Boa noite, estou com um pen-drive da SanDisk de 32g que pegou um vírus que bloqueia a exclusão de arquivos ou tentar adicionar algo dentro dele… Já tentei usar ferramentas, comandos no shell e até corromper ele mas tudo ele bloqueia. Aí lembrei dos vírus que fazem o contrário… Que excluem arquivos e pastas no pen-drive como o Ravmor.
Alguém sabe como criar um vírus para tantar infectar esse pen-drive e de alguma forma limpá-lo?
Sei que seria um vírus dentro de outro, mas esse pen-drive virou mais laboratório e nada que tem nele eu preciso.
Valeu.
É mais provável que você tenha acionado algum mecanismo que deixa o pen-drive somente leitura do que qualquer outra coisa. Salvo situações raríssimas (do nível mafiosos ou agentes secretos estarem atrás de você), pendrives não pegam vírus, o seu computador pega e o conteúdo do pendrive é alterado pelo vírus que está no computador.
Qualquer “vírus”/programa/script que possamos fazer por você vai fazer o mesmo que você já fez.
É verdade @Capezotte, alguns pendrive tem uma chave física que tem o propósito de deixar o pendrive em somente leitura, essa chave é útil para bloquear ataque de ransomware no mesmo.
Ou o seu pendrive chego no final da vida útil ou ele pode ser pirateado.
Também já peguei cartão de memória que “travou” em somente leitura, não sei como!
Tem uma travinha que trava a escrita na lateral.
Nunca achei essa travinha no cartão microSD. Deve ser microscópica!
boa noite, cara eu já vi um problema parecido (não especificamente esse mas parecido) e a solução era formatar partições usando o cmd do windows e o programa nativo de gerenciar partições dele, pesquisei aqui e achei um vídeo no youtube ensinando como fazer, no vídeo mostra apenas como fazer no windows e macOS mas acredito que pelo gparted no linux de pra fazer também, não sei se vai funcionar pra vc mas n custa tentar.
link: ⚠️ COMO EXCLUIR PARTIÇÕES DO PENDRIVE - Como Formatar pendrive - YouTube
É naquele suporte que vem junto, o micro em si não tem.