PC Dell não dá boot depois de instalação do mint

Boa tarde pessoal.

Tenho um pc que estava com Linux mint, e reformatei ele para uma instalação limpa.

Fiz todo o processo de instalação. Entretanto quando reinicio o pc apos a instalação, o pc nao da boot.

O PC é um dell Optiplex 3060.
Tem processador i5 de 8th, 8Gb RAM.
System bios: 1.2.22

Quando eu entro na boot sequence, aparecem apenas os seguintes dispositivos.

  • Usb storage device
    -diskette drive
  • Cd/Dvd/…

Nao aparece nada como HDD ou internal HDD.

Estou usando o legacy mode.

Alguém sabe o que poderia ser?

Simples: o Mint provavelmente foi instalado em modo UEFI. Troque o modo de boot e procure pela entrada “Mint” ou “Ubuntu”.

Mesmo mudando para o modo UEFI, ele não encontra. Volta a mensagem “No bootable devices found”.

Agora se eu coloco o pendrive pra reinstalar o mint, ele reconheçe que tem uma instalção já no HD. Então ela foi devidamente instalada, só não esta sendo encontrada pelo BIOS, nem no modo Legacy como no UEFI.

Estava acontecendo algo parecido comigo. O único jeito de resolver foi baixando o ISO novamente do site (via torrent, pra garantir a integridade) e fazendo o pendrive pelo programa chamado RUFUS, com YUMI, Balena e etc não funcionava nem por reza braba. Vê se fazendo isso já dá uma luz pra tu.

Então, esse pendrive já tava sendo usado para reformatar outros pcs e deram certo. Mas vou tentar instalar o Pop e ver se acontece o mesmo.

Realmente, não deu certo. Mesmo instalando o pop, deu a mesma coisa.

Está criando as partições corretamente na instalação do sistema? Como criou elas?

Já criei as partições manualmente e tbm automática do sistema, mas nenhuma deu boa.

Por azar não deu pau no HD? Quem sabe vale a pena testar.

no SETUP vá na ultima aba onde voçê salva e sai ,
procure pela opção ( setup default ), ou ( default optimized ) algo parecido com retornar as configurações originais e otimizadas , talvez sem querer voçê fez alguma modificação no disco ao configurar para dar boot pelo pendriver.

Parece que o sistema foi instalado mas não completou a instalação do bootloader ( o GRUB ).

O que vc precisa verificar:

  1. UEFI: verifique na partição EFI se tem uma entrada pro sistema que vc instalou (se for o Mint é diretório ubuntu). Se tiver isso é porque precisa criar uma entrada de boot na firmware. Se não tiver isso é porque precisa instalar o grub inteiro
  2. Legacy: Instalar o GRUB na MBR do disco e selecionar o disco como inicialização do sistema.

— edit
Ah, o Rescatux pode te ajudar e instalar o grub no seu computador sem precisar reinstalar o sistema inteiro.

1 curtida

Identifiquei que a bios do sistema não estava encontrando o HD listado. Então adicionei ele manualmente e fiz a instalação no modo UEFI, com secure boot desativado. Deu certo :slight_smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.