Olá, pessoal do Diolinux e meus brotehrs do Fórum!
Após ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7Emg4nbrtxM
Me motivei a abrir este tópico. Espero que passe a essência do que penso corretamente!
A comunidade de jogos no Linux cresceu demais, e isso é incrível. Mas, como um veterano desde 2013, noto que a evolução trouxe um novo desafio: a fragmentação. Se antes o problema era fazer o jogo rodar, hoje é decidir onde e como rodar.
Temos o PlayOnLinux, que foi um dos pioneiros. Mas agora, temos Heroic, Lutris, Bottles, e a própria Steam tanto em Flatpak quanto do gerenciador de pacotes. Para quem já está aqui há anos, é uma variedade que oferece controle. Mas para quem está chegando agora? É uma confusão, e olha que nem falei das versões do Proton!
O tempo é escasso, e a maioria de nós quer somente ligar o PC depois do trabalho ou da faculdade e jogar. Ter que virar um “curador de launchers” e pesquisar em fóruns qual a melhor ferramenta para cada jogo é frustrante e afasta os novos usuários. Pior, ver a galera defendendo suas distros e ferramentas cegamente, sem dar informações úteis, só piora a situação. Ao invés de ajudar deixando o futuro usuário ainda mais confuso, especialmente os criadores de conteúdo que não são da “bolha pinguim”.
A sugestão: Um guia definitivo
Minha ideia é que a equipe do Diolinux use sua influência para criar um guia definitivo de jogos no Linux. Um conteúdo que sirva de referência para toda a comunidade.
A sugestão é simples: categorizar os setups por objetivo, facilitando a vida de todos:
- O Setup “Só Quero Jogar”: Um guia prático para iniciantes. Focado na facilidade de uso, com dicas sobre a melhor experiência para os jogos mais populares com o mínimo de conhecimento técnico.
Disclaimer: Às vezes a gente só tá cansado e não quer dor de cabeça! Tamo junto!
- O Setup “Performance Máxima”: Um guia mais avançado, mostrando como extrair cada FPS do sistema, com dicas de otimização para quem não se importa de configurar um pouco mais.
Disclaimer: Tem gente que quer o maximo desempenho do PC e super entendo vocês.
- Outros Cenários: Guia para quem joga em laptops, para quem tem hardware mais antigo ou para jogos de lojas específicas (Epic Games, GOG, etc.).
Disclaimer: Não vou ficar dando todas as ideias, somos uma comunidade e quero que todo mundo participe! ![]()
Por que isso é importante?
Este guia não só ajudaria os novos membros, mas também se tornaria uma referência para outros canais, como o Adrenaline ou o Pc do Fafa, Peperaio Hardware, ETC. Ao unificar a informação, a gente pode acabar com a fragmentação e fazer com que a comunidade cresça de forma mais saudável e acolhedora.
Afinal, a gente quer mais gente jogando no Linux, não mais gente perdida. O que vocês acham da ideia?