PC Reinicia com Placa de Vídeo - Linux Mint

Sou novo na comunidade.
Há algum tempo utilizo o MX Linux para PCs fracos, mas fui intalar no meu PC mais moderno, daí começou a reiniciar sozinho. Utilizo uma placa de vídeo Radeon RX 560 4GB. Quando retirei a placa e liguei o cabo na placa mãe parou de reiniciar, mas no MX é só colocar a placa que em questão de minutos ou segundos ele reinicia e tem que dar Boot para entrar no sistema novamente. Mudei para o Linux Mint e tudo rodou perfeitamente, até o momento quem que realizei a atualização dos Drivers, daí a “novela” do reincia e da Boot começõe de novo. Certa feita ao reiniciar mudei a reinicialização para o Kernel 5.15.0-76-generic e pronto, parou de reiniciar.

O que vcs deduzem que pode estar acontecendo? Tem como deixar neste Kernel e sem atualizar drive de vídeo? Desde já agradeço pela ajuda.

Não acompanho da evolução do MX nem do Mint, mas acredito que vc está tendo o mesmo problema que os usuários de VGA AMD no fedora. Esses problemas foram sanados com o kernel 6.4.10-200.fc38.x86_64.
O jeito é vc usar usar uma de suas distros com um kernel que não seja afetado com o problema e aguardar os desenvolvedores corrigirem.

1 curtida

Bom dia. Então posso continuar usando Kernel 5.15.0-76-generic ou vc acha melhor utilizar o que vc recomendou, kernel 6.4.10-200.fc38.x86_64?
Só para constar, o Kernel 5.15.0-76-generic, tá funcionando tudo certinho.

Este kernel é a versão atual do repositórios do fedora 38, o que eu quis ilustrar é que os devs da sua distro precisam implementar correções, sugiro ficar no kernel 5.15 e aguardar sair um mais recente e testar, se der errado vc retorna para o 5.15

Mesmo no 5.15 está reiniciando, demora bem mais, mas ainda assim reinicia, e a versão 6.4.10-200 é muito dificil instalar, poderia me ajudar a fazer a instalação?

Dá uma olhada no print desses logs e vê se consegue me ajudar. Obrigado.

O melhor jeito é vc aguardar os devs do mint disponibilizar um kernel mais atual ou algum já corrigido. Vc até pode instalar kernel de fora dos repositórios, mas não é recomendado.