Olá Hiyan, não sou especialista, mas, acredito que se você vai ser um usuário convencional, não tem porque inventar muito nessa hora. O que geralmente algumas pessoas fazem é salvar a pasta /home em outro local, acredito que nem tanto pelo backup em si, mas, para salvar as configurações, por exemplo:
Você resolve usar o app X que esta disponível como appimage, geralmente cria-se uma pasta oculta dentro do seu usuário “.programas/appimages”, e la dentro você coloca o aplicativo, um icone e então cria um registro dele no menu. Isso também pode se aplicar a configurações de programas, icones, themas e etc.
Ou seja, ao formatar o / e manter o /home, os arquivos continuam e no máximo você precisará realizar alguns novos registros para as coisas voltarem a funcionar pois os arquivos já vão estar todos lá. Já se você não se importa muito com isso e não vai fazer muitas personalizações acredito que possa fazer a instalação toda no /, sem problemas, tendo em vista que o backup vai ficar em outro local.
Em relação aos SSDs, o particionamento é igual aos HDDs.
Se for criar só o “/” acredito que seria interessante os 256Gb para o SO e 512Gb para os arquivos.
Se for criar o “/” e o “/home” talvez dividir o SSD de 256Gb para o SO e manter o de 512 para arquivos.
Em relação a memória swap, alguns preferem usar, outros não, tendo em vista que mesmo se não criar a partição, provavelmente a distribuição utilizará um swapfile.
Particularmente eu prefiro deixar meu sistema de arquivos em um HD / SSD diferente e configuro ele para não ser montado ao carregar o sistema pois não é toda vez que o utilizo, acredito que assim ele funcione menos e consequentemente dure mais (minha teoria, mas, não sei se realmente funciona na prática kkk).