Ola boa noite a todos.
Pessoal estou precisando urgente de uma ajuda pois do nada meu pc parou de dar video.
Obs: tenho este pc desde 2013.
o pc que eu uso é para trabalhar onde tiro o sustento para minha familia pois trabalho por conta propria (autonomo).
pc liga e emite 4 bips curtos, desliga e liga e emite 4 bips curtos.
ja limpei memoria, placa de video, processador coloquei tudo devolta e nada.
ai troquei a memoria e nada.
troquei placa de video e nada.
tirei a placa de video e nada.
troquei o processador e nada.
ai fui ver a temperatura do processador e esta normal.
troquei a fonte e nada.
Obs: todas a peças trocada foram pegadas emprestadas apenas para fazer os testes.
ja não sei mais o que faço pois ja estou a perdendo clientes…
Vamos lá,
1 - Retire a bateria CR2032 da Placa Mãe e aguarde alguns minutos, 10 mais ou menos. Se você conseguir ler na Placa Mãe alguma instrução do tipo “Clear CMOS” execute a, as vezes com a chave de fenda você encosta em 2 pinos, as vezes tem o mini adaptador preto que você encaixa nestes pinos. Isso por um tempo, no caso do mini adaptador volte ele no estado normal que ele estava antes e reconecte a bateria CR2032.
2 - Depois na placa mãe instala apenas o processador e 1 pente de memória ram. Não coloque todos os pentes de memória nem os dispositivos de armazenamentos(hdd e/ou ssd), nem placa de vídeo. Por fim, conecte o cabo no conector padrão do computador no Monitor, ligue o computador para ver se aparecerá as informações do BIOS na tela.
Pode ser problema eletrônico na placa mãe, da uma olhada se tem capacitores inchados.
Se estas peças, alguma delas estiverem inchadas, você terá de troca-las, mas é fácil e bem barato, so pegar as inscrições que tem no capacitor e comprar igual ou até equivalente e usar um ferro de solda, sugador e solda.
Outro detalhe que você pode observar é as “perninhas” que tem no socket ou no processador se tem alguma delas torta ou com pasta térmica caido nelas… Então você pode usar uma agulha de costura, para desentortar os pinos e/ou tirar o excesso de pasta térmica, se for isto. Eu acho bem terapêutico desentortar pinos de processadores, sockets, plugs ps2, etc…
Mais um detalhe algumas placas mãe se o switch on off, reset, os leds do gabinete estiverem encaixados incorretamente, pode dar problemas de bip também. Da uma olhada neles:
Boa Noite obrigado amigo
fui analizar a placa mae a procura de algum componente danificado e achei um capacitor meio inchado proximo da bga.
acabei de trocar um capacitor e ainda esta na mesma situação…
Vi que você postou no Clube do Hardware também… Excelente site, um dos melhores me ajudou muito, quando comecei nesta área a vários anos atrás. Ainda me ajuda
Você tem álcool isopropílico por ae? Se sim, tenta limpar todos os contatos de tudo, placa mãe, ram, hdds, ssds, conectores de cabos de vídeo, força, tudo as vezes a borracha não funciona, especialmente o álcool isopropílico nos conectores dos bancos de memória RAM. Então você espera uns 20min para secar tudo.
Outro detalhe, este você tem de tomar cuidado, pressione a parte de cima do chipset, bios, com chinelo de borracha nos pés, e liga o computador para ver. Pode ter solda fria em algum componente e tals.
Rapaz, uma vez derrubaram café dentro de um cpu que emissor de nfe e servidor de rádio a noite onde eu trabalha. No dia seguinte aquilo estava cristalizado espalhado na placa mãe e cheio de formigas. “A placa mãe foi para o espaço”. Pedi permissão ao meu chefe e peguei um recipiente grande, enchi de álcool 80% da época. Mergulhei a placa mãe lá e deixei 1 hora de molho. Tirei passei o compressor de ar para secar e deixei a placa mãe na sala dos servidores com ar condicionado a 16 graus 24h por dia. No dia seguinte para minha alegria a placa ligou e funcionou! É uma da Gigabyte daquelas ultra durable.
Não aconselho você a fazer isso, mas se for placa mãe pifada e você precisar repor ela, então porque não tentar este procedimento antes de comprar uma nova. Se não tiver ar condicionado para isso deixa 3 dias secar completamente. Não no sol, dentro de casa.
Estou tentando lembrar e pesquisando soluções por aqui.
Tem um procedimento que você poderia fazer mas teria de ter estação e instrumentos de medição. Tirar todos os componentes e circuitos integrados, testa-los 1 a 1, substituir se tiver algum ruim e re soda-los na placa mãe. Esse é trabalhoso mas pode salvar.
Quando o PC emite 3 ou 4 bip,s pode ser problemas relacionados a mémoria , caso os modulos não estejam queimados , mesmo assim pode ocorrer mal contato , e não basta limpar apenas os modulos , tem que limpar toda a placa mãe tambem , de preferência uma lavagem geral com isopropanól , e se após 4 bip,s ele desliga por completo peça a um amigo uma fonte retire a sua e teste com a fonte do seu amigo , ou então teste a sua para ver se todas as voltagens estão corretar , pois não condene a placa mãe ainda pois se ela está respondendo é porque talvez se trate apenas de algum periférico com defeito.
veja se as voltagens da fonte estão corretas
OBS: se possivél for faça todos os procedimentos de testes sem a placa de video .
Vi que a sua placa possui BIOS feito pela AMI. Segundo esse site AMI BIOS Beep Codes 4 bips curtos seguidos informa que é um problema 1) Com o circuito integrado que gerencia relógio interno (RTC - Real Time Clock - Relógio em Tempo Real) ou 2) Problema no primeiro banco de memória
Pra resolver isso (se for simples):
Problema (2) resolve testando uma outra memória no bank 0. Se vc tem duas memórias, use apenas uma, talvez a outra esteja queimada.
Problema (1) é mais complicado e pode ser um circuito integrado da placa mãe que queimou, derreteu, estufou etc… A solução fácil e cara é arranjar outra placa mãe. A solução mais barata e que vai demorar mais tempo é levar em um técnico de eletrônica, mas não é garantido que volte à vida (ainda assim alguns tecnicos podem nem querer consertar o equipamento por não valer o tempo deles).
Iria indicar outros procedimentos que podem ser feitos pra tentar um reset na placa, mas vc já tentou todos que conheço e infelizmente chegou ao fim a vida útil da sua placa mãe. Foram muitos anos de serviços prestados mas mesmo os equipamentos eletrônicos tem um tempo finito de vida e parece a melhor opção agora enfrentar a dura realidade dos fatos e se preparar pro upgrade.
Para os demais colegas aqui fica o alerta que hardwares com mais de 5 anos tem uma confiabilidade mais baixa, vale a pena investir na troca antes da morte dos componentes. Também lembrar a célebre frase dos colegas de manutenção “Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum”.