PC antigo: instalação do Linux Mint 21 não boota

Pessoal, tenho um PC bem antigo que está rodando bem com o Linux Mint 19.3 Xfce 64-bit. Estou tentando fazer boot com o pen drive do Linux Mint 21 Xfce 64-bit para poder formatar o HD e instalar essa versão mais nova, mas não estou conseguindo dar boot. Fica uma tela preta com um hifen branco piscando.

Já tentei todas as sugestões desta página: Boot options — Linux Mint Installation Guide documentation e desta também: Linux Mint 21 Xfce Release Notes - Linux Mint

Em resumo, tentei o seguinte:

• Trocar quiet splash por nouveau.noaccel=1
  • Trocar quiet splash por nomodeset
  • Trocar quiet splash por noapic noacpi nosplash irqpoll

Nada disso funcionou. Se me recordo corretamente, eu precisei fazer um desses passos para conseguir instalar o Linux Mint 19, pois estava tendo problema semelhante. Só que o mesmo truque não funcionou no Linux Mint 21. Ainda não tentei o Linux Mint 20.

Alguém tem alguma sugestão?

Segue algumas informações sobre meu hardware:
Dell Dimension C521
Motherboard: Dell Inc 0TU892
CPU: AMD Athlon 64 X2 Dual 5600+ (2) @ 2.9 GHz
GPU: Nvidia GeForce 6150 LE
RAM: 8 GB
Audio: HDA-Intel - HDA Nvidia

O Linux Mint 19.3 (que está funcionando nesse PC) usa o kernel 5.4. Eu acho (mas não tenho certeza) que o Linux Mint 21 usa kernel 5.15.

1 curtida

Ia dizer q provavelmente a máquina não é 64bits, mas o principal já foi eliminado.
Como o suporte dessa versão termina em Abril, o ideal mesmo é procurar um substituto.

1 curtida

Rapaz, eu mudei um negócio na Bios (desliguei o fast boot) e tentei novamente com nomodeset. Ele ficou um tempão com o hifen piscando, eu achei que tinha dado o mesmo problema. Aí fui fazer outra coisa e de repente ele concluiu o boot. Daí agora tô aqui tentando instalar. Vamos ver como vai ser.

4 curtidas

Consegui instalar e atualizar. Está tudo funcionando conforme esperado, mas não estou conseguindo instalar o driver Nvidia da GPU. Ele está com driver Nouveau. Quando eu abro o driver manager, ele diz que meu computador não precisa de drivers adicionais.

4 curtidas

O driver proprietário da Nvidia já deixou de oferecer suporte para esse chip faz tempo. A versão antiga com suporte, por sua vez, não é compatível com versões atuais do kernel. Por isso você deve usar o Nouveau.

3 curtidas

Faz sentido! Muito obrigado!

1 curtida

Só uma pergunta, você tentou apertar enter quando chega nessa tela? Eu tenho um notebook antigo da CCE com BIOS da Phoenix e em algumas versões do GRUB a tela fica preta e só prossegue o boot quando eu aperto enter. Talvez também apareça esse mesmo hífen na tela mas não consigo dizer porque meu monitor está com defeito na parte esquerda.

1 curtida

Eu acho que tentei apertar Enter sim, mas não tenho certeza. De qualquer forma, acho que o problema está resolvido! Pelo menos até 2027, quando terminar o suporte à base 22.04 LTS e eu precisar instalar uma versão nova do Linux Mint nesse PC! :smiley:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.