Já faz um tempo que não usava linux, minha distribuição era o Mint, dessa vez queria algo com o visual mais diferente ai escolhi o pop os, no Mint com um ssd de 120gb eu particionava / com 40 gb, Home com o restante e o swap eu colava em um hd mecanico.
Eu posso fazer dessa forma no pop os ou estou desperdiçando espaço ?
O tamanho final que o Pop vai ocupar no “/” não vai variar muito em relação ao Mint se você usar uma seleção de pacotes similares. No meu caso, minha instalação do Pop 20.10 está consumindo 19GB . Minha seleção de pacotes é bem básica, incluindo ferramentas de trabalho com marketing digital e web.
Penso que 40GB é um espaço “seguro” e perceber que está sobrando muito, pode pode diminuir depois.
Eu fiz o mesmo esses dias, acho q instalei quase tudo q uso, 2 pacotes office, kdenlive, obs, steam, chrome, entre outros programas, esses são os maiores(eu acho) e meu / ta assim
Sobre o mesa eu não sei.
Sobre as thumbnails voce precisa instalar:
ffmpegthumbnailer
gst-libav
gst-plugins-ugly
e apagar o que está em ~/.cache/thumbnails/fail/
é ridículo ter que pesquisar na internet como mostrar thumbnail de vídeo, o gnome bem que poderia resolver isso, ou pelo menos as distros já deveriam fazer por padrão, se não me falha a memória no fedora já é assim