Partição como espaço livre

Então, tenho uma partição de 90 gb onde o Linux Mint está instalado, e tenho 43 gigas marcado como “espaço livre” como faço para colocar esses 43 gbs junto com a partição do LInux para deixá-la maior ?

1 curtida

Pode mandar uma foto do esquema de partições? Se o espaço livre estiver logo à direita da partição que deseja aumentar, será fácil. Se não, vai ter que fazer gambiarra.

Aí você só pode adicionar o espaço livre à partição de 860GB anterior à ela.

bom então uni ela com a de 860 (realmente fácil) e pra aumenta a de 90 eu vo ter que ir la pro gerenciamento de disco dentro da instalação do linux ?

Você não entendeu direito. Você não pode aumentar a partição de 90GB por uma limitação física. Estando em Linux ou não, a única forma de fazer isso é mover a de 90GB pro fim do HD, o que pode demorar até 72 horas e geralmente ocasiona perca de dados. Melhor ficar seguro com os 90GB.

Na verdade tem diversos jeitos de fazer isso, mas nenhum deles é fácil e rápido.

O jeito que eu vejo mais fácil é vc criar uma partição no espaço livre, criar um sistema de arquivos do linux, copiar os dados de sua partição /home para lá e configurar para que a montagem automática seja feita na inicialização. Mesmo assim demanda de uns conhecimentos avançados do tipo editar o arquivo /etc/fstab.

1 curtida

Bem por aí, usa essa partição maior como home, e não é tão difícil como parece.

  1. Faça backup do que vc tem em sua home atual

  2. Baixe, se já não tem, o Gnome Discos

  3. Siga os passos aqui:

https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/

Uma precaução é formatar ela em ext4 e pronto