Particionamento em SSD

Olá!!
Estou com uma dúvida: comprei 2 SSDS para colocar no meu notebook (um no caddy e um no lugar do HDD).

1x 512gb
1x 256gb

Como funcionaria o particionamento destes? seria a mesma coisa que um HDD - raiz, /boot, /home e swap?

teriam alguma sugestão de particionamento?

Meu notebook: LG C400 G - 6gb ram - Intel i5 460.

Olá Hiyan, não sou especialista, mas, acredito que se você vai ser um usuário convencional, não tem porque inventar muito nessa hora. O que geralmente algumas pessoas fazem é salvar a pasta /home em outro local, acredito que nem tanto pelo backup em si, mas, para salvar as configurações, por exemplo:

Você resolve usar o app X que esta disponível como appimage, geralmente cria-se uma pasta oculta dentro do seu usuário “.programas/appimages”, e la dentro você coloca o aplicativo, um icone e então cria um registro dele no menu. Isso também pode se aplicar a configurações de programas, icones, themas e etc.

Ou seja, ao formatar o / e manter o /home, os arquivos continuam e no máximo você precisará realizar alguns novos registros para as coisas voltarem a funcionar pois os arquivos já vão estar todos lá. Já se você não se importa muito com isso e não vai fazer muitas personalizações acredito que possa fazer a instalação toda no /, sem problemas, tendo em vista que o backup vai ficar em outro local.

Em relação aos SSDs, o particionamento é igual aos HDDs.

Se for criar só o “/” acredito que seria interessante os 256Gb para o SO e 512Gb para os arquivos.
Se for criar o “/” e o “/home” talvez dividir o SSD de 256Gb para o SO e manter o de 512 para arquivos.

Em relação a memória swap, alguns preferem usar, outros não, tendo em vista que mesmo se não criar a partição, provavelmente a distribuição utilizará um swapfile.

Particularmente eu prefiro deixar meu sistema de arquivos em um HD / SSD diferente e configuro ele para não ser montado ao carregar o sistema pois não é toda vez que o utilizo, acredito que assim ele funcione menos e consequentemente dure mais (minha teoria, mas, não sei se realmente funciona na prática kkk).

Assim, pretendo ter outras distros e tals… pensei em dividir:
/, grub, /boot 256gb

/home e /backup 512gb.

Modificaria algo? alguma otimização e tals…
Como tenho 6gb de ram, swap se faz necessário?

Acredito que você deva primeiro definir quantas distros mais ou menos pretende usar e como vai usa-las para poder definir o tamanho de cada uma, geralmente o pessoal opta por uma principal (com mais espaço) e outras para testes que geralmente são menores.

Estou com uma dúvida, porque você separaria o /boot? Qual a vantagem?

Se fosse eu tentaria algo do tipo (Usando UEFI):

SSD 256gb
Partição 1 - Swap - 4gb (Compartilhada para todas as distros)
Partição 2 - EFI - 600mb (EFI do sistema principal)
Partição 3 - / - 60gb (Sistema principal)
Partição 4 - /home - 100gb (Arquivos dos usuários)

Obs: O restante do espaço ficaria para outras distros, vamos supor que exista mais 2 distros e nesse caso:
Partição 5 - EFI - 600mb (EFI do segundo sistema)
Partição 6 - / - 45gb (Segundo sistema)
Partição 7 - EFI - 600mb (EFI do terceiro sistema)
Partição 8 - / - 45gb (Terceiro sistema)

SSD 512gb
Partição toda para arquivos pessoais e de backup…

Lógico, isso é apenas para exemplificar e para dar um norte, você deve quantificar as partições de acordo com seu uso e sua necessidade, acredito que o principal seja separar e reaproveitar o que seria útil em todas as distribuições, por exemplo, se você for jogar em todas as distros, seria interessante salvar os jogos na partição de backup para que o o steam possa recuperar os jogos. Outro detalhe que vale a pena saber é que se for usar a mesma /home para todas as distros seria aconselhado usar usuários diferentes para cada uma como você pode ter uma noção no link abaixo…

Eu tenho um ssd e um hd, em uma instalação Linux eu crio o swap (4 GB), /boot/efi (600 Mb), e o / (todo o armazenamento restante do ssd). Agora no meu hd eu só crio a partição /home (todo o espaço do hd).

Para /boot/efi não precisa de mas de 100MB

Lógico que isso vai depender de quantos sistemas serão instalados…

Normalmente arquivos do efi são KB…

No particionador avançado do Pop!_OS o mínimo é 500 mb pro /boot/efi

Em muitos lugares vi que seria recomendado ao menos 512mb, de qualquer forma aprendi com o tempo que “economizar” em certos aspectos só trazem problemas mais pra frente e no caso de precisar aumentar o tamanho de 100mb dessa partição vai virar uma meleca danada redimencionar, agora imagine ter que formatar o HD inteiro por que resolveu economizar 400mb que acabaram ficando livres no seu HD / SSD sem utilidade… Enfim, se a pessoa tem certeza que 100mb é mais que o suficiente, use 100mb, já se você não tem certeza de nada, vá de pelo menos 512mb…

Lembrando que a partição EFI pode guardar informações de vários SOs, tem gente que acha melhor 1 EFI por disco e colocar tudo lá, mas vai de cada um, o problema é lotar a partição ou as vezes ter que remover os registros manualmente caso remova o SO instalado como segunda ou terceira opção…

Na minha tela de partição n consegui achar o EFI.

Separei assim:
256gb /, /boot, /backup e swap - sobrou uns 156gb

512gb - /home

sugeriria alguma mudança? este espaço sem nada prejudica em algo?

Em vez de usar swap por partição, instale o zram, assim você poupa o seu SSD. Outra coisa, use o BtrFS como sistema de arquivos: ele é otimizado para SSD.

Eu já instalei e particionei :confused:
tem como fazer isso pós instalação?

De jeito nenhum; teria que reformatar, mas isso no caso do sistema de arquivos. Quanto o zram, dá pra fazer depois. Na verdade, toda vez que formato meu notebook, instalo o zram depois.

vou instalar o zram para utilizá-lo.

Exatamente, o /boot/EFI não ocupará nem 200MB se ve compartilhar com 3 distros, basta seguir a recomendação do Debian, 300MB basta. Outra coisa, não precisa criar um /boot/efi pra cada distro, basta um só para todas as distros.
Lembrando que /boot/efi não é /boot, o /boot sim precisa ser grande pois lá serão instaladas as imagens de kernel a cada atualização. Se a distro mantêm mais de 2 versões é interessante ter um /boot de 1Gb.

Quanto ao swap, o kernel foi projetado para trabalhar com swap, para poder agir em situação de Out Of Memory, por isso é bom sempre ter, independente da quantidade de ram. Apenas dê preferencia a swapfile, pois vc pode alterar o tamanho sempre que precisar, e lembre-se que compartilhar swap em partição é prático no inicio, mas se vc precisar hibernar, não vai poder iniciar outra distro ou no mínimo perderá os dados da sessão hibernada.

Acredito que não deva ter aparecido a partição efi porque provavelmente você deva estar usando BIOS ou algo assim, instalei muitas distros recentemente e todas elas tinham a opção de criar a partição efi.

O espaço que sobrou não vai interferir, ele só vai ficar lá sem formatação e quando quiser usa-lo basta formatar e usar.

Espero que tenha percebido que o particionamento acaba sendo uma coisa muito particular de cada um, pois, cada pessoa geralmente se baseia na sua necessidade, conhecimento e experiências e na verdade você acabará percebendo com o tempo o que acaba sendo melhor para você. Hoje em dia tenho optado muito mais pela tranquilidade e pela facilidade para poder focar aonde realmente preciso, já se você estiver em busca de conhecimento tem muitas coisas bacanas para se estudar a respeito como por exemplo:

  • BIOS x UEFI
  • EXT4 x BtrFS x F2FS
  • Particionamento SWAP x SWAPFILE
  • SSD x HD
  • Durabilidade SSD
  • Escrita / Reescrita em um mesmo local do SSD
  • etc…

Enfim, se você for ficar buscando todos os detalhes vai ficar um bom tempo sem formatar o disco buscando informações para formar sua base de conhecimento e tomar sua própria decisão, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da sua necessidade…

Muito forte essa sua colocação! Já fiz transplante de instalação e alteração de sistema de arquivos raiz sem precisar reinstalar o S.O… Mas claro que demanda alguns conhecimentos avançados sobre o funcionamento do bootloader e estar expert em editar o /etc/fstab!

1 curtida

É bem por aí. Começa com o padrão e depois um ou dois meses já vai pegando o jeito!

Vou estudando aos poucos quanto o particionamento.
O que eu fiz foi /, /boot, /backup e /home… n vi necessidade de swap e tals, mas vamos ver ai. Segui a dica do amigo ai em cima tb e to usando o ZRAM.

vou dar uma estudada mais a fundo para entender melhor.

Caramba, eu não sabia que era possível mudar o sistema de arquivos sem perder o SO. Vivendo e aprendendo.

1 curtida