Pendrive só é reconhecido no PC

Pessoal, eu tenho uma caixa de som modelo “G”, que pega pendrive. Ocorre que eu fiz um pendrive só com músicas mas ela não o reconhece. Eu fiz um pendrive formatado no Windows em FAT 32 padrão. Apenas nomeei ele para músicas, pois caso queira usar no carro apareça no visor do rádio o que é. Coloquei as músicas nele. Porém o pendrive parece não ser reconhecido fora do computador. Meu “G” não toca nada, eu não sei o porque. Testei no carro e também não leu.

Alguém teria alguma ideia do que pode ser?

Sim, talvez seu carro não esteja reconhecendo o sistema de arquivos

Mas nem minha caixa de som “G” reconhece o mesmo pendrive.

Será que tenho que reformatar? Mas como? Eu estou usando o Kubuntu 24.04.

Sim, formata o pen drive

Segue tutorial

Faltam informações. – Só posso especular e sugerir alguns aspectos para você verificar e nos dar um retorno com mais informações.

Como foi que você “fez” isso? – O modo correto (considerando que eu também uso KDE), seria abrir o K3b, criar um “projeto”, escolher o tipo (música), colocar as músicas no “projeto”, e por fim, gerar o Pendrive.

(Bom… Na verdade lembro que era assim, no caso de CD ou DVD. – Estou “extrapolando” para Pendrive, por mera analogia. – Talvez outro aplicativo seja mais adequado, quando se trata de Pendrive).

Como você usa Kubuntu, acho provável que já esteja configurado para “entender” que o Pendrive contém músicas, e “executá-las”, usando o aplicativo marcado como padrão para Áudio – em “Associações de arquivos”, no System Settings. – Talvez o “projeto” precise ser mais bem “definido”, para ser entendido e executado no G e no carro.

Enfim, talvez o KDE “reconheça” mais tipos de arquivos de áudio do que o G e o equipamento do carro. – Por exemplo… Pode ser MP3? Pode ser OGG…? etc.

Pegue algum Pendrive que funcione corretamente no G e no carro, e examine qual formado de arquivo de áudio ele contém.

Aqui diz que tem de ser MP3:

Aqui também diz que MP3 é o formato mais adequado.

Eu sei que já tive problema de fazer um pendrive no Linux e o Windows não ler. Acontece que o Windows cria um sistema de arquivos no dispositivo, enquanto que o linux costuma criar uma tabela de partição com apenas uma partição e então criar o sistema de arquivos nela.

Vale a pena verificar como está esse pendrive e então tentar o outro modo.

1 curtida

Eu peguei um pendrive formatado no Windows em FAT 32 padrão e coloquei músicas no formato MP3 dentro dele. Apenas isso. Mas minha caixa de som “G” não toca. É como se não reconhecesse nada. Detecta que eu conectei o pendrive mas não toca nada.

Se conecto o mesmo pendrive no computador monta normalmente e todas as músicas estão lá e, no computador, tocam normalmente.

É isso que não estou entendendo.

Ah e todas as músicas do pendrive estão em formato MP3 128 bits.

Informo a todos que tudo está resolvido. A minha caixa “G”, finalmente, leu o pendrive com as músicas e tocou normalmente.

Eu fui no PC da minha esposa, que está com o Windows 10, e formatei o pendrive novamente. Em FAT 32 Padrão. Mas desta vez fiz pelo gerenciador de discos do Windows. Deu certo!

Tópico resolvido. Podem fechá-lo. Obrigado!

2 curtidas

Faz pouco tempo que estou no Linux, mas no Windows fazia isso pelo CMD como administrador, sempre acontecia isso com os pendrives que usava pra formatar PC:

diskpart
list disk
select disk x (onde x é o número do pendrive)
clean
convert mbr
create partition primary
format fs=fat32 quick (ou fs=ntfs conforme sua escolha)
assign
active
exit 
1 curtida

Já me aconteceu algo assim – logo nos meus primeiros tempos de experimentação com Linux – e ainda dependendo do dualboot com Windows:

Eu usava o Linux para criar partições Fat32, NTFS, para o Windows – mas o instalador do Windows não conseguia encontrar as partições Fat32, NTFS, feitas pelo Linux.

Então, parece que isso foi que fez toda a diferença.

Para quem usa Windows, talvez seja interessante verificar essas pequenas diferenças, entre diferentes métodos de formatar Pendrive nele.

Maravilha!

Se foi isso, então a dica pra quem quiser fazer no linux é criar o sistema de arquivos fat32 no dispositivo inteiro, sem particionar:

mkfs.vfat -F 32 -n Rotulo /dev/sde

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.