained AppImage with unattended-setup injection. 6 languages. · GitHub
Testem, comparem com o que já usam e me digam o que acham, gratidão pela leitura.
Isso é interessante porem ja tive problemas com o ventoy não funcionar em uma placa antiga da gigabyte não sei se isso ja foi resolvido, e tambem pendrive formatados em ntfs não são todas placas que suportam. O que sempre funcionou nas minhas maquinas é formatar o pendrive como fat32 e dividir o install.win no meio com wimlib imagex não sei se isso funciona em bios antigo e com mbr.
Muito obrigado por comentar
. Você já testou com o Rufus alguma vez?. Se sim e funcionou, então creio que o penguaçu-flash pode vir a resolver bem quando o quesito for criar pendrive bootavel do windows no linux neste hardware.
eu usava o balena etcher, a diferença é muito significativa?
. O conteúdo disponibilizado é de grande valia e realmente automatiza a instalação. Vou alterar o readme do projeto e demais falas abordados do ventoy sobre isso.
Coloque no eu que fiz.
Aqui uso linha de comando mesmo.
Sem erro. Depois vou testar.

Não testei ainda, eu tambem fiz a minha propria ferramenta bem mais simples que a sua
ela só faz o pendrive sem modificação o resto é na mão mesmo colocar o unatended xml dentro e tal, gostei do seu design e de focar nas features do rufus, talvez eu implemente um unatended xml automatico so para passar os requerimentos no meu tmb.
O balena até onde sei não funciona para iso do windows ha naão ser que isso mudou recentemente
. Sim o Balena Ecther não suporta criação de pendrives bootaveis windows, hoje o Ventoy, o WoeUSB-ng e o Penguaçu-flash são os softwares gráficos que eu conheço capazes de criar pendrives bootáveis do Windows a partir do Linux. Vale destacar que o Ventoy também suporta instalação totalmente automatizada, através do plugin de auto-instalação (um autounattend.xml mapeado no ventoy.json, via VentoyPlugson) — só que aí você precisa montar/editar esse arquivo de resposta na mão.
É exatamente esse o problema que o Penguaçu-flash resolve: ele gera o autounattend.xml pra você, numa interface gráfica passo a passo — usuário, senha, fuso horário, edição do Windows, bypass dos requisitos do Win 11, ajustes de privacidade — sem precisar escrever uma linha de XML. É basicamente o fluxo do Rufus, só que rodando nativamente no Linux 
. Espero que goste!
Muito legal! Vai ajudar muita gente.
Quem já é mais experiente normalmente tem suas próprias formas de fazer isso, mas mesmo esses e principalmente que está chegando agora no mundo Linux pode se beneficiar muito com esse software.
Parabéns!
. Gratidão pela parabenização.