Pc liga, desliga, liga e não da vídeo

Ola boa noite a todos.
Pessoal estou precisando urgente de uma ajuda pois do nada meu pc parou de dar video.
Obs: tenho este pc desde 2013.
o pc que eu uso é para trabalhar onde tiro o sustento para minha familia pois trabalho por conta propria (autonomo).

Descriçao do computador desktop
placa mãe kronnus - modelo:kr-ti61m5 lga1155
processador intel core i3-2100 sr05c 3.10ghz
memoria ram ddr3 6gb 1333mhz
placa de video ecs ddr3 1gb modelo: n8400gsc-1gqm-h2
fonte atx c3 tech 350w modelo: PSN-350S2

pc liga e emite 4 bips curtos, desliga e liga e emite 4 bips curtos.
ja limpei memoria, placa de video, processador coloquei tudo devolta e nada.
ai troquei a memoria e nada.
troquei placa de video e nada.
tirei a placa de video e nada.
troquei o processador e nada.
ai fui ver a temperatura do processador e esta normal.
troquei a fonte e nada.

Obs: todas a peças trocada foram pegadas emprestadas apenas para fazer os testes.

ja não sei mais o que faço pois ja estou a perdendo clientes…

1 curtida

Olá @Marlon_da_Silva seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Vamos lá,
1 - Retire a bateria CR2032 da Placa Mãe e aguarde alguns minutos, 10 mais ou menos. Se você conseguir ler na Placa Mãe alguma instrução do tipo “Clear CMOS” execute a, as vezes com a chave de fenda você encosta em 2 pinos, as vezes tem o mini adaptador preto que você encaixa nestes pinos. Isso por um tempo, no caso do mini adaptador volte ele no estado normal que ele estava antes e reconecte a bateria CR2032.

2 - Depois na placa mãe instala apenas o processador e 1 pente de memória ram. Não coloque todos os pentes de memória nem os dispositivos de armazenamentos(hdd e/ou ssd), nem placa de vídeo. Por fim, conecte o cabo no conector padrão do computador no Monitor, ligue o computador para ver se aparecerá as informações do BIOS na tela.

:pray:t2:

1 curtida

Olá Boa Noite amigo
sim ja tirei a bateria de v3 da placa mae e aguardei um tempo e depois recoloquei e nada…

Pode ser problema eletrônico na placa mãe, da uma olhada se tem capacitores inchados.
capacitor
Se estas peças, alguma delas estiverem inchadas, você terá de troca-las, mas é fácil e bem barato, so pegar as inscrições que tem no capacitor e comprar igual ou até equivalente e usar um ferro de solda, sugador e solda.

1 curtida

Outro detalhe que você pode observar é as “perninhas” que tem no socket ou no processador se tem alguma delas torta ou com pasta térmica caido nelas… Então você pode usar uma agulha de costura, para desentortar os pinos e/ou tirar o excesso de pasta térmica, se for isto. Eu acho bem terapêutico desentortar pinos de processadores, sockets, plugs ps2, etc… :innocent:

1 curtida

Mais um detalhe :joy: algumas placas mãe se o switch on off, reset, os leds do gabinete estiverem encaixados incorretamente, pode dar problemas de bip também. Da uma olhada neles:

colors

1 curtida

Boa Noite obrigado amigo
fui analizar a placa mae a procura de algum componente danificado e achei um capacitor meio inchado proximo da bga.
acabei de trocar um capacitor e ainda esta na mesma situação…

1 curtida

ja analizei e ta normal

1 curtida

ja olhei e esta da forma correta. obrigado novamente amigo

1 curtida

Vi que você postou no Clube do Hardware também… Excelente site, um dos melhores me ajudou muito, quando comecei nesta área a vários anos atrás. Ainda me ajuda :innocent:

Você tem álcool isopropílico por ae? Se sim, tenta limpar todos os contatos de tudo, placa mãe, ram, hdds, ssds, conectores de cabos de vídeo, força, tudo :joy: as vezes a borracha não funciona, especialmente o álcool isopropílico nos conectores dos bancos de memória RAM. Então você espera uns 20min para secar tudo.

Outro detalhe, este você tem de tomar cuidado, pressione a parte de cima do chipset, bios, com chinelo de borracha nos pés, e liga o computador para ver. Pode ter solda fria em algum componente e tals.

1 curtida

sim eu estou me cadastrando em tudo que é forum para tentar resolver isto. depois que toquei o componente usei o alcool isopropilico. e nada ainda…

1 curtida

sim ja fiz tudo isto… :sob: :sob: :sob: :sob: :sob:

1 curtida

Rapaz, uma vez derrubaram café dentro de um cpu que emissor de nfe e servidor de rádio a noite onde eu trabalha. No dia seguinte aquilo estava cristalizado espalhado na placa mãe e cheio de formigas. “A placa mãe foi para o espaço”. Pedi permissão ao meu chefe e peguei um recipiente grande, enchi de álcool 80% da época. Mergulhei a placa mãe lá e deixei 1 hora de molho. Tirei passei o compressor de ar para secar e deixei a placa mãe na sala dos servidores com ar condicionado a 16 graus 24h por dia. No dia seguinte para minha alegria a placa ligou e funcionou! É uma da Gigabyte daquelas ultra durable.

Não aconselho você a fazer isso, mas se for placa mãe pifada e você precisar repor ela, então porque não tentar este procedimento antes de comprar uma nova. Se não tiver ar condicionado para isso deixa 3 dias secar completamente. Não no sol, dentro de casa.

Estou tentando lembrar e pesquisando soluções por aqui.

1 curtida

Olá informo que teste as minhas peças no computador do amigo e todas estão funcionando… acho que minha placa mae foi por saco… :sob: :sob: :sob: :sob: :sob:

1 curtida

amigo muito obrigado pela sua ajuda em tentar me ajudar.
o grande problema é que to sem dinheiro algum. desepregado e com 4 filhos fica meio…

1 curtida

Tem um procedimento que você poderia fazer mas teria de ter estação e instrumentos de medição. Tirar todos os componentes e circuitos integrados, testa-los 1 a 1, substituir se tiver algum ruim e re soda-los na placa mãe. Esse é trabalhoso mas pode salvar.

tenho so o ferro de solda e um mutimetro da china…

1 curtida

Estou fazendo mais pesquisas aqui e também se alguém tiver mais sugestões por ae, serão bem-vindas :innocent:

1 curtida

Quando o PC emite 3 ou 4 bip,s pode ser problemas relacionados a mémoria , caso os modulos não estejam queimados , mesmo assim pode ocorrer mal contato , e não basta limpar apenas os modulos , tem que limpar toda a placa mãe tambem , de preferência uma lavagem geral com isopropanól , e se após 4 bip,s ele desliga por completo peça a um amigo uma fonte retire a sua e teste com a fonte do seu amigo , ou então teste a sua para ver se todas as voltagens estão corretar , pois não condene a placa mãe ainda pois se ela está respondendo é porque talvez se trate apenas de algum periférico com defeito.

veja se as voltagens da fonte estão corretas
tabela voltagem fonte atx

OBS: se possivél for faça todos os procedimentos de testes sem a placa de video .

2 curtidas

Vi que a sua placa possui BIOS feito pela AMI. Segundo esse site AMI BIOS Beep Codes 4 bips curtos seguidos informa que é um problema 1) Com o circuito integrado que gerencia relógio interno (RTC - Real Time Clock - Relógio em Tempo Real) ou 2) Problema no primeiro banco de memória

Pra resolver isso (se for simples):
Problema (2) resolve testando uma outra memória no bank 0. Se vc tem duas memórias, use apenas uma, talvez a outra esteja queimada.
Problema (1) é mais complicado e pode ser um circuito integrado da placa mãe que queimou, derreteu, estufou etc… A solução fácil e cara é arranjar outra placa mãe. A solução mais barata e que vai demorar mais tempo é levar em um técnico de eletrônica, mas não é garantido que volte à vida (ainda assim alguns tecnicos podem nem querer consertar o equipamento por não valer o tempo deles).

Iria indicar outros procedimentos que podem ser feitos pra tentar um reset na placa, mas vc já tentou todos que conheço e infelizmente chegou ao fim a vida útil da sua placa mãe. Foram muitos anos de serviços prestados mas mesmo os equipamentos eletrônicos tem um tempo finito de vida e parece a melhor opção agora enfrentar a dura realidade dos fatos e se preparar pro upgrade.

Para os demais colegas aqui fica o alerta que hardwares com mais de 5 anos tem uma confiabilidade mais baixa, vale a pena investir na troca antes da morte dos componentes. Também lembrar a célebre frase dos colegas de manutenção “Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum”.

1 curtida