Particionar HD para um tri-boot com windows 10 já instalado

Pessoal, qual a forma certa para um tri-boot com o win10 já instalado? Criar um dual é fácil, mas nunca fiz um tri, por isso peço ajuda a vcs.

No dual que costumo criar faço assim: pego uma parte da partição do win10, no caso viram 5 partições, as 4 partições que ele cria na instalação, pois uso em gpt. Na partição extra, costumo criar 3 novas partições.

Uma nova efi, pois após algumas pesquisas, dizem que sempre que o win10 faz aqueles updates grandes, tipo o de maio, ele sobescreve a efi, aí seria um problema tanto para o dual ou tri. Depois crio uma swap e o resto crio a /, dessa forma sempre funciona bem.

No caso de um tri-boot, essa forma funcionaria: HD de 1tb, deixo o Win com 400gb, 300gb para a distro 2 e o restante para a distro 3. Os 300gb da distro 2 eu criaria a efi e swap para ela e o resto criaria apenas o /. Para a 3, pois como já tem efi/swap criadas, bastava eu selecionar o instalador da 3 pra ele reconhecer as mesmas e os GB restantes eu crio o /. Instalar desse modo vai funcionar?

Quero esse tri-boot pois quero me aprofundar bastante em duas DEs, no caso gnome e KDE. O gnome terá funcionalidades bem legais na sua próxima versão, o KDE também. Testando no neon na versão unstable e ele está ficando excelente a cada update. Quero aprender muito sobre essas DE, por isso quero um tri-boot, vai ser melhor cada sistema com sua DE.

3 Curtidas

Tenho um tri-boot com Windows 10, Linux Mint 19.2 e Ubuntu 19.04. Mas a partição efi é a mesma do Windows 10.
Dessa forma que você quer instalar deve dar certo também, já que com dual-boot funciona de boas :thinking: :slight_smile:

3 Curtidas

Entendo, então a efi do windows comporta os três sem problemas, certo? O bom é que o Ubuntu e neon não atualiza kernel direto, isso deve ajudar a não encher a efi, certo? Pra mim é até melhor usar a efi dele, pois ia facilitar nas configurações das partições.

2 Curtidas

Tente instalar como você mencionou, usando uma partição efi para as distros e outra para Windows, caso não queira arriscar :thinking:

2 Curtidas

Ok, entendi. Chegando em casa daqui a pouco, ponho em prática o processo. Quero me aprofundar bastante no uso do gnome e kde, estou gostando muito das novidades tanto do kde e gnome que estão sendo implantadas nas versões de desenvolvimento.

2 Curtidas

Boa sorte aí
o KDE é Minha DE preferida, mas o Gnome é show :slight_smile:

2 Curtidas

O kde realmente é muito bom, a versão 5.17 está ficando muito top, fluida demais, melhorias e novas implementações. O gnome não fica atrás, a 3.34 vai ficar show, está tendo boas implementações e melhorias, gostei do pouco que vi em uns vídeos esses dias.

2 Curtidas

@Lee, deu certo, tri-boot funcionando sem problemas. Tentei instalar da forma do meu post inicial, mas por algum motivo obscuro, o ubuntu não escolhia a partição efi que criei na instalação, mas escolhendo ela manualmente. Deveria era ter instalado o neon antes, pois ele não tem esse problema.

Terminou que as duas usaram mesmo a partição do windows 10, o bom de eu ter instalado o neon por último é que o grub dele tá gerenciando tudo, pois o do ubuntu é um horror, além de bugado. No mais, tudo funcionando ok, os 3 sistemas estão funcionando sem problemas, mais um problema resolvido. Te agradeço pela ajuda, suas dicas foram valiosas! :+1:

4 Curtidas

De nada. Que bom que deu certo :slight_smile:

3 Curtidas

to igual aqui, ubuntu, mint e wndows 10 que ta pegando teia de aranha.

3 Curtidas

Realmente, é igual, windows 10 ainda está aqui só pra soluções em que o uso dele realmente seja necessário, o que está sendo quase zero. Também estou treinando pra aprender a mexer com o wine, pra não depender tanto do windows.

Dessa vez, meu Neon tá top, consegui resolver algumas nuâncias que tive com ele antes, até o wine tá show, finalmente agora compreendo melhor o winetricks, entendi o porque dele sempre da erro, só por causa que o wine tava em 64bit, bastou remover e criar uma de 32bit e tudo tá fluindo sem problemas. Vou continuar treinando, pois ele tem uma documentação bem ampla, ainda quero ver o IDM rodando 100%, como faz falta, o xdman é bom, mas tá longe de se aproximar da perfeição do IDM.

1 Curtida