Olá, recentemente tive um problema com o KDE no Ubuntu studio aqui e depois de muito tentar resolver, a única coisa que realmente funcionaou para mim foi criar um novo usuário, e agora fica a dúvida: Como faço para transferir meus dados para o novo usuário e após isso apagar o usuário antigo?
Certeza que criar um usuário novo foi realmente necessário? Caso o problema esteja nas configurações feitas pelo seu usuário, ao migrar as pastas você pode simplesmente reintroduzir a fonte do problema e voltar à estaca zero.
Sugiro abrir um terminal na sua conta nova, rodar su usuarioantigo para abrir um terminal com os “poderes” do usuário antigo e limpar/renomear arquivos. Em especial, eu tentaria mover as pastas .config e .local, que seguram as configurações, tentar logar novamente com ela, e ver se o problema resolve; daí, gradualmente recriar configurações e/ou mover para as pastas novas o que você precisar.
Pois é, eu não queria mover tudo, mas somente alguns dados, tipo fotos e alguns arquivos. vou tentar o que você me disse. Como posso mover essas pastas, não sou muito versado em alguns comandos ainda. Muito Obrigado!
Use o comando mv para mover/renomear pastas. Para fazer o que eu sugeri, dê su no seu usuário antigo, e, em seguida, faça algo como:
# ~: abreviação que para "home do usuário atual" (no caso, dentro do su, o seu usuário antigo)
mv ~/.config ~/.config.backup
mv ~/.local ~/.local.backup
Pode dar exit para sair do su e voltar para o seu usuário novo, e depois deslogar e logar como o usuário antigo. Note que todas as configurações serão redefinidas.
Aqui vai uma introdução aos comandos para gerenciar arquivos no terminal.
Como quebra-galho, ou se redefinir as configurações do usuário antigo não der certo, você pode abrir do Dolphin como administrador (vá na porção superior do do Dolphin, onde se pode digitar manualmente o caminho da pasta, e digite admin:), entrar na pasta do seu usuário antigo, e copiar e colar entre o Dolphin administrador e um Dolphin “normal”.
Deu certo, movi os arquivos que você falou e agora, consigo acessar pelo KDE novamente. Muito obrigado!
uma última coisa:
eu posso apagar as pastas config e local backup?
Se você instalou a distribuição há pouco tempo, acredito que possa.
No entanto, um tanto de programas armazenam dados que lhe podem ser importantes nessas pastas, como saves de jogos, imagens de sistema usadas por máquinas virtuais e emuladores, pontos de backup/autosave/histórico, prefixos do Wine, etc. Sugiro ao menos dar uma revisada antes de apagar.
Se instalou com flatpak, veja a pasta .var também no home do usuário
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.
