Particionamento de Discos no Debian 11

Recentemente, me deparei com a necessidade de instalar o Debian 11 como SO principal/definitivo para minha máquina!

Enquanto estudava um pouco mais sobre cada processo da instalação, fiquei barrado no tópico de particionamento dos discos. Um assunto que antes parecia simples, fez com que eu tentasse, não fazer o melhor, mas uma boa lógica para a separação das partições para a instalação do SO.

Em tutoriais do Youtube, vemos muito o particionamento em 1 a 2 discos para talves um dual-boot, ou separando os caminhos do linux. Mas meu problema era um pouco maior…

Em minha máquina, tenho:

• NVME: 256GB;
  • SSD 0: 240GB;
  • SSD 1: 1TB;

O esquema de particionamento que preparei foi:

• NVME {
    P0 = [ 512MB = /boot ] Primária;
    P1 = [ 16 GB = /swap ] Primária / Lógica
    P2 = [ 32 GB = /var ] Lógica
    P3 = [ 1 GB = /tmp ] Lógica
    }

• SSD 0 {
    P0 = [ FREE SPACE ]
    }

• SSD 1{
    P0 = [ 896 GB = /home ]
    P1 = [ FREE SPACE ]
    }

// Deve ter ficado um pouco confuso, pois saí do habitual, então deixe me explicar:
1° 16 GB de /swap, porque terá momentos em que usarei VMs para testes de códigos e funções que necessitarão de outro SO, e pelas contas, meus míseros 16GB ddr4, não iram suportar. Note que separei as principais partições no NVME por questão de velocidade!

2° 32GB de /var, pois esse Debian não vai ser tão limpo em relação a programas instalados, infelizmente.

3° SSD 0 sendo 100% livre, pois não vi nenhuma utilidade para ele. Aceito Recomendações!

4° /home separada em apenas um único disco, pois quero deixá-la isolada. Na verdade, queria que o sistema fosse bem isolado entre suas partes.

-AJUDA-

Se você tiver uma ideia melhor de como aproveitar mais os discos que tenho, iria ajudar não apenas a mim, mas a comunidade inteira.

Dê ideias de como você faria…
Comente sobre o que você achou desse esquema de particionamento…
Ajude a comunidade a crescer, pois nenhuma pergunta é ruim…

Tarde,

O particionamento esta bom para o que pretende fazer.

3° SSD 0 sendo 100% livre, pois não vi nenhuma utilidade para ele. Aceito Recomendações!

no meu caso tenho uns 5 discos tambem;
Eu utilizo o LVM em todas as partições.
crio um pv normal e adiciono ele no VG com isso consigo criar outro LV e montar no S.O ou extender o LV do /home se precisar de espaço por exemplo.

1 curtida

A dica é boa Douglas, vlw!

Cara, estou pensando na ideia de deixar esse SSD para ser dividido entre as VMs e talvez crio uma partição para backup de alguma configuração delas.

O que você acha?

Acho um exelente ideia nao vai ter concorrencia de I/O de disco entre a vm e o S.O
ficando um disco exclusivo para os discos virtuais.

monta ele direto em um dir dentro do seu /home/ ou no “/” ou ate mesmo no proprio /mnt ao seu gosto, e depois só apontar
todas as vms para onde ele estiver montado;

Eu tô cego ou você esqueceu de por uma partição para o / nessa conta aí?

Você pretende criar arquivos de discos para as vms? Eles facilmente serão o que mais vai consumir espaço no sistema de longe e normalmente vão parar dentro de um subdiretório de /var.

A depender da loucura que você estiver querendo fazer pode ser interessante botar o /var nesse ssd 0 de 240 gigas e a partição e montar a raiz do sistema na partição de 32 gigas.

1 curtida

Não sabia mesmo.

Estão vou seguir o que vocês me recomendaram, fazer as modificações e aplicar quando for instalar o debian hoje!

Vlw pelo apoio.

Cara, entao para termos uma ideia, as particoes devem ficar nesse estilo?

NVME (256GB):

• P0 = [512MB = /boot] Primária;
  • P1 = [16GB = /swap] Primária / Lógica;
  • P2 = [32GB = /var] Lógica;
  • P3 = [1GB = /tmp] Lógica;
  • P4 = [Restante do espaço disponível = /] Lógica.

SSD 0 (240GB):

• P0 = [240GB = /var/lib/libvirt] Lógica.

SSD 1 (1TB):

• P0 = [896GB = /home] Lógica.

Ficou muito bom uma outra opção seria usar uns 50GB no / não precisa muito mais que isso. e sobraria em torno de 157GB que poderia usar no /var/lib/libvirt

NVME (256GB):

• P0 = [1024MB = /boot] Primária;
  • P1 = [16GB = swap;
  • P2 = [50 GB = /
  • P3 = [32GB = /var
  • P4 LVM = [397GB = /var/lib/libvirt + SSD0
  • P5 = [1GB = /tmp

SSD 1 (1TB):

• P0 = [896GB = /home] Lógica.
1 curtida

Melhor opção.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.