PC reiniciando sozinho, o que pode ser?

Há dois dias eu tava usando meu PC de boa e de repente, pow, ele reiniciou sozinho. Eu liguei de novo e continuei a usar e beleza, não aconteceu mais. Só que depois, o problema se tornou cada vez mais frequente, a ponto de ficar praticamente impossível de fazer qualquer coisa nesse PC. Às vezes eu tento ligar ele, e ele reinicia várias vezes até conseguir finalmente carregar a interface gráfica e depois de um tempo reinicia novamente. Às vezes ele desliga, passa uns dois segundos e liga de novo.
Eu já fiz alguns cursos de hardware e software na internet, mas nunca tive muita prática de abrir computadores e mexer com isso. Eu abri ele ontem pra ver se tinha alguma coisa errada e não consegui identificar nada de errado.
Eu queria pelo menos saber uma pista do que pode estar acontecendo, se for alguma peça que porventura eu precise trocar… se alguém puder me dar uma dica de como identificar qual é o problema, eu fico agradecido…
Ah lembrando que essa máquina é um pouco antiga, mas não tanto, tem mais ou menos uns 8 anos, e nunca aconteceu nenhum problema assim até agora, exceto que a fonte queimou uma vez, por ter ligado na voltagem errada, e tivemos que trocá-la, mas isso já faz muito tempo…

nesse periodo quantas vezes voçê trocou pasta térmica ou fez ulguma limpeza nos slot,s de mémoria ou até mesmo uma limpeza geral na placa ??? pois pra indentificar se há algum problema mais serio , promeiro faz essa verificação:
1- pasta térmica
2- limpar slot de mémoria
3- limpeza geral de gabinete
4- limpeza na placa mãe
5- verificar se há residuos umidos nos terminais de componentes da placa
6- testar a fonte se há as distribuições corretas de enérgia
bom esses são os topicos basicos.

3 curtidas

Bom, esse PC é da família, antigamente era mais meus irmãos que faziam isso, abrir pra limpar as peças… Mas agora é só eu que uso ele mesmo. Eu já abri algumas vezes pra limpar, mas só pra passar um pincel e tirar a poeira, não tinha muita sujeira, então eu não vi necessidade de mexer muito nas peças.
Com relação a pasta térmica, realmente eu acho que nunca foi trocada.
No caso da fonte, eu não sei como testar…

Bom de principio veja a pasta térmica pois a alta temperatura faz o PC travar ou até mesmo reiniciar varias vezes quando a temperatura fica muito alta , ( essa é uma ação de segurança do próprio processador)

Obs: se pssivel verifique se a temperatura do chipset não está muito alta caso esteja a placa mãe irá precisar de reparos.

3 curtidas

Hum… eu vou fazer isso, obrigado.

1 curtida

Fiz a limpeza completa no gabinete e na placa, limpei o slot de memória, troquei a pasta térmica, fiz reset da BIOS mas nada adiantou.
O que mais pode ser? Não sei mais o que fazer…

Bom ( shutdown.bat ) não é , pois esse virus não auto-executa no linux , provavelmente ( chipset ) Problemas na placa mãe mesmo , até porque pela idade dela será justa uma troca.

1 curtida

Toda a pinta de ser defeito de hardware. Poderia tentar identificar usando testes de processador, memória, disco ou até mesmo placa mãe (a mais difícil de ser detectada)

Recomendo procurar por testes com o stress-ng específicos para sua quantidade de memória e processador.

1 curtida

90% de chance de ser problema na fonte de alimentação. Essa descrição que você fez é típica de problema de fonte. Provavelmente deve estar usando uma fonte genérica, daquelas com chavinha de seleção de tensão. Eles não duram muito, além de colocar seu hardware em risco.

1 curtida

Ela tem essa chavinha mesmo, a marca é Bluecase, se não me engano. Mas já faz um bom tempo também que essa fonte foi trocada, e o PC também já é um pouco velho, então se o problema for na fonte ou na placa, como já disseram, acho não compensa gastar dinheiro pra trocar essas peças, seria melhor comprar um PC novo.
Obrigado a todos que responderam.

Sua fonte é genérica. A Bluecase é figurinha bem conhecida nos fóruns especializados. Não é boa. E só de ter a chave de seleção de tensão você já pode perceber que a fonte não tem PFC ativo. Isso seria aceitável uns 20 anos atrás, mas definitivamente é absurdo para os dias de hoje. Escrevi um artigo bem detalhado sobre como identificar fontes ruins, pode ajudar quando for comprar outra ou olhar um PC novo:

2 curtidas

Ótimo artigo, obrigado.
Eu estive pensando melhor… vou comprar uma fonte nova e instalar nesse PC, enquanto eu vou juntando dinheiro e comprando as peças pra montar um computador novo.
A minha dúvida agora é o seguinte: como esse PC já é um pouquinho velho, se eu comprar uma fonte nova será que ela vai ser compatível com ele? Tem alguma característica que eu precise ficar atento (sem ser a potência)? Preciso que ela seja compatível com meu PC velho e com o novo.

Fala maninho.

Você já checou aquela bateria de lítio se não queimou ou estragou? Normalmente esse problema pode vir disso também.

Foto da bateria:

Sim, ela está em bom estado, aparentemente. Eu inclusive retirei ela pra resetar a configuração da placa.

Perfeito.

Endossando o que o mano @KairanD falou, tenta retirar a fonte e perceba se há algum indício de queimado nela (normalmente costuma sair um cheiro forte de cabo derretido). Uma fonte nova não é tão caro, e acaba compensando ao invés de comprar todo um setup novo.

Sim, a fonte será compatível com a nova configuração. E você precisa ficar atento a todos os itens que mencionei no artigo. Apenas a potência não diz nada, pois o que mais tem no mercado é fonte vagaba que promete 500W e não consegue entregar sequer 200W sem detonar o computador.

A primeira coisa é observar se a fonte possui chave seletora de tensão. Sempre que você ver aquela chavinha 127V/220V na parte traseira da fonte, já pode descartar porque é ruim. Isso indica que tem projeto antiquado e não tem PFC ativo, o que é absurdo em pleno final de 2020.

Sua fonte atual muito provavelmente é a causa do problema. Mas, mesmo que não seja, você precisa trocá-la porque usá-la é perigoso. Veja o que uma fonte de baixa qualidade pode fazer com seu investimento:

O preço de qualquer hardware ultimamente subiu muito, e com as fontes não foi diferente. Preciso saber a configuração exata do seu computador e o que pretende comprar para indicar com precisão, mas bons modelos de entrada seriam a Cooler Master MWE (White ou Bronze) 450W, a PCYes! Electro V2 (White ou Bronze) 450W, a Pichau Nidus 500W, a Deepcool DA 500, a Corsair CX 450, a Corsair VS 400 e a Redragon RGPS 500W. Todas testadas, certificadas e com segurança garantida.

Caso você não possa optar pelos modelos acima, deixe como últimas opções a PCYes! Spark 400W e a Aerocool KCAS 400W. Não são exatamente boas, mas dificilmente chegam a comprometer.

1 curtida