PCIe X16 não funciona após limpeza de computador

Eu limpei meu computador, trocando pasta termica e arrumando uns cabos horrendos…
Mas quando fui ligar o CMOOS indicou falha do VGA ( placa de video ), então troquei ela de slot para o X4 e funcionou!
Mas agora o problema é: porque o X16 não funciona?

1 curtida

Aproposito esse é meu hardware:
Placa mãe: B450 Aorus M
CPU: Ryzem 3600x
RAM: 2 x 8 Evo X 3200Mhz
Placa de video: Galaxy 1660 OC

1 curtida

Talvez tenha entrado alguma poeira no slot enquanto você mexia, tente limpar o slot e veja se volta.

2 curtidas

Ja tentei, até passei um pouco de alcool em uma escova de dente velha e dei uma limpada leve

1 curtida

Você removeu a placa enquanto limpava o PC?

Não, limpei com a placa no gabinete, mas antes de conectar o cabo na fonte me certifiquei que não tinha nada de alcool na placa

1 curtida

O monitor não dá absolutamente nenhum sinal quando tá na X16 ?
Já tentou resetar o CMOS ?

O monitor reconhece que a placa foi conectada, o fan da placa gira, mas fica sem sinal.
E sim eu tentei resetar a CMOS 2 vezes e não tive sucesso

1 curtida

Testou outras saídas ?

Sim, tentei a HDMI mas também sem sucesso

1 curtida

Tem como testar as tensões do PCI da placa ? talvez alguma parte do PCI da VGA ou da MOBO esteja em curto.

Pode ser também que enquanto você limpava o processador, danificou algum pino responsável pela comunicação com o PCIe x16

Seria legal testar a placa em outra MOBO pra ver, mas sem saber se está em curto, pode acabar danificando a outra MOBO. O mesmo vale para testar uma placa de vídeo na sua MOBO, se tiver algum curto pode danificar igualmente.

Tem como eu verificar se tem um curto sem necessariamente ter um dispositivo pra isso?

1 curtida

Eu vou verificar os pinos do processador, me da 10 minutos :slight_smile:

1 curtida

Acredito que não, não sou muito expert com eletrônica rsrs

Chegou a remover a pilha ou dar um reset na placa?
Se a placa estiver na garantia você pode acioná-la.

Se eu não estou enganado ambos os slots dessa placa funcionam em 16x, mais o 4x só será aplicado se colocar uma segunda placa de vídeo no segundo slot ficando 16x/4x.

1 curtida

Que placa? se vc diz placa mae, eu ja tentei, eu acho

E sim, eu sou o Rodrigo.Silva, estou em outra conta, pois estou em outro PC

Então o slot PCIe x4vda placa mãe vai funcinar em X16 se eu só tiver uma placa de video?