Nesse vídeo vou mostrar o Pear OS uma distro Linux que promete ser parecida com Mac OS, será que ela é realmente parecida? Será que vale a pena testar o Pear OS? Vou dar minha opinião sobre essa distro Linux que parece um Mac da Apple mas tem nome de pera com sabor de Abacaxi!
Sinceramente não vi nenhuma hype de Pear OS, nem recentemente, nem nos últimos 8 anos, visto que foi descontinuado em 2014.
Pelo visto o responsável pelo Pear OS apareceu de novo, lançando uma ISO mais atualizada.
Nunca usei Pear OS, e nem conheço o responsável pelo projeto anterior, então acredito que seria interessante verificar se continua sendo a mesma pessoa, pra evitar de usar projeto falso, comprometendo dados pessoais de alguma forma.
Ja vi bastante conteúdo sobre essa distro e, apesar de ter uma proposta interessante, definitivamente so tenta ser uma copia com alguns temas e apps extras que imitam os do mac, que eu me lembre, alguns nem funcionam.
PearOS original morreu e o motivo (ter sido comprado pela Apple, o q eu duvido, ou o criador ter recebido uma intimação da empresa para não usar sua propriedade intelectual, ou outro) é nebuloso até hj.
Essa ReFiSeFuQui aí nada mais fez q pegar o nome e proposta original e recriá-la, mas ao q me parece, ficou inferior na clonagem. Nada q não possa ser feito em qualquer Desktop Enviroment.
O único proposito desse abacaxi é imitar o MAC OS.
O que fiquei sabendo, é que o projeto recebeu intimação da Apple, e por isso foi descontinuado.
Aqui nesta matéria de 2018 sobre PearOS 8, diz:
“Pear OS é uma distribuição de um homem só, o desenvolvedor francês David Tavares”
Já o “novo site” do PearOS, na área de contatos, aparece Alex como CEO e desenvolvedor do sistema, e Andrei Muntean como desenvolvedor do novo site.
Mas mesmo que tenha troca de desenvolvedor, o que eu acho mais estranho nisso é reutilizar o nome “PearOS”, eu pensei que todo projeto descontinuado ou cancelado por intimação, o correto seria ressuscitar com um outro nome.
Aqui estão tentando reaproveitar o hipe antigo.
Creio que o Pear OS é uma “refisefuqis” mesmo, pq qualquer um “Googlando” durante uns 10 minutinhos consegue transformar sua distro em um MacOS (no quesito de aparência). Vai ver que por isso que n fez sucesso
A distro não traz nada de relevante no seu backend…
Eu to começando achar que isso é um projeto Troll:
Ele é CEO da empresa que desenvolve o Pear OS, a Pear Project, segundo o DistroWatch essa distro é francesa, então, naturalmente é de se esperar que essa empresa esteja registrada na França e… segundo o database oficial do governo ( data.gouv.fr) nunca, jamais, até agora não existiu nenhuma empresa com esse nome, o que me leva a crer que esses dois estão ressuscitando a Pear Company, a paródia da Apple da Nickelodeon:
Criadora dos “incríveis” pearPhone e pearPad: