Tenho um PC DDR1 com Celeron D e 512mb de Ram, queria torná-lo funcional, qual seria uma boa pedida? Pensei em Arch com XFCE ou LXDE, o que dizem?
Eu pensaria em jogá-lo no Lixo. Nada vai funcionar direito nessa maquina
Talvez seja a solução mesmo, mas queria ver se da pra fazer algo kkkk
essa foi gerada por IA
CONCLUSÃO RÁPIDA
| Distro | RAM após boot | Interface |
|---|---|---|
| TinyCore | 40–80 MB | simples |
| Puppy Linux | 80–150 MB | completa |
| antiX | 120–180 MB | completa |
| Alpine | 100–150 MB | mínima |
| Lubuntu | 300–450 MB | moderna |
| Xubuntu | 500–600 MB | moderna leve |
| Linux Mint XFCE | 600–800 MB | completa e amigável |
com 512mb fica bem dificil…mas tenta o Lubuntu.
Vai no tinycore, é praticamente bruxaria o que essa distro faz, funciona até em máquina dos anos 90.
Saca só:
Cara fazer maquinas antigas rodarem com Linux é um hobby que alguns adoram hehe! mas isso vai ser apenas por diversão nada de funcional. a não ser tipo algum pequeno roteador ou algum servidorzinho bem sussegado.
Como o mobostar0101 vai de Puppy ou AntiX.
Instala o openwrt e transforma num roteador beberão como um opala🤪
Na verdade vou adicionar mais ram nele provavelmente talvez chegando aos 2GB kkkkk Quero que seja possível ao menos acessar a internet
Eu acho que só vale como estudo. Tente instalar e veja as limitações. Talvez seja mais fácil achar algumas ISO de sistemas de uns 10 ou 15 anos atrás para instalar e rodar como “máquina do tempo”.
Seria como um carro dos anos 60: até dá pra manter funcionando e dar uma voltinha, mas fica inviável de usar para outras tarefas que não seja exibição.
Eu não sou usuário de arch, mas pra mim, ele deve rodar em tudo justamente pq vc tem que colocar tudo do sistema.
Tá aí, poderia ter um poste aqui pra o povo colocar suas experiências com hardware antigo.
Eu tô com uns daqueles netbook’s aqui, esperando a fonte chegar pra ver até o de eles vão kkkkkkkkkkk.
Que vídeo delicioso kkkkkkkkk, eu amo esse tipo de coisa.
Essa máquina é mesmo caso para:
. Tiny Core
. DSL
. SliTAZ
Um boa opção é o Flinux (baseado no Tiny Core):
Esse canal é fantástico, não perco um vídeo desse cara kkkkk, também amo essas paradas.
Já me inscrevi
Ainda não testei nada, tenho primeiro que concertar a velharia, porém acabei de conseguir mais 256mb de Ram! A maquina vai voar! E talvez trocar de gabinete, consegui um gabinete muito interessante!
Confesso que dei uma risada sincera.
Outra boa ideia instala o Debian ou ubuntu server sem gui
Nenhuma e instala o adguard-home ou pihole