Pedido a equipe do DIolinux - Precisamos de um guia definitivo para jogos no Linux

Olá, pessoal do Diolinux e meus brotehrs do Fórum!

Após ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7Emg4nbrtxM

Me motivei a abrir este tópico. Espero que passe a essência do que penso corretamente!

A comunidade de jogos no Linux cresceu demais, e isso é incrível. Mas, como um veterano desde 2013, noto que a evolução trouxe um novo desafio: a fragmentação. Se antes o problema era fazer o jogo rodar, hoje é decidir onde e como rodar.

Temos o PlayOnLinux, que foi um dos pioneiros. Mas agora, temos Heroic, Lutris, Bottles, e a própria Steam tanto em Flatpak quanto do gerenciador de pacotes. Para quem já está aqui há anos, é uma variedade que oferece controle. Mas para quem está chegando agora? É uma confusão, e olha que nem falei das versões do Proton!

O tempo é escasso, e a maioria de nós quer somente ligar o PC depois do trabalho ou da faculdade e jogar. Ter que virar um “curador de launchers” e pesquisar em fóruns qual a melhor ferramenta para cada jogo é frustrante e afasta os novos usuários. Pior, ver a galera defendendo suas distros e ferramentas cegamente, sem dar informações úteis, só piora a situação. Ao invés de ajudar deixando o futuro usuário ainda mais confuso, especialmente os criadores de conteúdo que não são da “bolha pinguim”.

A sugestão: Um guia definitivo

Minha ideia é que a equipe do Diolinux use sua influência para criar um guia definitivo de jogos no Linux. Um conteúdo que sirva de referência para toda a comunidade.

A sugestão é simples: categorizar os setups por objetivo, facilitando a vida de todos:

• O Setup “Só Quero Jogar”: Um guia prático para iniciantes. Focado na facilidade de uso, com dicas sobre a melhor experiência para os jogos mais populares com o mínimo de conhecimento técnico.

Disclaimer: Às vezes a gente só tá cansado e não quer dor de cabeça! Tamo junto!

• O Setup “Performance Máxima”: Um guia mais avançado, mostrando como extrair cada FPS do sistema, com dicas de otimização para quem não se importa de configurar um pouco mais.

Disclaimer: Tem gente que quer o maximo desempenho do PC e super entendo vocês.

• Outros Cenários: Guia para quem joga em laptops, para quem tem hardware mais antigo ou para jogos de lojas específicas (Epic Games, GOG, etc.).

Disclaimer: Não vou ficar dando todas as ideias, somos uma comunidade e quero que todo mundo participe! :sweat_smile:

Por que isso é importante?

Este guia não só ajudaria os novos membros, mas também se tornaria uma referência para outros canais, como o Adrenaline ou o Pc do Fafa, Peperaio Hardware, ETC. Ao unificar a informação, a gente pode acabar com a fragmentação e fazer com que a comunidade cresça de forma mais saudável e acolhedora.

Afinal, a gente quer mais gente jogando no Linux, não mais gente perdida. O que vocês acham da ideia?

5 curtidas

A anos flerto com o Linux (Dês de 2016) mas somente consegui fazer uma migração completa agora com a chegada do Debian 13 Trixie, e é muito complicado entender como fazer as coisas funcionarem, fiquei 1 ano e meio apenas tentando aprender a compartilhar meus jogos de PS2 de forma funcional para rodar no PS2 via rede no OPL.

Acho que está certíssimo, nem todo mundo tem o melhor hardware para jogar e muitos que tem acabam perdidos, eu me encontro nos 2 casos, tenho um PC top e um Not horrível que só consegui jogar graças ao Linux e até pouco tempo atrás não tinha ideia de como fazer as coisas funcionarem com perfeição.

Um guia que possa orientar novos usuários e até mesmo antigos pode ser o que alavancaria o Linux Gamer no brasil, tenho me tornado ativo no fórum nestes últimos dias e vejo muita gente com dúvidas (talvez tu tenha visto eu tentando ajudar o pessoal) e pode ser que um guia abrangendo o High-End e o Ultra Low-End como foco talvez sejá algo ideal.

1 curtida

Super te entendo meu amigo, minha migração para Linux demorou bastante.
Antes de Migrar passei por altos e baixos e desisti várias vezes.

Oque funcionou pra mim foi primeiro migrar as ferramentas que usava no Windows. Comecei a usar programas multiplataforma. Quando vi que estava usando outras ferramentas e entregando meu trabalho no Windows mesmo, eu só mudei pra Linux. Dai pra frente nunca mais voltei.

E seja bem-vindo ao mundo do Pinguim.

1 curtida

No meu caso nem eram ferramentas, uso Libre Office, Inkscape, Gimp, etc… a tempos, o problema era que sempre que estava indo, algum bug maluco aparecia, tipo esse de compartilhar as coisas via rede com o PS2 que até o Ubuntu 22 e Debian 10 ou 11 era quase instantâneo, agora tive que configurar um monte de coisas para ajustar, no final entendi o problema, mas é algo que demandou um tempo, um longo tempo…

Jogos nunca foi o problema, claro que agora está muito mais fácil, mas mesmo em 2016 já conseguia jogar, mas sempre tinha uma coisinha sabe? Agora parece que aprendi como contornar estes detalhes.

Sei, sim, te entendo. Mas o importante é achar onde fica confortável, se algo der errado é só voltar pra la. O Debian é uma das minhas zonas de conforto.

No meu caso é onde consigo ter certeza que não vai explodir. Os outros todos dei um jeito, mas ele é muito concentrado, 90% das coisas que uso ele já tem a mão, com poucas exceções, de externo apenas tive que instalar o AudioRelay e o Heroic.

No momento eu tô jogando no PopOS Cosmic Aplha 7.
O Steam uso a versão flatpak, tenho o Herói la também e o bottles a aqui como contingência também. Quase não faço uso do Lutris, nem tenho ele instalado atualmente é uma boa ferramenta com certeza, mas por hora oque falei aí já ta me ajudando, se precisar instalo ele também.

Estou evitando flatpacks, mantendo apenas as coisas “nativas” do Debian, ele tem o próprio installer da Steam e Lutris, apenas baixei o .deb do Heroic e instalei sem problemas. Mesmo em meu notebook (AMD E-300 + HD 6310 + 4Gb de Ram) to conseguindo jogar sem problemas.

Se a pessoa quer jogar sem mexer em muita coisa (Não que precise mexer em muita coisa) basta simplesmente instalar a steam e logar com a conta. Agora se o intuito da pessoa é instalar seus próprios games guardados (.exe) basta instalar o Bottles ou Heroic e executar o .exe seguindo as orientações escritas na tela do próprio launcher. Essa parada de ficar testando várias versões do proton é mais pra quem fica querendo tirar leite de pedra. Estou com um PC gamer Linux faz dois anos e sempre usei a mesma versão do proton disponibilizada e gerenciada pelos próprios launchers e nunca tive muitos problemas pra jogar.

2 curtidas

HYDRA LAUNCHER (Steam Verde)

2 curtidas

Sim, concordo 100% com você, mas a verdade é que quase ninguém pensa assim. Basta ver a avalanche de vídeos que outros canais de tecnologia fizeram depois que o assunto de jogos no Linux explodiu quando o pewdiepie fez aquele vídeo.

Muitas informações desalinhadas aqui e ali, cada um recomendando sua distro e launcher preferidos. O resultado? O novato fica mais confuso do que ajudado.

A falta de um “sweet spot” – um ponto de partida ideal e bem documentado – é o que mais prejudica. A intenção da comunidade deveria ser simplificar, não complicar. A ideia do guia é exatamente criar esse ponto de partida, mostrando que, sim, é possível ter uma experiência excelente sem precisar se aprofundar em cada detalhe técnico logo de cara.

Dependendo do caso Flatpak simplifica as coisas, O Debian 13 é relativamente novo, mas logo mais os drivers não sofreram tanta atualização, e a steam flatpak resolve esse problema.

Para seu hardware, que é parecido com um notebook que tenho guardado, não vai fazer muita diferença mesmo.

Sim, mas mesmo no meu PC que é bem mais potente não vai mudar horrores visto que o que mais “melhorar o desempenho” é as atualizações do Proton, nem tanto o driver.

É algo bem trabalhoso, mas também é uma ótima ideia. Vou anotar essa pauta. :slight_smile:

4 curtidas

Desde já agradeço a atenção!

1 curtida

Isso é devido à incessante busca por views e likes. Muitos canais só atrapalham, criando confusão e desinformação.

1 curtida