Linus Torvalds, criador do Linux, fez uma pequena alteração no código do kernel, que resultou em um grande ganho de desempenho.
Essa mudança evita o uso da função de segurança chamada barrier_nospec(), tornando o sistema mais rápido ao lidar com cópias de dados da memória do usuário.
O novo código, além de ser mais eficiente e tornar o Linux mais rápido, protege o sistema contra ataques que exploram vulnerabilidades de segurança Meltdown e Spectre.
O patch mostra que é possível aumentar a segurança sem sacrificar muito o desempenho do sistema. E antes que eu me esqueça, o aumento na performance foi de 2,6%.

Fonte: link no texto e na imagem
3 curtidas
Economia de bateria em notebook galera, podem comemorar.
1 curtida
Esse Patch vai vir quando? 
1 curtida
@rapoelho Novos recursos só vai para o GIT, e dps do GIT para para a RC1 e dps das RCs é lançado a release na stable. Esse é o ciclo de desenvolvimento do kernel em kernel.org, mas agora, as distribuições algumas tem as suas próprias versões do Linux né, essas distros podem virar a qualquer momento que elas quiser e falar, vou aplicar essa patch no nosso núcleo.
Mas vc @rapoelho pode virar e falar, vou baixar o novo Linux direto do github e compilar.
Mas eu olhei aqui, o Linux disponibilizado no kernel.org é o mesmo do github, é a versão 6.12.rc6.
2 curtidas
@aguamole perguntei mais por curiosidade mesmo. Ao menos aqui no Arch está na 6.11. Quando sair a 6.12 irei dar uma olhada nessa versão, já que normalmente uso a LTS.
1 curtida
Rapaz, 2,6% vc não vai nem perceber a diferença, o único que vai perceber a diferença é a bateria, e mesmo assim vc não vai ter um ambiente controlado para analisar a diferença. Essas coisas é muito teórico, mas para pessoas como eu e vc não faz diferença, vai fazer mais diferença é em alguns tipos de servidores. O que é bom para as bigtechs.
1 curtida
Estava mais interessado na Bateria do que em desempenho (já que 2,6% é quase imperceptível).
Ambiente controlado eu não tenho, mas consigo deixar o notebook ligado e monitorar o consumo com um script que eu havia feito por curiosidade e que cria um log do consumo.
1 curtida
O ambiente tem que ser bem controlado, a melhora na transferência de dados na RAM em processos de usuário, ou seja é uma melhoria em uma coisa bem especifica, logo vc vai precisar desenvolver um programa em que ele fique apagando e escrevendo e copiando dados da RAM freneticamente fritando o processador, no final seu programa shell script vai ter que te informar quantas vezes ele fez copia de um dado da memória para outro local da memória e ainda marcar quanto tempo a maquina fico ligada.
2 curtidas