PCR - O AUR do Pop!_OS

Dan Griffiths, também conhecido pelo nickname “evertiro”, é o criador do Pop!_Planet, uma comunidade centralizada para o Pop!_OS que vem recebendo bastante tração entre os usuários do sistema da System76 mesmo não possuindo nenhuma filiação com a empresa. O Pop!_Planet é, como o próprio nome sugere, um portal multifacetado em desenvolvimento que abrange o “planeta” do Pop!_OS, mas eu gostaria de chamar atenção para algo que surgiu nesse mundo…

Sim, no dia 24 de Fevereiro ficou online o Pop!_Planet Community Repository, este que ainda está em desenvolvimento mas que busca ser o AUR do Pop!_OS. Curioso, não? Griffiths explicou o projeto na postagem do anúncio, segue o mesmo.

Não é segredo que meu histórico inclui o tempo gasto como desenvolvedor do Arch Linux e uma coisa que sempre senti falta em qualquer outra distribuição é um equivalente ao AUR (Arch User Repository). Sempre haverá pacotes que são populares mas que por um motivo ou outro, não entram no repositório oficial. O AUR foi uma ótima maneira de expandir a seleção de software de maneira semioficial com o mínimo de problemas para os usuários finais e eu sempre quis ver um equivalente para o Pop. Com isso em mente, tenho experimentado a criação de um repositório direcionado à comunidade para o Pop e hoje tenho orgulho de anunciar o lançamento oficial do Pop!_Planet Community Repository!

No momento, o repositório é muito simples. Atualmente, ele hospeda apenas os pacotes lançados sob a marca Pop!_Planet e as bibliotecas de suporte. Além disso, a interface web está longe de ser finalizada. Hoje, faz pouco mais do que fornecer uma breve visão geral dos pacotes disponíveis. No futuro, permitirá um conjunto de recursos muito mais amplo, incluindo a pesquisa de pacotes, comentários sobre pacotes e até o upload de pacotes para os usuários que optarem por manter pacotes específicos no futuro.

Em outra publicação, dessa vez no fórum da plataforma, maiores explicações sobre o futuro são dadas.

Além de ser apenas um repositório simples, projetamos o PCR para fornecer um sistema semelhante ao AUR. Nossos objetivos de longo prazo incluem a capacidade de os usuários hospedarem seus próprios pacotes por meio de um sistema simples e sustentável, além de permitir comentários e feedback sobre os pacotes fornecidos, criação automatizada de pacotes, testes e, eventualmente, suporte para sistemas que não sejam o apt.

Construir um repositório básico do apt é relativamente simples. Fornecer uma interface baseada na Web para interagir e gerenciar um repositório é significativamente mais desafiador. Aprendemos rapidamente que não existem muitas soluções existentes para fornecer esse nível de interação. As poucas soluções que conseguimos encontrar eram muito limitadas ou não funcionavam como desejavamos. Eventualmente, percebemos que a única solução era desenvolver um novo sistema.

O sistema atualmente desenvolvido já permite a interação com os repositórios do apt, mas planejamos adicionar suporte ao Flatpak. Nosso roteiro de desenvolvimento inclui a capacidade de procurar e pesquisar repositórios, comentar e classificar pacotes individuais, comunicar-se com os mantenedores de pacotes (relatar erros de arquivos, solicitar patches etc.) e fazer upload de pacotes novos ou atualizados. Além disso, pretendemos projetar e lançar um serviço de compilação complementar que lida com a criação e testes automatizados de pacotes para o repositório.

Na postagem já linkada existe um tutorial de como adicionar o repositório no Pop!_OS, mas clique aqui caso deseje visitar a página oficial do PCR. Ademais, particulamente, acho que é um projeto ambiocioso, mas presenciar a evolução abrupta do Pop!_OS assim como de sua comunidade me deixa animado e ansioso pelo que o futuro guarda para a distribuição da System76.

10 curtidas

É realmente um sistema muito bom, está no meu top 3 atualmente.

2 curtidas

Agora eu quero ver a hipocrisia de alguns usuários…

Err:1 https://apt.pop-planet.info jammy InRelease                              
  Certificate verification failed: The certificate is NOT trusted. The certificate chain uses expired certificate.  Could not handshake: Error in the certificate verification. [IP: 162.243.168.173 443]
Baixados 1.548 B em 8s (185 B/s)                                               
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto        
Todos os pacotes estão atualizados
W: Falhou ao buscar https://apt.pop-planet.info/dists/jammy/InRelease  Certificate verification failed: The certificate is NOT trusted. The certificate chain uses expired certificate.  Could not handshake: Error in the certificate verification. [IP: 162.243.168.173 443]
W: Falhou o download de alguns ficheiros de índice. Foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.

Está apresentando um erro de certificado