Pela primeira vez, Linux supera macOS no Steam

Mensalmente, o Steam promove uma pesquisa voluntária, onde usuários podem entregar informações sobre seu computador, incluindo qual o sistema operacional e quias os componentes do hardware. No resultado referente ao mês de julho, pela primeira vez, o número de jogadores no Linux superou aqueles que jogam via macOS.

Aparentemente, a recente promoção do console Steam Deck que embarca o SteamOS, baseado no Arch Linux, impulsionou o ranking. Com incremento de 0.52% de usuários, sistemas Linux contam com 1,96% dos jogadores, enquanto, entre as versões do sistema da Apple, mesmo com um ganho de 0,05%, possui uma base de 1,84% de usuários na plataforma de jogos.

Segundo o Steam Hardware Survey, a distro mais popular entre os jogadores é a que vem no console da Valve, com 42,7%, seguido do Arch Linux, com 7,94%. Depois disso, o ranking segue a seguinte ordem:

  • Ubuntu 22.04.2 LTS 64 bit, com 7.38%;
  • Freedesktop.org SDK 22.08 (Flatpak runtime) 64 bit, com 5.99%;
  • “Manjaro Linux” 64 bit, com 4.29%;
  • Linux Mint 21.1 64 bit, com 3.84%;
  • Pop!_OS 22.04 LTS 64 bit, com 2.97%;
  • Outros, 25,52%.

Os dados coletados pelo Steam Hardware Survey pode não ser muito precisos, considerando que nem todos os usuários concordam em participar.

10 curtidas

Pois é! Se olharmos bem para o catálogo oferecido para MacOS nos deparamos com uma quantidade muito baixa de games.
É notável a falta de interesse tanto da Steam como da Apple em games. Um, porque o proton é utilizável apenas em linux (pode ter mudado e eu não sei), e dois, os chips M1 e M2 não foram muito abraçados pelas desenvolvedoras que já estão acostumadas com o método mais tradicional do PC do que com o ARM.

Pelo jeito, o MacOS não é para jogos, ironia não?

1 curtida

Top, não sabia dessa notícia.

Otima noticia! :clap:

tuxedo GIF