Pessoal, eu tenho uma caixa de som modelo “G”, que pega pendrive. Ocorre que eu fiz um pendrive só com músicas mas ela não o reconhece. Eu fiz um pendrive formatado no Windows em FAT 32 padrão. Apenas nomeei ele para músicas, pois caso queira usar no carro apareça no visor do rádio o que é. Coloquei as músicas nele. Porém o pendrive parece não ser reconhecido fora do computador. Meu “G” não toca nada, eu não sei o porque. Testei no carro e também não leu.
Faltam informações. – Só posso especular e sugerir alguns aspectos para você verificar e nos dar um retorno com mais informações.
Como foi que você “fez” isso? – O modo correto (considerando que eu também uso KDE), seria abrir o K3b, criar um “projeto”, escolher o tipo (música), colocar as músicas no “projeto”, e por fim, gerar o Pendrive.
(Bom… Na verdade lembro que era assim, no caso de CD ou DVD. – Estou “extrapolando” para Pendrive, por mera analogia. – Talvez outro aplicativo seja mais adequado, quando se trata de Pendrive).
Como você usa Kubuntu, acho provável que já esteja configurado para “entender” que o Pendrive contém músicas, e “executá-las”, usando o aplicativo marcado como padrão para Áudio – em “Associações de arquivos”, no System Settings. – Talvez o “projeto” precise ser mais bem “definido”, para ser entendido e executado no G e no carro.
Enfim, talvez o KDE “reconheça” mais tipos de arquivos de áudio do que o G e o equipamento do carro. – Por exemplo… Pode ser MP3? Pode ser OGG…? etc.
Pegue algum Pendrive que funcione corretamente no G e no carro, e examine qual formado de arquivo de áudio ele contém.
Eu sei que já tive problema de fazer um pendrive no Linux e o Windows não ler. Acontece que o Windows cria um sistema de arquivos no dispositivo, enquanto que o linux costuma criar uma tabela de partição com apenas uma partição e então criar o sistema de arquivos nela.
Vale a pena verificar como está esse pendrive e então tentar o outro modo.
Eu peguei um pendrive formatado no Windows em FAT 32 padrão e coloquei músicas no formato MP3 dentro dele. Apenas isso. Mas minha caixa de som “G” não toca. É como se não reconhecesse nada. Detecta que eu conectei o pendrive mas não toca nada.
Se conecto o mesmo pendrive no computador monta normalmente e todas as músicas estão lá e, no computador, tocam normalmente.
Informo a todos que tudo está resolvido. A minha caixa “G”, finalmente, leu o pendrive com as músicas e tocou normalmente.
Eu fui no PC da minha esposa, que está com o Windows 10, e formatei o pendrive novamente. Em FAT 32 Padrão. Mas desta vez fiz pelo gerenciador de discos do Windows. Deu certo!
Faz pouco tempo que estou no Linux, mas no Windows fazia isso pelo CMD como administrador, sempre acontecia isso com os pendrives que usava pra formatar PC:
diskpart
list disk
select disk x (onde x é o número do pendrive)
clean
convert mbr
create partition primary
format fs=fat32 quick (ou fs=ntfs conforme sua escolha)
assign
active
exit
Já me aconteceu algo assim – logo nos meus primeiros tempos de experimentação com Linux – e ainda dependendo do dualboot com Windows:
Eu usava o Linux para criar partições Fat32, NTFS, para o Windows – mas o instalador do Windows não conseguia encontrar as partições Fat32, NTFS, feitas pelo Linux.
Então, parece que isso foi que fez toda a diferença.
Para quem usa Windows, talvez seja interessante verificar essas pequenas diferenças, entre diferentes métodos de formatar Pendrive nele.