Opa pessoal meu pc esta desligado quando estou jogando um jogo. Ele só fez isso no albion e no deadpoly. Quando eu ligo meu pc a temperatura tá 55 - 60 / fazendo coisas básicas como navegar, discord, godot tá 60 - 67. Quando estou jogando o jogo roda de boa mas depois de um tempo ele desliga. Quando ligo o pc novamente ele fica em 67 - 70. E se eu abrir tipo 2 programas eles desliga. Já troquei pasta termica e cooler.
Configurações do pc:
i5 2400
Rx550 4g
8g ram
Lga 1155
Fonte 450w (fex-45t12)
Sistema voyager 24.04 gnome
Olá, @kayronnBR
Isso não parece normal – principalmente, se você já trocou a pasta térmica e instalou um cooler novo (é isso mesmo?).
O modelo de CPU é esse aqui?
Fabricante: Intel
Modelo: I5-2400
Geração: 2ª
Frequência: 3.10Ghz (Turbo Boost 3.40Ghz)
Soquete: LGA 1155
Nº de Núcleos: 4 núcleos (Quad-Core)
Nº de Threads: 4 threads
Memória Ram Suportada: DDR3 1066/1333 Mhz (até 32Gb Ram)
Vídeo Integrado: Sim - Gráficos HD Intel 2000
3.10 Ghz é a frequência mínima, ou a frequência fixa de quando desabilita o Turbo?
Minha CPU atual suporta de 800 MHz até 4100 MHz. – Oficialmente, “2900 MHz” (se eu desabilitar o Turbo). – Na maior parte do tempo fica em 800 MHz – exceto no Slackware e no Redcore, que ficam sempre perto do máximo (a menos que eu desabilite o Turbo).
O que pode aquecer?
Fora de pasta térmica e cooler, eu tive algumas situações de aquecimento relacionadas com vídeo integrado (iGPU Intel), renderização / compositor, e “Hardware Acceleration” do Chromium. – E software (driver de vídeo), claro:
-
Assistir Youtube esquentava mais no Windows (XP, na época), do que no Kubuntu. – Posso estar enganado, mas foi o que me pareceu, na época.
-
Usar compositor OpenGL2.0 esquentava mais do que usar XRender. – (Meu 2 x Core2 Duo com iGPU Intel só permitia essas 2 opções. Acho que havia OpenGL3.1 mas não dava certo).
-
O Linux Mint várias vezes dizia que, pipipi popopó, e sugeria mudar para “renderização por software” – e foi aí que adotei XRender também no Kubuntu, que não reclamava, mas também melhorou. – Hoje, acho que isso nem existe mais (será?), mas continuo vendo opções, tipo “Compositing: Allow on startup” (necessário no meu hardware atual, mas que nem toda distro habilita por padrão).
-
Hardware Acceleration ativado no Chromium / Chrome esquentava mais. – Talvez, quando se tem placa aceleradora, ocorra o contrário?
-
Houve uma época (2016), em que, só de abrir o Plasma Discover, já disparava o uso de CPU – e é claro que isso esquentava. – A causa é que aquela versão inicial da “lojinha” executava uma “animação” pesada (e totalmente dispensável).
-
Tempos depois (2017-2018), só de abrir o KDE System Settings no “modo aba lateral”, também disparava o uso de CPU – e esquentava.
-
Houve uma época, em que o download de imagens ISO pelo KTorrent no KDE Neon, disparava o uso de CPU – mas isso não acontecia em nenhuma outra distro.
-
Muitos sites e portais também “consumiam” muita CPU – até o dia em que instalei uBlock Origin.
Essas coisas foram em 2015-2019 (softwares antigos), com um Intel 2 x Core2 Duo, sem placa gráfica (GPU) e sem jogos, sempre em sessão X11 (eu nem pensava em Wayland). – Não serve para os dias atuais, e não se enquadra no seu caso específico – mas talvez possa dar alguma pista de, “por onde começar a procurar”. – Quase tudo, relacionado à renderização de vídeo.
Infelizmente, não tenho experiência pessoal com Rx550 4g. – Nunca utilizei placas de vídeo. – Só “integradas” (iGPU), antigamente chamadas de “onboard”: – Placas Asus com chips gráficos Intel.
Qual a temperatura “normal”?
Tive um problema de pasta térmica + ventoinha entupida de sujeira, em 2015, e precisava terminar algumas tarefas, antes de desmontar tudo para uma limpeza. – Isso, em plena onda de calor na minha região. – Eu não tinha a menor ideia de qual seria uma “temperatura normal”. Pesquisando nos fóruns, acabei concluindo que acima de 50ºC já seria “fora do normal”.
Isso talvez seja um pouco diferente, de um hardware para outro.
Resposta do comando sensors
em 2018-04 (2 x Core2 Duo):
Core 0: +43.0°C (high = +76.0°C, crit = +100.0°C)
Core 1: +42.0°C (high = +76.0°C, crit = +100.0°C)
Hoje, o comando sensors
me diz:
Core 0: +28.0°C (high = +82.0°C, crit = +100.0°C)
Core 1: +29.0°C (high = +82.0°C, crit = +100.0°C)
Core 2: +28.0°C (high = +82.0°C, crit = +100.0°C)
Core 3: +26.0°C (high = +82.0°C, crit = +100.0°C)
Core 4: +28.0°C (high = +82.0°C, crit = +100.0°C)
Core 5: +25.0°C (high = +82.0°C, crit = +100.0°C)
(Sim, mandei para uma limpeza “profissional”, com um técnico bem conhecido, uns 6 meses atrás).
Ele limpou seu processador?
Não sei se entendi sua pergunta…
O técnico trocou a pasta térmica, limpou a ventoinha e o interior do gabinete.
Eu fiz isso quando apliquei o cooler novo e pasta termica
Exato!
E a grande questão é: – “Por que está aquecendo tanto”.
Você chegou a monitorar a temperatura durante os jogos? Essa temperatura de 60ºC ~ 70ºC é quente para o processador em idle, mas perfeitamente normal e até baixa em carga, caso você esteja usando o cooler box.
Essa sua fonte, que pelo visto é bem antiga, me parece suspeita. Quando foi testada pelo Clube do Hardware em 2008, o projeto dela já era considerado muito ultrapassado naquela época: Teste da Fonte de Alimentação eXtream FEX-45T12 de 450 W - Página 10 - Energia - Clube do Hardware
Não custa perguntar… tem certeza que encaixou bem o cooler?
Sim, gravei até um Vídeo
Boa noite rapaz,
Talvez eu sei o que está acontecendo com você, talvez o problema esteja no MOSFETS da sua placa-mãe (VRM) que pode ser resolvido adicionando uns dissipadores tipo adesivos neles para diminuir a temperatura já que eles são responsáveis pelo bom funcionamento do chip-cpu, o mal funcionamento dos MOSFETS são superaquecimento, alta de energia e desligamento da placa-mãe.
Eu falo isso pois já tive esse problema no passado com uma PCCHIPS A13G no jogo “medal of honor vanguard PC” o pc desligava toda vez que iniciava o jogo.
Não sei se é o seu caso.
Os dissipadores podem ser passivos tipo aqueles que não tem cooler mas se quiser colocar cooler, fica a seu critério.
O problema de desligar o computador acontecia antes de trocar o cooler?
Ele acontecia antes por causa do cooler, ele batia 99 graus muito facil
Então o problema é outro.
Verifique as memórias com o “memtest” no Linux ou o “Windows Memory Diagnostics” no Windows.
Caso dê tudo ok, tente alguns testes de tortura no CPU. Tente achar alguma situação na qual sempre ocorre o desligamento.
esse pc tem no meu trabalho, eu Tava pensando em comprar ele. e passar a placa de vídeo e a memória e os hd pra ele
fonte 550w
Quando comecei a usar Linux comecei no Pop_Os e a Pop Shop, que carregava na inicialização, consumia em alguns casos recorrentes de 500~700mb de memória RAM em segundo plano e quando eu abria a loja dava para escutar o cooler do processador aumentando a velocidade (não sei se até hoje isso ocorre) . Também no pamac, a loja do manjaro, percebi consumo de memória e a questão de ficar consumindo recursos em segundo plano . Depois daquilo, desencanei das lojas de aplicativos mesmo reconhecendo a praticidade e facilidade para novatos no Linux e passei a usar apenas o terminal para gerenciar aplicações. Sempre tento instalar o mínimo em todas as distros e se, mesmo assim, vier loja de aplicativos instalada, eu removo pelas minhas escolhas individuais.