Partição de sistema efi

Saudações! Verifiquei que ao fazer instalações das distros Linux Mint e Ubuntu, é possível criar uma “partição de sistema efi”. Mas, em outras distros, como Pop_OS, não tem esta opção predefinida, assim como as distros que menssionei. Como faço para criar esta partição manualmente? Eu criei uma partição Fat 32, /boot/efi. Mas, minha placa mãe só identificou em Legacy. Só carrega em Legacy/UEFI, com a “partição de sistema efi”, criada pelo Mint e Ubuntu.

Vamos por partes. Sua placa mãe oferece suporte a UEFI para início de conversa?

Você vai criar uma partição em fat32 de ~512mb pelo GParted e, na tela de selecionar as partições para usar, basta clicar nesta partição e mandar ele usar como /boot/efi (ou algo assim se estiver em UEFI). Caso prefira instalar em Legacy, essa etapa poderá ser pulada. Ele cria o arquivo de boot de forma automática, bastando criar as partições /, /home e, caso queira, Swap. Se preferir comodidade, basta mandar um Clean Install e ser feliz, pois o instalador particionará de forma automática tudo para ti.

Legacy/UEFI, se você estiver se referindo dos dois modos ao mesmo tempo, não existe. A placa mãe ou usa um ou outro por vez. O máximo que pode acontecer, isso e mobos modernas, é de dar prioridade a um e, caso e não consiga, ele roda com o outro.

1 curtida

Modo legacy e UEFI são muito, mas muito diferentes! Se liga nas diferenças que o Kretcheu explica bem nesse vídeo do processo de inicialização do computador:

2 curtidas

Boa noite, JG22! Sempre dando aquele “help”! Então, eu fiz esse processo. Crie a primeira partição (/boot/efi) de 512 MB, fat 32. Mas, a minha placa não reconhece. Mas, quando faço a instalação pelo Mint ou Ubuntu (que já possuem esta partição predefinida), minha placa carrega em Legacy/UEFI.

Tenta instalar como Legacy então. Apenas lembre-se de pular a etapa de criação desta partição de 512mb pois não é necessária em Legacy.

1 curtida

as distros fazem isso automaticamente para vc, basta escolher a opção de “apagar tudo e instalar o …”, mais ou menos isso. se vc quer criar a partição efi, ela é fat 32 e depois vc escolhe a partição /boot/efi. tem distro que pede para escolher o tipo de partição, como debian, bastando clicar em boot.

o solusOS precisa q vc particione previamente, se escolher personalizar as partições. mas recomendo que use o método automático. é mais fácil.

1 curtida