Pendrive bootavel trava o PC na logo da placa-mãe

:wave:t2: Apesar de você já ter usado nesta máquina o Ubuntu 21.04 e o Fedora 34(ambos são 64bit) mas, caso ainda não tenha tentando, tenta usar ISOs de 32bit para ver se da algum sinal de vida… :pray:t2:

1 curtida

Eu testei aqui, e não deu sinal de vida. :neutral_face:

1 curtida

Obrigado por fazer o teste :pray:t2:
:thinking: a foto do bios, na mensagem inicial, não aparece mais… Quando puder “re-postar” ela.

Isso é só uma imagem ilustrativa do tipo da minha bios

Explicação do problema:

Quando eu coloco qualquer pen drive bootavel de qualquer sistema operacional no pc quando ele esta ligando, o pc congela. Tipo: se eu colocar o pendrive quando eu estiver na bios a bios não responde.

Se eu reiniciar o pc já com o pendrive ele nem vai pra bios ele fica nessa tela aqui

1 curtida

Talvez as portas USB da máquina não estejam com a energia correta(estão fracas), pode ser por fonte fraca, pode ser por tempo de vida util…

Uma tentativa seria, pegar o hdd do computador e colocar em outro computador, instalar um sistema operacional linux, Ubuntu, Fedora, Manjaro… e depois voltar o hdd para o computador e tentar ver se ele consegue inicializar com o sistema operacional. Caso consiga, daria para ver se as portas USB estariam funcionando testando os pen drives. Obs.: se for fazer esta tentantiva, o bios do computador que irá instalar o sistema deverá estar em modo Legacy, não em modo UEFI…

Falando em energia, nas opções de alguns BIOS tem como configurar como os USB devem operar, comum na transição de versões, 1, 2 e 3… Talvez seja por causa de economizar energia da bateria de um laptop caso deixe na versão inferior… Veja se está em 1.0 e tenta alterar para 2.0 ou superior para ver se da certo.

1 curtida

Todas as portas usb são 2.0

eu já fiz isso uma vez, esse problema já aconteceu comigo anteriormente, porem eu não me lembro sobre oque eu fiz para resolver o problema :pensive:

1 curtida

O jeito vai ser tirar o HD do computador, levar em outro, fazer a instalação, depois retornar para esse computador. Com o linux é tranquilo fazer isso, especialmente no modo Legacy+BIOS.

1 curtida