Após o lançamento do Steam Play 2.0 (Proton), a empresa responsável pelo Easy Anti-Cheat havia dito que iria colaborar com a Valve para que o anti-cheat passasse a ser compatível com Proton, mas alguns meses depois, a Epic Games comprou a empresa, e desde então não tivemos mais pronunciamento oficial sobre o andamento desta compatibilidade.
Eu não crio expectativas sobre EAC e Linux, visto que o hipócrita do Tim Sweeney (Fundador e CEO da Epic Games) não gosta de Linux, inclusive ele disse que instalar Linux é equivalente a se mudar para o Canadá, e um ano depois, disse que Linux é ótimo.
Aqui estão “apenas alguns trechos chaves” sobre o andamento do EAC e Linux, publicados pelo GamingOnLinux.
Maio de 2019
“Acabei de ser alertado de algo que é muito preocupante, de acordo com Garry Newman do Facepunch Studios, o Easy Anti-Cheat está “pausando” seu suporte ao Linux.” - Liam Dawe (Dono do GamingOnLinux)
Ainda em Maio de 2019
Liam Dawe descobriu que eles não estavam interrompendo o suporte nativo oficial para Linux, e que a notícia de Garry Newman, da Facepunch Studios, afirmando “A EAC está pausando seu suporte ao Linux” não estava certo.
Aqui está o e-mail da Epic Games, respondendo Liam Dawe:
“Agradecemos seu contato! Desculpe ver toda a confusão neste tópico.
Os comentários de Garry refletem as decisões de priorização do dia a dia entre os problemas anti-cheat em todas as plataformas que oferecemos suporte. Essas compensações contínuas de prioridades não significam que haja qualquer mudança no desenvolvimento a longo prazo de nosso anti-cheat no Linux, e continuamos comprometidos em fornecer o suporte necessário para o Linux como plataforma de jogos.”
Julho de 2020
“Com o atual esforço de desenvolvimento em andamento da comunidade para fazer o Easy Anti-Cheat funcionar nas camadas de compatibilidade do Wine/Proton, eles alcançam continuamente novos marcos.”
Agosto de 2020
“Atualmente não há notícias para compartilhar sobre o status do suporte Easy Anti-Cheat para o Proton. O trabalho não-oficial que parecia inicialmente excitante teve um grande revés quando o EAC foi atualizado e quebrou tudo. Essa é apenas uma das muitas montanhas que essa camada de compatibilidade precisa superar de alguma forma.”
Novembro de 2020
“Pierre-Loup Griffais (Desenvolvedor da Valve) mencionou que o trabalho do Kernel “não tem nada a ver com anti-cheat” e, em vez disso, é para anti-adulteração e DRM funcionarem corretamente, ao mesmo tempo que mencionou o suporte anti-cheat adequado “ainda está muito longe e precisará do suporte do fornecedor”. Isso por si só vai ser um ponto sensível por muito tempo para títulos multiplayer executados na camada de compatibilidade do Proton.”
Até o instante momento, não houve mais novidades sobre EAC e Linux.
Para os interessados, aqui está a página dedicada ao Proton/SteamPlay do site GamingOnLinux.
Como pôde perceber, fazer o EAC ser compatível com Wine/Proton soa muito trabalhoso, e logo quando recebemos uma notícia positiva em relação ao EAC progredir com Wine/Proton, bastou uma atualização de EAC para quebrar toda a compatibilidade, assim retornando a estaca zero.
E como o próprio Pierre-Loup Griffais (Desenvolvedor da Valve) disse, “precisamos do suporte do fornecedor”, ou seja, enquanto não tivermos um real apoio da Epic Games (já que o EAC pertence à eles), não temos ideia de como isso será tratado, nem quando irá subir para Wine e Proton.