Pessoal tenho um setup gamer de 2017, “Full ASUS” que é o seguinte:
Placa mãe ASUS Z-97A
Processador Intel Core i5 4590
CPU Cooler: PCYes Lorx, torre com 1 fan
24Gb de RAM (8+8+4+4)
2 SSDs de 480Gb, cada
GPU: AMD RX 580 8Gb ASUS
Fonte: MSI Mag A650BN de 650W real, selo 80 Plus Bronze
Gabinete aquário com 5 fans RGB comum
Teclado gamer USB, RGB, Fortrek Holt
Mouse USB, RGB, H’maston 2000 DPI
Acontece que, recentemente, sempre que vou ligá-lo depois de um tempo desligado ele não está subindo de primeira. Tem acontecido o seguinte:
Às vezes passa da tela de boot dando imagem, mas trava no grub do Linux
Às vezes a imagem nem aparece e o conjunto parece não ter inicializado
Em meio a estas anomalias, às vezes o teclado desliga e liga.
Normalmente, nesse caso, bastando eu desligar a chave geral da fonte o PC sobe. Ou seja vai na 2a tentativa. Mas há momentos em que só vai na 3a… 4a. tentativa.
Tem 1 ano e 1 mês que comprei essa fonte. E peguei ela porque, na época, o Ronaldo do Techlab havia aprovado este exato modelo nos seus testes. A fonte em si é bem boa e não tem sido de me incomodar. Mas eu tenho passado por estas sitações anômalas.
Queria saber do pessoal aqui do fórum a opinião de vocês a respeito do que poderia estar me causando esta situação. Seria isso:
Problema de alimentação de energia?
Problema na placa mãe?
Problema no processador?
Problema na GPU?
Complemento que, quando o PC não vai de primeira, tampouco na segunda tentativa, curiosamente se eu abro o vidro lateral e dou uma leve pressionada na GPU, o PC liga.
A minha GPU tem trabalhado normalmente, eu acho. Com uso espartano ela tem trabalhado assim:
Temperatura: variando entre 30° e 42°
Frequência e Clock dentro da normalidade
Velocidade das fans na casa dos 1500 - 1600 RPM
Quando uso alguma aplicação / jogo que exige mais da placa, ela tem trabalhado assim:
Temperatura na média de 50° - 65°
Frequência / clock um pouco mais alta
Velocidade das fans entorno de 2200 - 2400 RPM
Eu percebo que as ventoinhas estão trabalhando mais rapidamente, pois há um certo aumento de ruído.
Já meu processador, em uso espartano, como agora onde escrevo este post:
Temperatura na casa dos 47°
Velocidade da fan entorno de 1600 RPM
Quando estou usando algo que exija mais processamento a temperatura sobre um pouco mais. Mas não tem apresentado altas temperaturas.
Aconteceu isso comigo recentemente, eu resolvi abrindo o gabinete e soprando ar quente com um secador de cabelo. Vi isso no Youtube, não acreditei que ia resolver, mas resolvi testar e deu certo.
Esse é meu receio ter que levar a uma assistência. Não tem uma boa aqui na minha cidade. Moro no interior. Tenho que levar em Brasília que é “mais próximo” da minha região.
Interessante que se eu deixo o PC ligado o dia inteiro ele funciona normalmente.
Segundo com relação à ligação na placa mãe. O correto com pentes diferentes é colocar os igual no mesmo banco. Só que como vc tem dois de 8 e dois de 4, pra ficar tudo em dual channel teria que colocar do jeito “errado”, com 8+4 no banco A e 8+4 no banco B.
Terceiro, testar com apenas 16GB e depois com apenas 8G, ver se resolve os pepinos.
O estranho é que nesses problema com memória, o computador nem ligaria. Então “travar no grub” e “teclado desconectar” não seria sintoma disso. Sobre o teclado, pode ser algum pequeno bug da BIOS.
Vale verificar se há atualização de BIOS para sua placa, geralmente atualizações costumam aumentar compatibilidade com memórias e resolver pequenos bugs. Mas lembre-se que atualizar a BIOS acaba zerando o bootloader e padrões, então se for fazer, esteja preparado.
Remover a pilha CR2032 da UEFI contar ate ~30 segundos com o PC desplugado da tomada e colocar a pilha CR2032 novamente pode resolver.
Ela é deste jeito:
Quando eu tive problemas da máquina não ligar era uma fonte porcaria que eu tinha. Depois que troquei a fonte nunca mais tive problemas. Agora começou com isso.
Eu coloquei memórias recentemente, aumentei mais 8Gb 2x4HGb. Mas antes mesmo de por mais memória ele havia começado a fazer essa esquisitice.
Vou dar uma verificada mais profunda. Se liga o PC funciona o dia inteiro.
Eu sei que dei este tópico como concluído, mas queria fazer um complemento à questão. Já tem um tempo que, às vezes, quando estou há digitar bastante o teclado USB - RGB desliga e liga do nada. Ou seja eu sigo digitando, dai ele para, desliga e volta. Isso já tem um tempo que vem ocorrendo. Não é algo que acontece com frequência, mas ocorre. Pergunto-lhes.
Seriam estas coisas, questões relacionadas à:
Alimentação de energia - Fonte?
Problema na placa mãe?
Muito curioso o que tem ocorrido aqui às vezes, pois no caso dos periféricos que desligam e ligam do nada, isso só ocorre com o teclado.
Se tiver muito dispositivo ligado na mesma USB pode faltar energia pra eles e serem resetados. Pelo log do sistema você consegue informação detalhada sobre o erro: sudo journalctl -f e daí espera a hora que desconectar e veja as mensagens.
Considerando seu relato do que tem acontecido (incluindo as falhas intermitentes do teclado após “batida de ar”) e a menção de que este hardware está sendo usado numa região próxima de Brasília…
Acho que o que poderia estar me causando esta situação é:
. Energia estática. A tomada usada para fornecer energia elétrica para esse dispositivo está aterrada?
. Sujeirinha em algum ponto específico da placa-mãe. Alguma conexão, algum slot. Você mencionou que pressiona a placa de vídeo às vezes. Pode ter um fiapinho de pó por ali. Ou um pelinho de um pincel que você usou pra limpar da última vez.
Não descartaria ser um problema com a placa-mãe. Já ouvi pessoas que trabalham com reparos de hardware falarem mal de placas-mãe para processadores intel core de 4ª geração (soquete 1150).