Pavucontrol não mostra meu Microfone

Olá, Boa tarde.

O meu problema é que meu Microfone não tá sendo reconhecido pelo pavucontrol, embora ele seja reconhecido pelo sistema operacional. A aba de “Input Devices” do pavucontrol aparece assim:
K

Quando eu rodo o comando “arecord -l” com o microfone plugado, a saída do comando é essa:

~$ arecord -l
**** List of CAPTURE Hardware Devices ****
card 2: ahubhdmi [ahubhdmi], device 0: ahub_plat-i2s-hifi i2s-hifi-0 [ahub_plat-i2s-hifi i2s-hifi-0]
Subdevices: 1/1
Subdevice #0: subdevice #0
card 3: Device [Usb Audio Device], device 0: USB Audio [USB Audio]

Se eu desconecto o Microfone do HUB USB e executo o comando, a saída é essa:

~$ arecord -l
card 2: ahubhdmi [ahubhdmi], device 0: ahub_plat-i2s-hifi i2s-hifi-0 [ahub_plat-i2s-hifi i2s-hifi-0]

Estou usando o “Debian GNU/Linux 12 (bookworm) aarch64” e o Kernel “6.1.31-sun50iw9”, com o Xfwm4 como WM. Debian oferecido pela Orange Pi para o Orange Pi Zero 3.
O meu microfone é um BM-800 USB
O Usb do Microfone tá conectado em um HUB Usb junto com outros periféricos, e todos estão funcionando bem.
Eu consigo usar o Microfone perfeitamente no Audacity, mas em outros programas ele nem aparece como opção de entrada de áudio.
Como setar o Microfone como input padrão?

Olá!

O pavucontrol é só uma interface gráfica do console do sistema de audio. Dito isto, se algo foi mapeado pelo sistema alsa/pulse/pipewire ele vai mostrar em termos de conexão possível.

Na aba Configuration como está a configuração do microfone? Aparece?

O BM800 USB é plug and play e utiliza o padrão nativo do UAC que é existente no kernel linux há muito tempo, uma classe de tratativa de streaming de áudio via USB básica.

Sendo assim, para vermos se de fato o sistema está enxergando o BM800 use o comando:

lsusb

na lista é preciso aparecer o BM800 ou outro nome referente a “device MIC” ou o mesmo “USB Audio” identificado como card3 pelo alsa.
Se sim, então de fato ele é reconhecido e gerenciável pelo servidor de áudio.
Daí se ele não parece visível para o servidor de áudio é porque em algum momento da configuração o dispositivo pode estar setado para conexão direta, ou seja, ativo somente para o ALSA e nesse modo direto ele ficará retiro ao app que chamá-lo e utilizar.

Sendo esta a possivel realidade, terá que fazer uma revisão no arquivo de config do ALSA…

Enfim, pra começar a entender o que acontece ai é preciso mais informações:
lsusb
pact info

print da configuração do audacity, principalmente a que mostra a seleção de dispositivo de captura padrão.

1 curtida

Obrigado pela resposta!

Não aparece nada em “Configuration”. A Aba “Configuration” do pavucontrol tá assim:
KA

Sim, esse meu microfone sempre funcionou em outras Distros, mas nessa que estou usando tá com esse problema. Sempre foi plug and play. Embora eu esteja usando um Orange Pi Zero 3, o microfone também funcionou em outra distro para este dispositivo, mas tenho que usar essa distro por ser melhor para mim.

Com o microfone no HUB USB, o comando lsusb retorna isto:

~$ lsusb
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 004: ID 2a7a:939f  CASUE USB KB
Bus 001 Device 011: ID 1b3f:2008 Generalplus Technology Inc. Usb Audio Device
Bus 001 Device 009: ID 1c4f:0034 SiGma Micro XM102K Optical Wheel Mouse
Bus 001 Device 002: ID 214b:7250 Huasheng Electronics USB2.0 HUB
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Se eu desligar o microfone do Hub USB e chamar o comando, essa entrada desaparece:
Bus 001 Device 011: ID 1b3f:2008 Generalplus Technology Inc. Usb Audio Device

o comando “pact info” meu sistema retorna com

bash: pact: command not found

tentei “pactl info” e apareceu isso:

~$ pactl info
Server String: /run/user/1000/pulse/native
Library Protocol Version: 35
Server Protocol Version: 35
Is Local: yes
Client Index: 25
Tile Size: 65472
User Name: orangepi
Host Name: orangepizero3
Server Name: pulseaudio
Server Version: 16.1
Default Sample Specification: s16le 2ch 44100Hz
Default Channel Map: front-left,front-right
Default Sink: HDMI-Playback
Default Source: HDMI-Playback.monitor
Cookie: 5b2d:f43d

A parte onde mostra o meu microfone no Audacity é essa:

Beleza!

O device esta funcional e como pensei ele está visível somente ao alsa. Ou seja em configuração ele esta em modo que não fica disponível ao pulseserver. Com isso ele não terá visibilidade no console e nem tera como atuar no mixer so re ele.

Vc personalizou alguma config de audio?
Estranho o device estar mapeado apenas pro alsa.
Nesse caso tem que repassar toda config desde o alsa ao pulse.

Não vou conseguir acompanhar no imediato, mas coloca aqui o link da iso original que esta usando talvez eu consiga dar uma olhada no padrão dela.

1 curtida

Novamente, obrigado por responder.

Não, não mexi em nenhuma configuração do sistema direito, muito menos no áudio. Estou com esse sistema instalado tem uma semana só.

Você pode pegar a iso aqui:
http://www.orangepi.org/html/hardWare/computerAndMicrocontrollers/service-and-support/Orange-Pi-Zero-3.html
Em Debian Image/Downloads/The image of the linux6.1 kernel version/4GB/debian_bookworm_desktop_xfce

Ou encurta o caminho direto pra cá, no drive deles

1 curtida

Ele só não aparece no Pavucontrol? você consegue usar ele em outros programas? (Digo, ele funciona? esta gravando audio normalmente em algum programa?)

1 curtida

Meu microfone não aparece como dispositivo de entrada de som no Discord, em sites de gravar som do navegador, nem no Gnome Sound Recorder. Mas conforme os prints anteriores, ele aparece e funciona perfeitamente no Audacity. Pelo que eu entendi (ou não) do que o aarProTech tá falando, ele aparece no Audacity porque o Audacity tá configurado para receber entrada do Alsa

Com certeza tem algum conflito de driver, eu vejo acontecer muito isso quando está instalado Pulseaudio e Pipewire junto, parece que alguns programas se confundem ao detectar o hardware assim como o próprio sistema que não o mostra nas configurações, mas o Audacity consegue detectar, é bem estranho isso

Infelizmente não posso ajudar muito pois tenho bem pouca experiência com Raspberry e derivados, e também não conheço o sistema que você está usando

1 curtida

Olá!

Eu consegui dar uma olhada na ISO e aparentemente as configurações são padrão para o pulse e o normal é o dispositivo ficar disponível por servidor de áudio.

Algumas verificações básicas;

A) Você está tentando acessar o MIC em outros apps enquanto o Audacity está aberto? Porque se sim, uma vez o que o alsa pega o device pra controle ele trava ele para que o resto do sistema não tenha acesso. Então o mic não ficará acessível. Se for o caso, vai nas configs do Audacity e muda o
Playback Device → Pulse
Recording Device → Pulse
Salva e fecha o Audacity e veja se o MIC fica acessível em outros apps.

B) Apesar desse ser o OS indicado, pra sua OPI 3 Zero você chegou a testar a versão dele Ubuntu e a com ARMbian? Assim tira de cara a ideia de ser alguma configuração exclusiva nessa iso do debian bookworm. *vc falou que testou e funcionou em outras distros, só não falou se foi no próprio OPI 3 Zero ou se no pc/notebook? Fiquei na dúvida.

C) Outro ponto vamos olhar detalhes, rode o comando e printa aqui:

sudo fuser -v /dev/snd/*

depois

aplay -l

arecord -l

Por ser USB, caso você mude a porta ele pode mudar a árvore de acesso (aliás, você já plugou ele direto sem ser pelo hub para ver tbm?)

Olhei novamente algumas configs da sua ISO e reparei uma entradas específicas frente ao padrão no Ubuntu. Sendo assim um teste que pode fazer; Vai ter que editar o arquivo de config do alsa e ver se da algum resultado.

Abre o terminal e vai para:

cd /etc/pulse
ls

*veja se aparece o arquivo default.pa, se sim siga:

sudo cp default.pa default.pa.ori

sudo nano default.pa

*daí, lá nas 2 últimas linhas deve aparecer isso:

" load-module module-alsa-sink device=hw:0,0 sink_name=AudioCodec-Playback sink_properties=“device.description=‘Audio Codec’”
load-module module-alsa-sink device=hw:2,0 sink_name=HDMI-Playback sink_properties=“device.description=‘HDMI Audio’”

Vamos incluir uma logo após o final

load-module module-alsa-sink device=hw:3,0 sink_name=MIC-USB sink_properties="device.description='MIC USB'"

*aperta o CONTROL + X pra sair e confirme salvar.
Reiniciar o OPI e veja se no PA Volume Control lá aparece o MIC USB em algum lugar. E/ou se ele fica detectável nos apps e funciona.

Bom, por hora é isso.
#sucesso
#funcionaMIC-USB-do-colega

1 curtida

Olá! Muito obrigado pelo empenho em me ajudar.
Infelizmente não deu certo o que você propôs. Ficou assim em um site de recordar áudio no navegador e no pavucontrol:

AA
AAAA

A) Não, o audacity tá sempre fechado. Eu nem uso ele. Apenas baixei o Audacity para testar o Microfone.

B) Sim, eu usei as distros direto nesse Orange Pi Zero 3 mesmo. Não tenho outro computador. Eu faço o Download da Iso pelo celular e passo do celular para o Cartao SD através de um Adaptador USB-C para SD, e uso o aplicativo de celular “EtchDroid” para escrever a iso no Cartão SD. Deste modo eu testei essas distros oferecidas pela Orange Pi: Armbian, o Ubuntu, a Orange Pi OS, que é baseada em Arch Linux, e a Debian, que é a que estou usando agora. No Ubuntu eu não testei nada direito, porque eu tava achando que o GNOME estava deixando o sistema meio travado. Na Armbian eu não tinha som na entrada de som HDMI, também não tinha como ativar a GPU do Orange Pi de forma facil, então eu não testei para ver se o microfone funcionava. Mas no Orange Pi OS tanto o áudio quanto o microfone funcionavam bem, mas não fiquei usando a Distro porque, pela minha experiência e um post de outro usuário no Reddit, o pacman do sistema operacional estava com defeito e eu não conseguia baixar nada dos repositórios.
https://www.reddit.com/r/OrangePI/comments/17o2ib2/changing_opios_mirrors_results_in_pacman_failure/

Sobre a porta USB que você pontuou, eu nunca havia testado o microfone sem ser no Hub Usb, porque o Orange Pi Zero 3 tem apenas uma entrada Usb por padrão, então eu destino ela para o Hub Usb.
Eu desliguei o Hub Usb da Orange Pi, deixei na aba de Inputs do Pavucontrol, conectei o Usb do Microfone na única porta Usb nativa do Orange Pi, e mesmo assim o meu microfone não apareceu naquela aba.

Saída do comando “aplay -l”

~$ aplay -l
**** List of PLAYBACK Hardware Devices ****
card 0: audiocodec [audiocodec], device 0: CDC PCM Codec-0 [CDC PCM Codec-0]

Saida do comando “arecord -l”

~$ arecord -l
card 3: Device [Usb Audio Device], device 0: USB Audio [USB Audio]

Após fazer o que você me aconselhou, eu exclui o default.pa modificado e renomeei o default.pa.ori para default.pa.
Acho que vou ficar sem microfone. kkkk

1 curtida

Rapaz… rs

Seu sistema ta nervoso hein! rs
Brincadeira…

Realmente é questão do mic estar “preso” no ALSA.
Agora o difícil é que vai ter que ir rastreando todas as configs do ALSA e do PULSE.

Aproveitando isso, na sua pasta local na home, veja se está com parâmetro de configuração, porque por ordem primeiro ele usa a config local pra depois usar as outras.

Abra o seu gerenciador de arquivos (explorer) e seta para mostrar arquivos ocultos.
Na sua pasta HOME procure se tem uma pasta “.config/” daí veja se dentro há pastas ou arquivos de config do ALSA e PULSE.
Se tiver copia os arquivos aqui.

Agora, não tendo ai realmente teria que rolar um pente fino em todos arquivos de config, ou arriscar remover todos sistema de audio e instalar novamente. Mas isso você teria que pegar a documentação e seguir um passo a passo.

Outra pergunta, será que se enviasse um email para a equipe do OrangePi eles respondem? Quem sabe…

Fazendo uma pesquisa de leve achei outros donos dessa board dizendo que não conseguem fazer o mic funcionar nessa imagem do Debian.

1 curtida

O mesmo usuario que fez a pergunta depois postou
“At last I understood the reason behind the problem that was the definition of the usb device in /usr/share/alsa-card-profile that was missing. I added the line “load-module module-alsa-sink device=hw:3,0” and now all worka fine”

Fiz o que ele disse, mas pra mim, infelizmente, não funcionou.

1 curtida

é um chute no escuro, mas abre o audacity, já que o microfone funciona lá e verifique essa linha device=hw:3,0 que com certeza é diferente no seu… (aonde aparece o input do microfone de certo deve aparecer)

Pelo menos tu ta no caminho, o negócio é esse… ir tentando de tudo, porque se funciona em um programa, não tem motivo de não funcionar no resto, isso nem faz sentido, se um programa consegue achar, é configuração do sistema (que talvez o audacity não use, deve procurar o dispositivo de outra forma) enfim, não tem como não ter solução se um programa consegue usar o microfone, como disse, isso nem faz sentido

1 curtida

Obrigado pela ajuda!
Infelizmente o “hw:3,0” é o que mostra no Audacity também. Pode ver nas prints acima do Audacity que é igual.

Para o que o arrProTech havia pedido antes:
Eu achei a pasta do pulse, mas não a do alsa na .config. Não sei se vale de alguma coisa, mas aproveitei e mandei as configurações do Audacity também.
(desculpe o site estranho, mas foi o mais “fácil” que eu achei)

configs do pulse: Send Anywhere
configs do Audacity: Send Anywhere

1 curtida

Foi o que tentamos anteriormente, mas em outra entrada de arquivo.

Realmente tem que ir no pente fino.
Outra pergunta, esse hub que vc usa é passivo ou tem fonte de energia próprio? O que vc tem plugado nele?

1 curtida

O Hub USB que estou usando é um LT-H005.
https://www.glacon.com.br/redes/hub-usb-3-0-4-portas-com-botao-onoff-hub0030-oem

Embora ele tenha uma conexão para que com um cabo especifico ele tenha mais energia através de uma tomada, eu não tenho este cabo. Apenas o Orange Pi tá gerenciando ele.

Tenho conectado a ele um Teclado USB 2.0 genérico, um Mouse USB 2.0 genérico, o Microfone, e na quarta entrada às vezes eu conecto um pendrive ou um joystick genérico de Xbox 360 para jogar. Na maior parte do tempo apenas o teclado e o mouse ficam com o interruptador ligados, já que o microfone não tá funcionando. Mesmo quando eu deixo o interruptor com o microfone ligados, não acontece nada de diferente.

Ahh sei qual é! Tenho um com igual a fonte de energia.

Sobre as configs que enviou, nada de diferente.
O dispositivo realmente é o:
[AudioIO]
RecordingDevice=Usb Audio Device: USB Audio (hw:3,0)

Conforme o Audacity enxerga.
Acredito que a solução esteja de fato em achar o verdadeiro ponto de entrada em algum dentre os arquivos e adicionar aquela linha, tal qual eu enviei ou mesmo como o post no fórum que você viu.

Uma observação que pensei agora…
Quando alteramos / incluímos a linha para o hw:3,0 está como sink, só que sink é saída…
Então temos que usar é o “source”.

Voltando àquela situação

Abre o terminal e vai para:

cd /etc/pulse

sudo cp default.pa default.pa.ori

sudo nano default.pa

*daí, lá nas 2 últimas linhas deve aparecer isso:

" load-module module-alsa-sink device=hw:0,0 sink_name=AudioCodec-Playback sink_properties=“device.description=‘Audio Codec’”
load-module module-alsa-sink device=hw:2,0 sink_name=HDMI-Playback sink_properties=“device.description=‘HDMI Audio’”

Vamos incluir uma logo após o final

load-module module-alsa-source device=hw:3,0 source_name=MIC-USB source_properties="device.description='MIC USB'"

ou se não der, talvez usando a forma simples:

load-module module-alsa-source device=hw:3,0

Acredito bastante que essa é a entra de comando pro pulse usar o device do alsa, mas se não der nesse local tem que tentar em outro arquivo. Mas antes disso tem uma questão. A config da ISO padrão quando fizeram especificaram na mãos e o normal é ser plug and play, quando se tem o pulseaudio instalado no padrão ele já faz essa adequação pra em todo boot ele buscar todos devices que o ALSA mapeou e assim ele disponibilizar para ser usado em modo compartilhado. Inclusive no manual do pulse fala isso.

Com isso pra tentar voltar pro padrão pulse nesse default.pa talvez as linhas finais ficando da forma abaixo pode dar certo e o pulse ver o mapeamento completo:

load-module module-alsa-sink device=default
load-module module-alsa-source device=default

OBS:
Olha aqui o trecho do meu default.pa que inclusive fala disso quando alguém seta manualmente (igual o mantenedor da sua distro fez)

Para você ter que ficar reiniciando toda vez para testar cada vez que muda o arquivo default.pa você pode matar o pulse e carregar ele novamente:

pulseaudio -k

killall pulseaudio

pulseaudio -D

systemctl --user restart pulseaudio.service
systemctl --user restart pulseaudio.socket

Vamos ver…

1 curtida

Tanto adicionar

load-module module-alsa-source device=hw:3,0 source_name=MIC-USB source_properties="device.description='MIC USB'"

Quanto adicionar

load-module module-alsa-source device=hw:3,0

Tornaram o microfone identificável para todos os aplicativos, inclusive para o pavucontrol.

No entanto este não funcionou

load-module module-alsa-sink device=default
load-module module-alsa-source device=default

Muito obrigado, aarProTech, por resolver este problema!

1 curtida

#tmj

Que bom agora vai ter o MIC funcionando ai para os apps!

Sucesso!

1 curtida

Eu tava indo por eliminação também, por dedução eu sabia que tinha algo a ver com o que mencionei anteriormente, mas não tive tempo de ver a distro.

Mas um aprendizado, compartilha no fórum do Orange PI pra ajudar outros usuários também.

1 curtida