Boa noite eu comprei um pc com linux mint 20.1 MATE e terminal não esta instalando os programas. E quando eu abro o terminal ele não aparece o nome terminal e quando eu tento instalar um programa pelo terminal ele não pede senha
Qual a marca da sua máquina, para poder pesquisar o processo q o fabricante realiza?
Opa, qual é o modelo e a marca do seu notebook ? não entendi exatamente o problema já que o Terminal está aberto… Achei estranho ele não pedir a senha, o terminal não parece estar rodando em root.
Quando você coloca o sudo
antes do comando ele não pede a senha, nem nada ?
Ah, apaga esse texto de instrução que fica quando criamos um post aqui no fórum
Sobre terminal, pode mudar o PS1 no .bashrc, já a senha só será pedida caso use sudo ou su.
Oi boa noite o meu é pc montado e não notebook. O terminal não ta rodando em root e quando coloco o comando sudo não pede a senha.
Boa noite o comando que eu quero usar é o sudo mesmo
Boa noite o pc que eu tenho é montado e não possui uma marca
Eu estou tentando instalar um emulador que se chama fightcade2 e diz que o arquivo ou diretório inexistente.
eu tentei instalar wine com o comando sudo e não pediu a senha e nem instalou mas eu consegui instalar pelo gerenciador de aplicativos.
Ok.
De a permissão de executar no arquivo. Pode ser feito por linha de comando ou modo gráfico em propriedades do arquivo
chmod +x nomedoarquivo
Depois
bash nomedoarquivo
Boa noite eu sou iniciante e ainda não sei mexer muito bem, teria um jeito de fazer?
Eu mexendo no emulador consegui fazer aparecer o executável do emulador mas o wine que eu instalei pelo gerenciador de aplicativos não ta funcionando direito
O sistema não é Windows.
.exe é para sistema Windows.
Caso seja só para Windows, veja:
Recomendo você ler sobre instalação de aplicativos no linux
Comando
Apt
Apt-get
Sudo
Su
Repositórios e etc…
Vamos por partes.
Você está tentando rodar um programa de Windows em Linux, então precisa do Wine, instale o wine pela loja de aplicativos do Mint, depois de instalado, você vai até o lugar onde tá o seu executável que quer rodar, e vai passar o seguinte comando
wine [nome do executável]
Se quando você rodar isso, aparecer algo relacionado ao wine não estar instalado, você pode instalar ele via terminal também, usando a seguinte sequência de comandos, que está no site do Wine. (Só tente fazer pelo terminal se realmente não conseguir instalar pela loja, caso tudo tenha funcionado, não precisa vir para essa parte)
sudo dpkg --add-architecture i386
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo mv winehq.key /usr/share/keyrings/winehq-archive.key
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/focal/winehq-focal.sources
sudo mv winehq-focal.sources /etc/apt/sources.list.d/
sudo apt update
sudo apt install --install-recommends winehq-stable
Você não conseguiu instalar o wine usando aquele comando, porque aquele comando ali que você colocou do dpkg, é pra permitir que aplicativos de 32 bits rodem em um sistema de 64bits.
Se tudo estiver instalado e funcionando, quando quiser abrir esse emulador que você baixou, vá na pasta onde ele está instalado, clique com o botão direito em alguma parte vazia da pasta e selecione para abrir no terminal, feito isso, digite a sintaxe que eu coloquei em cima
wine [nome do programa]
No caso do seu programa, seria
wine fcadefbneo.exe
Não sei se seu emulador vai funcionar sem problemas, recomendo usar o Retroarch que você pode emular qualquer console e está disponível em todas as lojas, qualquer dúvida é só postar
Observação sobre o SUDO
Uma pequena observação, não tem problema o sudo não pedir senha as vezes, depois que você roda ele uma vez no terminal, enquanto você não terminar aquela sessão no terminal ele não vai pedir a senha por alguns minutos, então é um comportamento normal, porque ele entende que você está fazendo algo que precisa de permissões maiores e não teria necessidade de repetir a mesma senha várias vezes pra cada comando.
Você já adicionou o suporte a flatpak na sua distribuição? O fightcade está disponível em flatpak também: Install Fightcade on Linux | Flathub
Após instalar o suporte a flatpak na sua distro é só rodar o comando:
flatpak install flathub com.fightcade.Fightcade
Bom, o rapaz ai falou que existe uma versão para Linux oficialmente, você pode baixar via flatpak como ele falou ou baixar a versão do site oficial. https://www.fightcade.com
Clique na versão Linux e vai baixar um arquivo .tar.gz, só descompactar e rodar o script
Abra a pasta no terminal e depois rode sudo ./Fightcade2.sh
e vai rodar normalmente, se não quiser sempre fazer esse proceso no Terminal, aumente as permissões desse script com a explicação do @swatquest acima.
Não sabia que existia uma versão para Linux haha, então pode ignorar todo o processo que eu falei do Wine.
O Linux Mint já vem com o Flatpak habilitado por padrão.
@Dedei se você procurar esse software na loja de aplicativos você vai encontrar.
E recomendo você assistir esse vídeo sobre como instalar programas no Linux, tenho certeza que vai te ajudar.
Valeu muito obrigado ajudou muito.
Eu instalei a versão do site no kubuntu 22.04 e funcionou normalmente, e como o @Physis_19 falou, você precisa instalar o wine para fazer o núcleo executável (fcadefbneo.exe) do fightcade funcionar.
A versão em flatpak acaba sendo mais prática, e quando houver atualização é só você executar um flatpak update
no terminal. Depois de executar o Fightcade2.sh no terminal ele automaticamente criou um atalho no menu de aplicativos.