Partição com GBs faltando

Olá, amigos!

Quando abro a partição da minha instalação no Discos, ela consta para mim como contendo 230 GB de espaço, enquanto quando abro no GPARTED, ela já indica 215.

E na verdade isso vem desde a instalação. Uso o Pop!_OS e acho o sistema fantástico. Porém, na minha primeira instalação, optei por fazer uma instalação com a criptografia ativa.

Após alguns problemas no primeiro período com o sistema, resolvi fazer a instalação novamente no mesmo disco, já formatando-o no processo.

Em nenhum momento durante a instalação foi exigida a senha do meu disco criptografado e ao final do processo, reparei que alguns GBs estavam “faltando”, dependendo onde eu consulto.

Como podem ver, há também um Block Device que é um Crypto Swap, de 4GB. Pelo DISCOS eu tenha opção de formatá-la, mas não aparece como espaço livre para eu realocar na minha partição principal. No GPARTED nem aparece esse device…

Como resolvo esse problema? É possível “recuperar” esses GBs (BLOCK DEVICE + os que sumiram)?

Agradeço a todos!

Abraços!

A questão é a unidades. O Gparted mede em GiB (2 elevado a 30 bytes) enquanto o Discos mede em GB (10 elevado 9 bytes).

Se botar num conversor de unidades, a conta fecha:
ksnip_20201015-212713

Mesmo motivo de a gente comprar um pendrive de “4GB” e o sistema dizer que ele tem “3,75GB”, ou o HD de “1TB” ter “931GB”.

2 Curtidas