PC travando com Linux

Salve pessoal,

tenho um Laptop ASUS i7 (1065G7 CPU @ 1.30GHz × 8 ), 16G RAM, 500G SSD, GForce MX330. Veio com Windows 10. Depois dividi o SSD e iniciei dual boot com o Zorin OS e finalmente fiquei só com o Zorin (v 16.2) com um swap de 16G tb. Estou com um problema que direto ele chega no consumo máximo de memória e trava. Também percebi que ele esquenta mais rápido, liga a ventoinha toda hora! Isso não acontecia no Windows: deixava um trilhão de abas de navegador aberta mais aplicativos pesados sempre tudo aberto e ele guentava firme, só ligava a ventoinha quando iniciava algum jogo. Também deu agora pra travar do nada os vídeos do Youtube (mesmo trocando de navegador e mesmo no player do sistema, VLC etc, ou seja, algum problema com os recursos de mídia).

Será que meu hardware que tá dando pau? Será que o Zorin não otimiza bem os recursos? Enfim… qual a opinião/experiência de vcs?

Abraço,

1 curtida

Pode ser que melhore, se reduzir o uso da swap. Segue o link:

Teu swap está superdimensionado, swap é como uma válvula de escape para evitar que o sistema pare abruptamente por falta de memória usando o armazenamento (seja HDD ou SSD). Qualquer HDD ou SSD, por melhores que sejam, ainda são ordens de grandeza mais lentos que a RAM.
A depender do teu uso, pode até desligar o swap mesmo. Eu tenho 12 GB de RAM e no meu uso não sinto falta do swap, mas isso depende do uso da máquina.
Quando montas uma partição ou um arquivo de swap estás a dizer basicamente para o sistema usar aquilo como “memória” (secundariamente, mas ainda assim memória disponível).

Olá @F_Lutro, tudo bem contigo?

Este laptop por ter 2 GPUs (a do processador e a dedicada) precisa de algumas configurações extras para que você tenha o melhor aproveitamento. Veja se algumas destas das dicas te ajuda.

Outra possibilidade é que você precise instalar e configurar os recursos de gerenciamento de temperatura e energia: o thermald e o TLP.

Espero que consiga uma melhor experiência depois destes ajustes.

:vulcan_salute:

2 curtidas

legal pessoal, vou testar as dicas aqui!